Voltar | ||
RECURSOS DIDÁTICOS EXTRAÍDOS DAS MÍDIAS Jaqueline Aguiar Angeloni - Escola Americana de Campinas – EAC O objetivo
desta apresentação é o de expor aos colegas de profissão
a importância do uso das mídias como recursos didáticos.
Assim, também serão expostos aos colegas exemplos de aulas
que se utilizaram de algum tipo de mídia. 1. Principais mídias utilizadas e algumas sugestões: ? Programas
televisivos: ? Filmes
e minisséries: ? Jornais
e revistas: ? Sites da
www: 2. Planejamento de aulas com recurso de mídia: A presença
do negro na Literatura Brasileira: Ao trabalhar a 3ª geração romântica, apresentar poesias de Castro Alves que tratam das injustiças cometidas contra os negros; a seguir, tocar a canção Upa, neguinho, de Edu Lobo. Solicitar aos alunos que acessem o site da tv cultura para lerem a análise da canção. O terceiro passo será a exibição de trechos do filme Amistad. Terminada a seqüência, propor aos alunos a elaboração de um ensaio sobre o tema “A presença do negro na literatura brasileira” partindo da leitura do conto Negrinha, de Monteiro Lobato. A crônica
nossa de cada dia: Com a intenção
de trabalhar a modalidade textual de crônica, o professor deverá
apresentar a teoria, oralmente, e pedir aos alunos que acessem o site
da TV Cultura, pois lá encontrarão: origem e desenvolvimento
da crônica, características, desvendando a crônica
e também poderão fazer a própria crônica. Depois,
ler com os alunos a crônica A aliança, de Luís Fernando
Veríssimo, e assistir ao curta Mentira, no site www.portacurtas.com.br
. Apresentar aos alunos exemplos de crônicas extraídas dos
jornais diários como exemplos de crônicas jornalísticas
e outros textos como exemplos de crônicas literárias, tais
como os autores Carlos Drummond de Andrade, Moacyr Scliar, etc. Para finalizar
essa unidade, solicitar aos alunos que, a partir de um tema pré
determinado, elaborem suas próprias crônicas respeitando
suas especificidades. |
||
Voltar |