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  PROJETO PIRRALHADA: A BUSCA DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA ATRAVÉS DA MUSICALIZAÇÃO

Celso Ricardo Martins - Faculdade de Educação São Luís (FESL) - Conservatório Municipal “Santa Cecília” (CMSC)
Djenane Sichieri Wagner Cunha – FESL - CMSC
Margarida Maria Cucolicchio Kutscher – FESL - CMSC
Vera Sílvia Aloe – FESL - CMSC

RESUMO

A música e a linguagem aparecem ligadas por grandes laços de afinidade entre si. Ambas têm características da espécie humana, são capazes de gerar infinitas seqüências novas e originais, uma vastidão de frases ou de melodias distintas. O Projeto Pirralhada começou em 02 de abril de 2003 visando a trabalhar com algumas crianças (à época com 5 anos) a musicalização, através de encontros semanais no Escola Técnica de Arte Municipal Santa Cecília, em Taquaritinga-SP. Após dois anos de atividades muito produtivas e criativas, pretendemos explicitar como a música pode ser uma ferramenta poderosa e indispensável para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano.

Relato de Experiência

INTRODUÇÃO

A Música sempre fez parte da história da humanidade, é considerada uma linguagem universal e está, mais do que nunca, presente em nossos dias.
O feto responde à estímilos sonoros dentro do útero materno. Após o nascimento, o bebê é acalentado com cantigas de ninar e ouve as vozes da mãe e de outras pessoas próximas. Logo que se percebe sentado ou mantendo-se em pé, o ritmo de uma música o leva a acompanhar com o corpo os movimentos cadenciados.
A música é para a criança algo que ela encontra dentro de si mesma e expressa através dos movimentos que consegue fazer. Essa espontaneidade rítmica que ela descobre e a percepção auditiva e gestual (que a conduz à fala) deve ser estimulada.
Nesse trabalho pretendemos mostrar uma experiência relacionada com atividades sistematizadas de musicalização infantil que se iniciou em abril de 2003, com crianças à época em média com 5 anos, e o desenvolvimento por que passaram nesse período.

1. PIRRALHADA: UM PRQJETO QUE DEU CERTO

No dia 02 de abril de 2003, teve início na ETAM "Santa Cecília” o "Grupo Pirralhada", composto inicialmente por 12 crianças de 04 a 06 anos de idade. Esse grupo foi idealizado e organizado pela Profª Margarida Kutscher (professora de piano), a responsável por ele, com o apoio da Profª Vera Aloe (professora de piano e pedagoga). É um projeto desenvolvido com muito amor e competência que, em parceria com a Banda da Municipal de Taquaritinga-SP, trabalha a musicalização infantil.
A proposta primeira das professoras Margarida e Vera foi a de oferecer a essas crianças, mediante recursos pedagógicos vivos e adequados, o maior número de oportunidades possíveis para despertarem suas potencialidades.

1.1 Objetivos Formativos e Metodologia

A musicalização infantil é um poderoso instrumento que se desenvolve na criança. Além da sensibilidade à música, qualidades preciosas como a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio e inúmeros atributos que colaboram para a formação do indivíduo são objetivos nas aulas.
Tudo o que a criança sente e vive é importante para ela. Essa vivência facilitará a compreensão das estruturas musicais (se for o caso) que virá depois. A musicalização objetiva as práticas musicais e não o estudo de um instrumento.
A utilização de brincadeiras nas aulas é constante. Brincar é indiscutivelmente a maior atração para a criança. É um processo que completa seu desenvolvimento que vai ao encontro de seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas sentir.
Nas aulas procura-se abordar o:
• ouvir – Perceber os sons que nos rodeiam. Levar a criança a perceber o mundo sonoro em que vive.
• escutar – Nessa etapa trabalha-se o interesse, a atenção e a concentração, usando-se as qualidades do som.
• entender – Etapa em que entra o nível mental e o estudo das regras que explicam o que se ouviu e se escutou. E o trabalho da leitura e da escrita musical.

Procura-se desenvolver nas crianças uma orientação progressiva através de atividades com o som, tais como:
1. Ouvir os mais variados sons.

2. Pesquisar
a) Reconhecer sons.
b) Reproduzir sons (com materiais ou com efeitos vocais).
c) Identificar a direção do som.

3. Identificar os atributos do som:
a) Altura – exercitando o sobe/desce e o alto/baixo
b) Intensidade – trabalhando o forte/fraco
c) Timbre – Distinguindo os sons
d) Duração – Trabalhando o curto/longo

As aulas são compostas, entre outras atividades, por momentos de socialização, momentos de brincadeiras, momentos para aprender conceitos musicais e momentos de relaxamento.
A música, além de suas próprias atribuiçõs, sociabiliza e sensibiliza o indivíduo, desenvolve o seu poder de concentração e raciocínio, tão importante em todas as fases de nossas vidas. Auxilia ainda na coordenação motora e na fala da criança. A criança escuta bem, fala bem e esse desenvolvimento de senso auditivo colabora diretamente com o processo de alfabetização e estudo de línguas estrangeiras.

1.2 O primeiro ano - ritmo
No ano de 2003 foi feito uma trabalho bastante interessante com ritmo, mostrando às crianças que o aspecto rítmico é inirente ao ser humano e, portanto, deve ser percebido de uma forma essencialmente prática.
Foram usados vários instrumentos de percussão, palmas, pés, voz, baldes, panelas, colheres de pau, conchas, etc. As crianças foram levadas a compreender a noção de pulsação e perceberam a analogia entre a pulsação da música e a pulsação humana.
Com esse trabalho, o grupo já pôde interagir com a comunidade, através de apresentações com a Banda Municipal no desfile comemorativo do aniversário da cidade de Taquaritinga e no coreto da praça central da cidade. Para isso foram comprados instrumentos infantis.
Além dessas apresentações, as crianças participaram da Festa do Folclore realizada pela Escola Técnica de Arte Municipal fazendo a percussão para o coral infantil em uma música indígena.

1.3 O segundo ano – conceitos musicais
Um trabalho com frases rítmicas um pouco mais elaboradas foi feito no ano de 2004. Nessa etapa, além do ritmo, foram acrescentados vários outros conceitos musicais como altura, grave/agudo e intensidade.
As crianças começaram a experimentar os diversos instrumentos disponíveis na escola e algumas delas demosntraram interesse particular por alguns deles.
As apresentações continuaram a ocorrer, não como um fim em si, mas como decorrência de um trabalho que mostrou bons resultados.

1.4 O terceiro ano – diversos instrumentos

Com a evolução dos trabalhos e com o desenvolvimento das crianças, no ano de 2005 está sendo possível trabalhar com frases rítmicas mais complexas com a intenção de preparar as crianças para perceberem e se prepararem para apresentar novos ritmos como o Pop, o Samba e a bossa Nova.
Para tanto, juntamente com a percussão, foram acrescentados outros instrumentos, realizando fios melódicos e associando-se a isso também o canto.
Atualmente o grupo é composto por dez crianças, sendo que três desistiram do grupo inicial, para se dedicarem ao estudo de um instrumento, e uma outra integrou-se a ele. Uniu-se ao grupo o professor Celso Ricardo Martins, que é professor de bateria da escola onde esse trabalho é realizado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No ano de 2005, iniciou-se uma nova turma (Pirralhada II), pois, com a repercussão das apresentações feitas pelo Pirralhada I, houve muita procura por parte de novos alunos, fazendo com que as professoras Margarida e Vera tomassem a iniciativa de abrir um novo grupo. De início, esse grupo também é composto por 12 crianças com idade de 04 a 06 anos.
O Projeto Pirralhada I terá continuidade em seus trabalhos, agora mais elaborados, pois as crianças já possuem conhecimentos necessários que são o embasameto para essa evolução.
As aulas de ambos os grupos (separadamente) são realizadas durante uma hora por semana e a freqüência é quase sempre 100%, pois as crianças fazem da sala de aula um espaço de realizações.

 
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