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LUDICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
Walkyria Aparecida Barbosa Leite Acquati - Colégio Uirapuru Objetivo Geral Dar vida ao ambiente escolar em geral. Objetivo Específico Estimular o desenvolvimento psicomotor através
da motricidade e ao domínio motor cognitivo e sócio-afetivo. Justificativa Formar o indivíduo físico, mental e espiritualmente, assegurando o desenvolvimento funcional da criança, auxiliando na expansão e equilíbrio de sua afetividade através da interação com o ambiente e principalmente despertar a criatividade. Ludicidade A criança aprende brincando, é necessário
que o ensinante (professor) esteja alerta, para não cair no cotidiano
repetitivo com atividades onde a criança só copia, enquanto
deveria estar construindo (NOFFS, 1995) Estágios do desenvolvimento infantil na ludicidade Crianças até 02 anos: Simbólico Crianças de 02 a 04 anos: Intuitivo Crianças de 04 a 07 anos: Operatório Concreto Crianças de 07 a 12 anos:
Nesse trimestre as aulas de Educação Física
Infantil serão ministradas no fictício Sítio do Pica
Pau Amarelo dos quais estarei trabalhando todos os aspectos como: estruturação
espacial, orientação temporal, manipulação,
equilíbrio, locomoção, discriminação
auditiva, visual, identificação, comparação,
transferência, classificação, conhecimentos cognitivos,
sensórios motores e afetivos, respeito a si e ao outro, respeito
às regras, espírito de equipe, responsabilidades, organização,
participação, cooperação, autoconfiança,
esforço para superar-se, honestidade e principalmente o conhecimento
de si e dos outros de acordo com os personagens como Emília, Visconde
de Sabugoza, Narizinho, D. Benta, Pedrinho, Tia Anastácia, Saci-Pererê,
Cuca, Tio Barnabé, Quindim, Conselheiro e Rabicó. CONCLUSÃO Busquei através da Literatura de Monteiro Lobato novas formas de levar a Educação Física aos meus alunos para trabalharem o seu corpo favorecendo-os em seu desenvolvimento nos vínculos afetivos e sociais positivos, condição única para que possamos viver em grupo, estando assim diante do principal, senão único, instrumento de educação para a vida. O grande trunfo das atividades lúdicas é o fato de elas estarem centradas na emoção e no prazer, mesmo quando o jogo pode trazer alguma angústia ou sofrimento. Nesses casos, quando a criança exprime emoções consideradas negativas, o jogo funciona como uma “catarsis”, uma limpeza da alma, que dá lugar para que outras emoções mais positivas se instalem. Diante dos personagens e suas atividades lúdicas as crianças demonstraram alegria, curiosidade, satisfação e compreensão diante das regras dos jogos. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BORGES, C.J., Educação Física para
a Pré-Escola, Rio de Janeiro, Sprint, 1987
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