Voltar    
 

RECURSOS DIDÁTICOS EXTRAÍDOS DAS MÍDIAS

Jaqueline Aguiar Angeloni - Escola Americana de Campinas – EAC

O objetivo desta apresentação é o de expor aos colegas de profissão a importância do uso das mídias como recursos didáticos. Assim, também serão expostos aos colegas exemplos de aulas que se utilizaram de algum tipo de mídia.
Na verdade, o elemento motivador dessa apresentação foi o fato de poucos professores utilizarem conscientemente algum tipo de mídia em sala de aula. É sabida a importância do uso desse tipo de recurso, mas ainda grande parte dos professores esbarram em obstáculos como conhecimento dos recursos da web, tempo disponível para coleta de material, recursos disponíveis na escola, adequação ao currículo da sua unidade de ensino, e muitos outros.
Embora hajam inúmeras dificuldades, sabe-se que o papel do professor transcende qualquer obstáculo; ele está sempre disposto a dar o melhor de si para fazer a diferença no aprendizado do aluno. Além dessa intenção nobre, o professor também tem que trabalhar pensando nas forças externas ao seu ofício de mestre: ter que pensar na cobrança do mercado de trabalho, na existência de diversas fontes de informação, mas de pouco conhecimento; ter que adequar-se à sociedade informatizada, tecnológica, imagética e midiática; pensar em seu próprio crescimento pessoal e profissional, enfim.
Desta forma, serão sugeridas, a título de exemplificação, algumas mídias empregadas em sala de aula e também o planejamento de duas aulas baseadas no uso de mídias.

1. Principais mídias utilizadas e algumas sugestões:

? Programas televisivos:
a. Afinando a língua, da TV Cultura;
b. Globo Repórter, da TV Globo;
c. Roda Viva, da TV Cultura.

? Filmes e minisséries:
a. Anos rebeldes;
b. A muralha;
c. Agosto;
d. Eles não usam black-tie;
e. Primeiras estórias;
f. Doze homens e uma sentença.

? Jornais e revistas:
a. Folha de S. Paulo;
b. O Estado de S. Paulo;
c. Veja;
d. Revistas especializadas:
i. Discutindo Literatura;
ii. Entre Livros.

? Sites da www:
a. www.itaucultural.org.br
b. www.academia.org.br
c. www.releituras.com.br
d. www.tvcultura.com.br
e. www.portacurtas.com.br

2. Planejamento de aulas com recurso de mídia:

A presença do negro na Literatura Brasileira:
Recursos:
Poesias de Castro Alves;
Site www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/poesias (Upa, neguinho)
Conto Negrinha, de Monteiro Lobato;
Filme Amistad.

Ao trabalhar a 3ª geração romântica, apresentar poesias de Castro Alves que tratam das injustiças cometidas contra os negros; a seguir, tocar a canção Upa, neguinho, de Edu Lobo. Solicitar aos alunos que acessem o site da tv cultura para lerem a análise da canção. O terceiro passo será a exibição de trechos do filme Amistad. Terminada a seqüência, propor aos alunos a elaboração de um ensaio sobre o tema “A presença do negro na literatura brasileira” partindo da leitura do conto Negrinha, de Monteiro Lobato.

A crônica nossa de cada dia:
Recursos:
Site www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/cronicas;
Crônicas jornalísticas;
Crônicas literárias;
A aliança, de Luís Fernando Veríssimo.
Site www.portacurtas.com.br (curta metragem Mentira);
Crônicas de Moacyr Scliar – crônicas baseadas em matérias jornalísticas.
Programa Afinando a Língua, da TV Cultura;

Com a intenção de trabalhar a modalidade textual de crônica, o professor deverá apresentar a teoria, oralmente, e pedir aos alunos que acessem o site da TV Cultura, pois lá encontrarão: origem e desenvolvimento da crônica, características, desvendando a crônica e também poderão fazer a própria crônica. Depois, ler com os alunos a crônica A aliança, de Luís Fernando Veríssimo, e assistir ao curta Mentira, no site www.portacurtas.com.br . Apresentar aos alunos exemplos de crônicas extraídas dos jornais diários como exemplos de crônicas jornalísticas e outros textos como exemplos de crônicas literárias, tais como os autores Carlos Drummond de Andrade, Moacyr Scliar, etc. Para finalizar essa unidade, solicitar aos alunos que, a partir de um tema pré determinado, elaborem suas próprias crônicas respeitando suas especificidades.

 
Voltar