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LEITURAS DO VESTIBULAR NA BIBLIOTECA PÚBLICA

Osmar Arouck

INTRODUÇÃO

O projeto «Ler & Reler: Vestibular» surgiu da necessidade de fortalecer a imagem da Biblioteca Pública Arthur Vianna como espaço sociocultural privilegiado para mediações consistentes entre os estudantes e professores do ensino médio e as leituras propostas para os processos seletivos das instituições de ensino superior (IES) no Estado do Pará, tendo-se em vista o resgate da apreciação estética da obra literária como obra de arte.

A Biblioteca Pública Arthur Vianna foi fundada em 1871, está localizada em Belém do Pará, atendendo diariamente mais de duas mil pessoas, sendo 60% deste público constituído por estudantes do ensino fundamental e médio.

A gênese do processo que culminou na proposição e realização do «Ler & Reler: Vestibular» deu-se na avaliação do uso do acervo circulante disponível para empréstimos domiciliares que indicou como obras de maior demanda aquelas propostas para os exames vestibulares. Além do estudo de demanda, verificou-se também a adequação do acervo às necessidades daquele grupo de usuários. De posse de um quadro analítico mínimo da coleção e de seus usuários, avaliou-se à luz das cinco leis de Ranganathan as ações possíveis para melhorar e ampliar o acesso às leituras de maior demanda. O modelo proposto surgiu em função da própria estrutura organizacional e da missão institucional da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves que trabalha com as diversas linguagens artísticas: verbal, sonora, visual e corporal.

Buscou-se formatar o projeto dando-lhe uma fisionomia que pudesse criar empatia com o público alvo. Criou-se para tanto um nome e uma logomarca que transmitisse o sentido da leitura e da releitura como processos de constante diálogo entre os textos as expressões artísticas e as experiências estéticas e vivenciais da juventude.

Desta forma, o projeto «Ler & Reler: Vestibular» foi definido institucionalmente como uma iniciativa da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, por meio da Diretoria de Leitura e Informação que visa, por meio das diversas linguagens verbais e não verbais – como a literatura, a música, o cinema, o teatro, a dança e as artes plásticas – contribuir com o processo de apropriação dos códigos lingüísticos e artísticos, seus simbolismos e tecnologias, pelos estudantes pré-universitários, com vista ao domínio dos conteúdos programáticos do concurso vestibular, porém numa perspectiva contextual que tem por princípio o relevo dos aspectos educativos e culturais, na formação do estudante.

1. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EM LEITURA

Com base nos indicadores produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 42% dos alunos da 3ª série do ensino médio, no Brasil, estão nos estágios «muito crítico» e «crítico» de desenvolvimento de habilidades e competências em Língua Portuguesa.

Este percentual identifica «estudantes com dificuldades em leitura e interpretação de textos de gêneros variados. Não são leitores competentes e estão muito aquém do esperado para o final do ensino médio.» .

Os estudantes que são considerados «adequados» somam 5%. «São os que demonstram habilidades de leitura de textos argumentativos mais complexos; relacionam tese e argumentos em textos longos, estabelecem relação de causa e conseqüência, identificam efeitos de ironia ou humor em textos variados, efeitos de sentidos decorrentes do uso de uma palavra, expressão e da pontuação, além de reconhecerem marcas lingüísticas do código de um grupo social.» .

Na Região Norte a situação é mais grave. Apenas 2,5% dos estudantes está no nível adequado de competências em Língua Portuguesa, na 3ª série do Ensino Médio.

O Pará encontrava-se em 2001 no nível intermediário. O Estado apresentou a seguinte distribuição percentual por nível: muito crítico - 6,22%; crítico - 42,62%; intermediário - 47,63%; adequado - 3,52%.

Diante deste quadro, a Fundação Cultural do Pará, no âmbito de sua missão institucional, achou por bem propor o Projeto «Ler & Reler: Vestibular» visando contribuir para um melhor desenvolvimento das habilidades e competências em leitura da população pré-universitária.

2. OBJETIVOS PROPOSTOS

O principal objetivo do projeto é o de estimular os alunos pré-universitários a compreender, identificar e diferenciar a linguagem verbal e não verbal dos textos literários e não literários indicados para os processos seletivos das IES, proporcionando uma contextualização adequada ao universo cultural dos discentes, estimulando o hábito da leitura e viabilizando o aperfeiçoamento dos métodos e técnicas de educação dos professores de linguagem e literatura do Ensino Médio.

Para efeito de planejamento, identificou-se os seguintes objetivos específicos:

I- Construir uma imagem positiva da Biblioteca Pública como espaço sociocultural privilegiado para o desenvolvimento de leitores e acesso à leitura.

II- Favorecer a construção do conhecimento numa perspectiva ampliada e abrangente de interpretação e análise textual;

III- Viabilizar a prática de formas diversificadas de ensino-aprendizagem, com vista à formação de uma consciência plural do conhecimento, por meio da interação entre os vários aspectos da cultura;

IV- Cooperar com o ensino formal para habilitar os estudantes a identificar e compreender as diversas características e peculiaridades dos textos, autores e períodos da literatura portuguesa e brasileira;

V- Cooperar com o ensino formal para habilitar os estudantes a identificar e compreender os movimentos musicais e seus contextos históricos no Brasil.

VI- Ministrar cursos e oficinas voltados para leitura e literatura, para o aperfeiçoamento dos métodos e técnicas de professores do Ensino Médio das redes pública e particular.

3. PÚBLICO E MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

No conjunto de suas diferentes atividades, em períodos de realização de uma semana, atingiu-se 25.000 pessoas em 2003 e 20.000 em 2004.

Os meios de comunicação social, notadamente os jornais, rádios e televisões, deram ampla cobertura noticiosa do evento durante todos os dias do evento, além de chamadas nas semanas que o antecederam.

No ano de 2003, após o evento, a Coordenadoria de Comunicação Social do Governo do Estado divulgou propaganda governamental registrando a realização e afluência de público na programação do projeto.

4. AÇÃO CULTURAL

A ação cultural centrou-se nos estudantes e professores do ensino médio. Buscou-se dar uma fisionomia de festival cultural com forte ênfase na competência acadêmica dos conferencistas e facilitadores dos espetáculos.

4.1 Ação cultural com os estudantes

Para os estudantes, o conjunto de atividades buscou facilitar a assimilação dos conteúdos programáticos de literatura estimulando a leitura por intermédio de diferentes linguagens artísticas e pedagógicas como dança, música, cinema, exposição de arte, teatro, leitura de contos, poemas e novelas de forma dramatizada, além de mesas redondas e palestras.

4.2 Ação cultural com os professores

Para os docentes, buscou-se o aperfeiçoamento dos métodos e técnicas utilizados por professores de leitura e literatura do Ensino Médio, por meio de mini-cursos e oficinas direcionados à leitura e à escrita, assim como à literatura paraense e os movimentos musicais e seus contextos históricos no Brasil.

4.3 Tipos de atividades

O projeto ofereceu diversas atividades para conferir ao evento uma imagem de festival cultural. Desta forma apresentou-se para o público os seguintes tipos de atividades:

a) Leituras de poemas, contos e novelas;

b) Mesas redondas;

c) Exibição de filmes, seguidos de comentários;

d) Espetáculos teatrais, seguidos de comentários;

e) Espetáculos de dança, seguidos de comentários;

f) Recitais, seguidos de comentários;

g) Palestras;

h) Exposição;

i) Mini-cursos e oficinas para professores do Ensino Médio;

j) Oficinas para pais e responsáveis;

k) Montagem de feira.

4.4 Local e espaços de realização

Todos as atividades foram realizadas no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (CENTUR) em Belém do Pará. O CENTUR possui 25.000 m2, contendo a Biblioteca Pública Arthur Vianna, o Centro de Eventos Ismael Nery, o Teatro Margarida Schivasappa, o Cine-teatro Líbero Luxardo e a Galeria Theodoro Braga.

A capacidade de lotação de cada espaço é conforme se discrimina abaixo:

Praça do Povo e Praça do Artista (área de feiras) 8.000 pessoas

Centro de Eventos Ismael Nery 900 pessoas

Teatro Margarida Schivasappa 520 pessoas

Cine-teatro Líbero Luxardo 120 pessoas

Galeria Theodoro Braga 000 rotativo


5. PESSOAL ENVOLVIDO

5.1 Conferencistas

Os conferencistas convidados são professores de IES e escritores, em sua maioria doutores ou mestres, conforme quadro abaixo:

Titulação

Quantidade

 Doutores

9

 Mestres

8

 Especialistas

4

 Graduados

1

 Total

22

5.2 Artistas e pessoal de espetáculos e eventos

Além dos conferencistas, bibliotecários e educadores o projeto «Ler & Reler: Vestibular» envolve diversos profissionais da área de espetáculos, das artes, de comunicação e eventos tais como atores, dançarinos, músicos, seguranças, monitores, equipe de limpeza, equipe de som e iluminação, recepcionistas, projetista, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais etc.

Na edição de 2004, as recepcionistas do evento foram estagiárias do curso de promoção de eventos de um curso técnico de Belém.

Os grupos de teatro foram selecionados a partir de edital público e receberam auxílio montagem para apresentação dos espetáculos. Esta modalidade permitiu garantir espetáculos de qualidade e fomentou a montagem e circulação de novos espetáculos no Estado do Pará. Dado que em maio de 2004 houve a realização do projeto «Ler & Reler: Vestibular» na cidade de Cametá (PA), dois espetáculos teatrais foram encenados com grupos oriundos deste município do Pará, garantindo a circulação da produção artística local.

6. AS CINCO LEIS DE RANGANATHAN: À GUISA DE CONCLUSÃO

Na concepção do projeto «Ler & Reler: Vestibular» utilizou-se das cinco leis de Ranganathan para dar uma feição biblioteconômica ao evento. No enunciado de Ranganathan temos: I – Os livros são para serem usados; II – A cada leitor seu livro; III – A cada livro o seu leitor; IV – Poupe o tempo do leitor; V – A biblioteca é um organismo em constante crescimento .

I – Os livros são para serem usados

Os livros, e nesta acepção todos os suportes físicos de registro da informação disponíveis numa biblioteca, devem estar acessíveis ao uso da população. Na consulta e no empréstimo dos acervos públicos temos uma boa expressão de redistribuição de renda a partir do uso de espaços e bens culturais.

Considere-se ainda neste item a necessidade de se promover o acesso universal à leitura, incluindo-se os portadores de necessidades especiais.

Com a realização destes eventos houve uma significativa ampliação do número de usuários da seção circulante da Biblioteca Pública Arthur Vianna. Estes estudos serão enfocados em artigo futuro.

II – A cada leitor seu livro

Nos estudos de otimização do uso do acervo circulante percebeu-se a necessidade de ir-se ao encontro das necessidades e desejos de leitura dos diversos segmentos socioculturais que utilizam a biblioteca pública ou são usuários em potencial. Além do «Ler & Reler: Vestibular» a biblioteca pública desenvolve outras atividades que visam fomentar e atender as necessidades e desejos de leitura de outros grupos socioculturais.

Identificou-se dois grupos básicos de demanda das obras da literatura brasileira e portuguesa: docentes e discentes. Desta forma, a ampliação do acervo desta área deu-se em função das necessidades e desejos de leitura de estudantes e professores.

III – Para cada livro o seu leitor

No processo de seleção para o desenvolvimento da coleção considerou-se também as demandas específicas dos educadores que buscam aprofundar seus conhecimentos na área de literatura. A aquisição se fez no sentido de garantir aos professores da rede pública e privada de ensino médio um acervo que permitisse o preparo de aulas e estudos mais aprofundados naquela área específica do conhecimento. Para os estudantes era fundamental aumentar o número de exemplares disponíveis e ampliar os textos de suporte à compreensão dos textos literários. Além do acervo da seção circulante, ampliou-se também o acervo de literatura brasileira e portuguesa do ônibus-biblioteca.

IV – Poupe o tempo do leitor

Destaca-se neste enunciado a necessária modernização dos processos técnicos facilitadores do acesso à leitura. As novas tecnologia de informação devem ser de tal modo utilizadas que o leitor possa usufruir dos bens culturais disponíveis na biblioteca de forma oportuna e ágil. A biblioteca, para melhor servir à comunidade, deve adotar sistemas que permitam reserva, aviso de chegada de material, consulta via Internet, consulta a documentos eletrônicos.

No ano de 2004, exemplifico, com a inserção de novas leituras de autores paraenses, pudemos fazer lista de espera antes da chegada dos novos exemplares e telefonar para os interessados quando da chegada da obra desejada. Isto fortaleceu a imagem da Biblioteca Pública como instituição moderna e focada na satisfação do cliente.

V – A biblioteca é um organismo em crescimento

Ao finalizar a apresentação da experiência da Biblioteca Pública Arthur Vianna com o projeto «Ler & Reler: Vestibular», insisto na necessidade de fortalecer a imagem da Biblioteca Pública como espaço sociocultural privilegiado para mediações consistentes entre leitores e leituras, através de um diálogo fecundo entre as linguagens artísticas.

Ao abrir-se com sinceridade aos jovens e seus educadores, mostrando verdadeira preocupação com seu crescimento sociocultural, a Biblioteca Pública fortaleceu sua imagem positiva de promotora e facilitadora do acesso universal à leitura.

7. AGRADECIMENTOS

Registro o meu agradecimento ao Governo do Estado do Pará, na pessoa do Senhor Governador Simão Jatene, que apoiou integralmente a realização do Ler & Reler : Vestibular nos anos de 2003 e 2004.Sou grato a Gerson Peres, secretário especial de estado de promoção social; Rosa Cunha, secretária executiva de educação pelo apoio institucional e pessoal ao projeto. Agradeço à pedagoga Ana Luiza Kahawage Barata, coordenadora executiva do projeto nos anos 2003 e 2004 e a todos os dirigentes e funcionários da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves que compreendem o acesso universal à leitura como missão institucional.

8. FONTES CONSULTADAS

• Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Qualidade da Educação: uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Brasília-DF: INEP, 2004. Disponível em: <www.inep.gov.br/download/saeb/2004/qualidade_educacao.pdf>. Acesso em: 10.02.2004.

• Manifesto das bibliotecas da Amazônia. Belém: 2004.

• Ranganathan, S. R. The five laws of library science. London: Blunt and Sons, 1957.

Resumo: Os processos seletivos para ingresso nas instituições de ensino superior indicam leituras da literatura portuguesa e brasileira que são ditas obrigatórias para os candidatos. O Projeto “Rer & Reler : Vestibular” busca resgatar a apreciação da obra literária como obra de arte, em diálogo com diversas expressões artísticas como o cinema, o teatro, a dança, as artes plásticas e a música. Esta comunicação relata a experiência de dois anos de atividades que já atingiu mais de quarenta mil estudantes do ensino médio no Pará.


 


Anexo I

 

Programação 2004

Data

Horário

Evento

21 nov

18:00h

Abertura da feira

 

Abertura da exposição – A Ditadura Militar e a Música de protesto

 

20:00h

Espetáculo de Dança – A Cultura como Campo de luta e Interpretação Social entre os Anos de 50 e 90

22 nov

08:00h

Mini-curso para professores – Coerência e coesão

 

09:00h

Dicas para pais e familiares: alimentação, stress e bem-estar

 

10:00h

Palestra – Tipos de Textos 

 

14:30h

Palestra – Texto Literário e não Literário

 

16:00h

Filme seguido de Comentário – Histórias Fantásticas

 

16:30h

Palestra – As categorias Básicas da Narrativa (em contos, novelas e romances)

 

17:45h

Técnicas de relaxamento

 

18:00h

Leitura Dramatizada e Comentário de “Nariz de Vidro” – Mário Quintana

 

20:00h

Leitura Dramatizada e Comentário de “histórias Fantásticas” – Edgar A Poe e outros

23 nov

08:00h

Oficina para Professores – A Leitura

 

10:00h

Palestra – Linguagem Verbal e Não Verbal

 

14:30h

Palestra – Literatura Medieval

 

16:00h

Filme seguido de Comentário – O nome da Rosa

 

18:45h

Técnicas de relaxamento

 

19:00h

Leitura Dramatizada e comentário – “Cantigas de Amor e de Amigo”

 

20:30h

Peça e Comentário – “Quem tem Farelos” – Gil Vicente

24 nov

08:00h

Mini-Curso para Professores – Literatura Paraense

 

10:00h

Palestra – As Diferentes Fases do Classicismo

 

15:00h

Filme e Comentário – “Gregório de Matos”

 

16:00h

Dicas para pais e familiares: alimentação, stress e bem-estar

 

18:00h

Peça e Comentário – “A Ilha dos Amores” – Luís De Camões

 

20:30h

Leitura Dramatizada e Mesa Redonda – Poemas de Francisco Rodrigues Lobo; Bocage e Tomás Antônio Gonzaga

25 nov

08:00h

Oficina para Professores – A Escrita

 

10:00h

Palestra – A literatura e o Romantismo

 

15:00h

Filme e Comentário -

 

16:00h

Leitura Dramatizada e Mesa Redonda – Poemas de Gonçalves Dias; Álvares de Azevedo e Castro Alves

 

17:00h

Peça e Comentário – “Lucíola”

 

19:30h

Recital – O Romantismo

 

20:15h

Técnicas de relaxamento

 

20:30h

Peça e Comentário – “O Noviço”

26 nov

10:00h

Palestra – Realismo, Naturalismo e Parnasianismo

 

14:30h

Leitura Dramatizada e Comentário – novela “Mandarim” – Eça de Queiroz

 

16:00h

Filme e Comentário – “Memórias Póstumas de Brás Cubas”

 

16:30h

Leitura Dramatizada e Comentário – poemas de Olavo Bilac e Cesário Verde

 

17:00h

Palestra – O Simbolismo – poemas de Cruz de Souza e Antônio Nobre

 

17:45h

Técnicas de relaxamento

 

18:00

Debate - A presença da Literatura Paraense nos processos seletivos

 

18:00h

Palestra – Movimentos Modernistas e o Processo de Redescoberta do Brasil Contemporâneo – 1920-1945

 

20:30h

Palestra e Apresentação Musical – A Cultura Musical e literária como Instrumento Disciplinador no Governo Vargas e a Inauguração de uma Releitura do Nacionalismo – 1930-1945


 

Data

Horário

Evento

27 nov

10:00h

Palestra – O Modernismo

 

15:00h

Leitura Dramatizada e Comentário – contos – “Embargo” e “Coisas” – José Saramago

 

16:00h

Discussão de Poemas – Age de Carvalho

 

17:00h

Leitura Dramatizada e Comentário – poemas de Carlos Drummond de Andrade e Oswald de Andrade

 

17:30h

Filme e Comentário – Villa-Lobos

 

19:45h

Técnicas de relaxamento

 

20:00h

Peça e Comentário – “O Burrinho Pedrês” – Guimarães Rosa

 

21:00h

Recital – O Modernismo

 

22:00h

Encerramento do Evento

 

 

 

 
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