Bianca Barrochelo - Instituto Superior de Educação
Uirapuru(ISEU)-Sorocaba
Portfólio é um dos instrumentos de avaliação
condizentes com a avaliação formativa, é um instrumento
que compreende a compilação dos trabalhos realizados pelo
estudante, durante um curso ou uma disciplina.Inclui entre outros, registros
de visitas, resumo ou fichamento de textos, projetos e relatórios
de pesquisa e inclui principalmete ensaios auto-reflexivos que, permitem
aos alunos a discussão de como a experiência, no curso ou
na disciplina, mudou sua vida, pode acompanhar e avaliar o processo de
ensino e aprendizagem, registrando a organização dos saberes
e demonstrando todo um processo de construção de pensamento.
O portfólio, segundo Gardner(1994), é um instrumento de
documentação que surgiu no campo da arte e arquitetos, desenhistas,
artistas costumam recolher, selecionar e ordenar amostras de sua trajetória
profissional, de modo que diferentes pessoas tenham a possibilidade de
apreciar os marcos mais significativos de seu trabalho, sua trajetória
profissional, ao mesmo tempo em que podem perceber o trabalho de maneira
global.É considerado uma testemunha da ação pedagógica,
o registro de um trabalho que ocorreu, a memória de uma mesma proposta
desenvolvida em diferentes momentos.
Esse processo avaliativo indica a trajetória de aprendizagem e
uma nova forma de avaliar o desenvolvimento do conhecimento, conforme
o tempo revela os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento
de cada criança.
Para Hernández(2000):p.150, é possível definir um
portfólio como um continente de diferentes tipos de documentos
(anotações pessoais, experiência de aula, trabalhos
pontuais, controles de aprendizagem, conexões com outros temas,
fora da escola, representações visuais, etc.) que proporciona
evidências de conhecimentos que foram sendo construídas,
as estratégias utilizadas para aprender e a disposição
de quem o elabora para continuar aprendendo.(...)Um portfólio não
significa apenas selecionar, ordenar evidências de aprendizagem
e organizá-las num formato para serem apresentadas.(...) O que
caracteriza definitivamente o portfólio como modalidade de avaliação
não é tanto o seu formato físico, mas sim a concepção
de ensino e aprendizagem que veicula.É uma forma de avaliação
dinâmica realizada pelo próprio estudante e que reflete seu
desenvolvimento e suas mudanças através do tempo.Nele incluí-se
a avaliação do processo, a maneira de encarar e de interpretar
as experiências e os processos de aprendizagem.Este deve ter coerência
com o fio condutor escolhido, por isso é importante destacar a
explicitação das intenções de aprendizagem,
o critério de seleção de evidências e a reflexão
sobre o processo vivido.
Portfólio, dossiê, relatórios de avaliação,
todas essas nomenclaturas se referem no sentido básico à
organização de uma coletânea de registros sobre a
aprendizagem do aluno que ajuda o professor, os próprios alunos
e as famílias a ter uma visão evolutiva do processo.Este
diz respeito ao registro da trajetória de aprendizagem do aluno
que se dá através da seleção, ordenação
de documentos por ele produzidos, ou documentos externos, como fotos,
reportagens, textos, que de algum modo contribuíram com o percurso
de sua aprendizagem, colocando em evidência seu patamar de desempenho,
as hipóteses que levantou e se os fins que alcançou foram
realmente os propostos no início do trabalho.
O termo portfólio nos remete mais uma vez a Gardner(1995) que o
define como local para armazenar todos os passos percorridos pelos estudantes
ao longo de sua particular trajetória de aprendizagem.O autor explica
que a palavra não é suficiente para expressar a extensão
do conceito, acreditando que “processo-fólio” seria
mais adequado.Ele considera a palavra portfólio insuficiente para
dar sentido à amplitude do seu significado, pois nele o aluno vai,
diariamente, acumulando dados, tanto no que se refere a textos, documentos,
registros de atividades e ações, como também impressões,
dúvidas, certezas, relações feitas com outras situações
vividas ou imaginadas, na escola ou fora dela.
É importante no processo do portfólio que, a cada dia, seja
feito pelo menos um registro, pois isso possibilita, ao professor e aluno,
um retrato dos passos percorridos na construção das aprendizagens.Essa
característica de registro diário tem o sentido de mostrar
a importância de cada aula, de cada momento, como uma situação
de aprendizagem.O aluno é então avaliado por todos esses
momentos.
O portfólio tem função de acompanhar e avaliar o
processo de ensino e aprendizagem, registrando a organização
dos saberes e demonstrando todo um processo de construção
de pensamento.
Em educação, o portfólio apresenta várias
possibilidades.Uma delas é sua construção pelo aluno,
nesse caso, o portfólio é uma coleção de suas
produções, as quais apresentam as evidências de sua
aprendizagem, organizado por ele próprio afim de que ele e o professor
em conjunto, possam acompanhar seu progresso.É um procedimento
de avaliação que permite aos alunos participar da formulação
dos objetivos de sua aprendizagem e avaliar seu progresso.Eles são,
portanto, participantes ativos da avaliação, selecionando
as melhores amostras de seu trabalho para incluí-las no portfólio.
Ter um portfólio não é apenas armazenar folhas em
um recipiente, mas convidar o aluno a registrar a história de seu
percurso de modo a fazer relatos do que aprendeu, incluir na documentação
produções que revelem realizações pessoais,
reflitam mudanças, identifiquem experiências de aprendizagem
que tenham sido significativas e outras que não.
Este instrumento organiza-se em função do registro das atividades,
projetos ou propostas mais significativas à aprendizagem, para
cada aluno,nesse sentido trata-se explicitamente de um instrumento de
individualização do aluno no projeto didático, bem
como de sua avaliação em processo.Ele traça de modo
mais marcante o percurso de cada aluno no caminhar do saber, com suas
diferenças, suas preferências, sua história pessoal
de aprendizagem.
A elaboração do portfólio é de responsabilidade
do aluno, mas tem a supervisão direta do professor que auxilia
na organização e na seleção das informações
a serem utilizadas, estimula o uso, prevê os momentos de trabalho
com a documentação, usa o portfólio no processo de
avaliação e auto-avaliação.Cada aluno pode
organizar para seu portfólio um índice, uma apresentação
e mesmo uma classificação que demonstre como as idéias
estão sendo organizadas, trabalhadas, por exemplo:Apresentação,
Trabalhos preferidos, Soluções originais, Dúvidas
resolvidas,Uma boa conquista, Um estudo que fiz sozinho, Projetos.
Na primeira etapa de organização o professor pode auxiliar
a classe para que organizem seus registros, sua história.Essa mediação
do professor na organização e o uso do portfólio
prevê o estabelecimento de critérios para a seleção
de informações, bem como a sua discussão com os alunos.
A organização de um portfólio torna-se significativa
pelas intenções de quem o organiza.Não há
sentido em coletar trabalhos do alunos para mostrá-los para os
pais somente como instrumento burocrático.Ele precisa constituir-se
em um conjunto de dados que expresse avanços, mudanças conceituais,
novos jeitos de pensar e de fazer, alusivos à progressão
do estudante.
No portfólio valorizam-se todas as etapas, mesmo as inacabadas,
dos processos de busca e investigação que os alunos realizam
do mesmo modo que as impressões, opiniões e sentimentos
despertados pelo assunto em pauta ou até pela forma de trabalho,
questionamento de encaminhamento de dados, e assim por diante.
Ele tem que ter caráter reflexivo e não descritivo, deve
ser apontado aos alunos esse propósito do portfólio, Segundo
Collins (1991), existem quatro evidências que constituem o conteúdo
do portfólio:os artefatos (documentos produzidos em aula), as reproduções
(exemplos de trabalhos que se recolheu em sala de aula, mas também
fora dela), os atestados(documentos preparados sobre o trabalho das e
dos estudantes por outras pessoas relacionadas com o processo) e as produções(documentos
especificamente preparados para dar forma e conteúdo ao portfólio)
Para a construção do portfólio na Educação
Infantil, por exemplo, os alunos não possuem maturidade cognitiva
para anotar as diferentes atividades, utilizando o recurso do caderno
de registros.No entanto, é preciso que seja mantida alguma forma
de documentação que permita, não apenas que o aluno
valorize sua produção, mas que também auxilie o professor
a organizar um material que propicie a si próprio e aos pais uma
noção de evolução do conhecimento da criança
ao longo do período do trabalho que foi realizado.Esses regitros
podem ser textos, desenhos e atividades diversas de recorte, colagens
e projetos que a criança vai fazendo durante o ano escolar.Os desenhos
que são feitos no final de algumas atividades, nas quais a professora
pede às crianças que expressem pictoricamente o que vivenciaram
durante sua apresentação, sem ter nenhuma intervenção,
considerando apenas o olhar do aluno e suas concepções sobre
a vivência que teve esta encontra uma forma própria de desenhar
e não traz respostas e modelos prontos nesta aprendizagem.No início
o registro pode ser simples garatujas, podem trazer elementos da imaginação
de seu autor, mas, através de processos de leitura que o professor
estabelece para os registros, as crianças passam a externar elementos
de simbolização e sinais gráficos, usar cores e trazer,
cada vez mais, elementos que o professor objetivava desenvolver na atividade.Interagindo
com as outras crianças e com a professora, os alunos vão
aprimorando suas representações e desenvolvendo novas formas
de se comunicar.Ao mesmo tempo a linguagem materna, oral e escrita, a
linguagem pictórica e, a linguagem matemática vão
se desenvolvendo naturalmente.
Para o desenvolvimento do portfólio é preciso que este envolva
algumas características essenciais como: incluir múltiplos
recursos porque permitem avaliar uma variedade de evidências; ser
autênticos porque as produções do alunos se articulam
ao trabalho em desenvolvimento, ser uma forma dinâmica de avaliação
pelo fato de constatar o desenvolvimento e as mudanças dos alunos
ao longo do tempo, ter seus propósitos explicitados para que os
alunos conheçam o que se espera dele, integrar as atividades escolares
com as experiências de vida, ser único pois este pertence
ao aluno que escolhe as produções que incluirá e
insere suas reflexões sobre o desenvolvimento de sua aprendizagem,
tem que ser multiproposital já que pode ser útil como procedimento
de avaliação e criam um elo instucional importante entre
séries, anos, disciplinas e temas quando são partilhados
com outro professores.
Através do portfólio é possível identificar
questões relacionadas com a história de um processo, sendo
uma vívida ilustração da extensão que um projeto
de formação pode ter, uma mostra do caminho que trilhamos
para alcançar nossos objetivos:rascunhos provisórios, planos
iniciais, pontos críticos, conquistas relevantes, o que se gosta
o que se desgosta, avaliações e sínteses provisórias,
planos de finalização ou continuidade, etc.
O portfólio tem como finalidades propiciar aos envolvidos no processo
avaliativo uma visão ampliada sobre o projeto, propiciar meios
para os alunos e professores dialogarem sobre aprendizagem e o desenvolvimento
de cada um, encorajar os alunos a comunicarem sua compreensão,
suas dúvidas sobre o conhecimento, sobre algum assunto em especial,
com um nível cada vez mais elevado de proficiência.Este seria
o representante mais nítido que o aluno teria da perdurabilidade
de suas impressões, percepções e reflexões,
permitindo que esses elementos fossem conservados no tempo e no espaço,
o que nem sempre é possível através da linguagem
oral ou mesmo de registros esporádicos.
A utilização dessa forma de documentação da
aprendizagem segundo Smolle(2000) envolve interpenetrações
das dimensões pedagógica e psicológica.Pedagógica
porque o portfólio surge como um instrumento fundamental do ensino
e da aprendizagem, valorizando a reflexão e a ação
do aluno.Psicológica porque mostra um pouco da personalidade de
cada um, sua forma de ser e de pensar.Através dessa documentação,
o professor pode compreender alguns anceios, dificuldades, e as conquistas
de cada um.
O portfólio constitui também um importante elemento de comunicação
entre aluno e professor, entre professor e pais, entre alunos e pais funcionando
ao mesmo tempo como regulação do processo educativo e como
instrumento de avaliação eficiente, uma vez que propicia
uma análise contínua dos progressos individuais dos alunos.Ele
também permite ao sujeito desenvolver sua competência comunicativa
e avaliar o processo de produção do conhecimento, uma vez
que os registros são produzidos no seio da interação
professor-aluno-conhecimento. O envolvimento no processo de comunicação
permite que os alunos partilhem informações com os outros
acerca de seu progresso, para se chegar a isso é preciso proporcionar
encontros entre pais e alunos em que eles descrevam o que vêm fazendo
em termos do que já alcançaram e do que ainda falta alcançar,
isso lhes dá a chance de assumir responsabilidade pelo seu sucesso
e de se motivarem para o desenvolvimento de um trabalho mais produtivo.O
portfólio passa a ser um instrumento de comunicação
entre aluno e professor,pois, é a partir da análise conjunta
do documento, que é possível percorrer as histórias
das aprendizagens, num fundamental equilíbrio nas relações
de poder entre os indivíduos desse processo.Tanto professor quanto
aluno terão como bases argumentativas a resultante construída
processualmente.Ambas as partes terão de dar conta do que fizeram,
trocar sugestões para próximas atividades, considerar a
maneira de ver, sentir,reagir especial de cada pessoa, e aprender a lidar
com as diferenças.Enfim viver a experiência de conviver,
que é o que se deve querer de uma escola.
Desenvolver o portfólio nos moldes apontados envolve um constante
refletir sobre o progresso do aluno e, por sua vez, o aluno com oportunidade
de participar da organização de seu material pensar sobre
o que nele está contido, ou seja, se auto-avalia.Na organização
de portfólios os alunos têm oportunidade freqüentes
para folhear seus trabalhos, podendo escrever pequenos textos, organizando
o que já aprenderam ao final de um período.Isto dá
a eles a possibilidade de ter consciência sobre os avanços
conseguidos, as atividades realizadas e sobre o projeto em si. Entende-se
por auto-avaliação o processo pelo qual o próprio
aluno analisa continuamente as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento
e registra suas percepções e seus sentimentos, essa análise
leva em conta o que ele já aprendeu, o que ainda não aprendeu,
os aspectos facilitadores e os dificultadores do seu trabalho, tomando
como referência os objetivos da aprendizagem e os critérios
da avaliação.Novos objetivos podem emergir desta análise.Um
elemento importante nesse processo é a indentificação
de futuras ações, para que haja avanço na aprendizagem.Com
crianças pequenas introduzir a prática da auto avaliação
é mais simples, pois elas são espontâneas e ainda
não adaptadas à escola do silêncio e do medo, em conversas
informais, em resposta a perguntas simples durante a realização
de atividades, elas apontam seus sentimentos e percepções,
que serão adotados pelo professor.Alunos da Educação
Infantil gostam de conversar e contar para o professor o que sentem, essas
são ótimas oportunidades para coletar suas percepções.Os
comentários das crianças são inseridos em seu portfólio
pelo professor, no caso delas ainda não escreverem. Acredita-se
que o portfólio seja uma forma de auto-avaliação
do aluno, que assumindo sua elaboração como parte integrante
da sua história de aprendizagem, pode ser estimulado a pensar mais
sobre ela, dando início a mudanças e percebendo crescimentos.
Os princípios do portfólio da construção,
da reflexão e da criatividade abrem caminho para a auto-avaliação.A
capacidade de auto-avaliação está presente em várias
situações da nossa vida, devendo ser desenvolvida desde
cedo.O trabalho com o portfólio é uma excelente oportunidade
para isso, porque os alunos têm em mãos todas as suas produções,
podendo compará-las com os critérios formulados por eles
e pelo professor.Por meio dele os alunos podem conhecer suas potencialidades
e suas fragilidades.Cabe ao professor ficar sempre atento e disponível
para ajudá-los e observá-lo em seu crescimento intelectual
e registrar suas análises.
O envolvimento dos alunos no registro dos resultados lhes dá a
oportunidade de acompanhar seu desempenho por meio da auto- crescimento.Isso
pode ser um poderoso meio de construir autoconfiança, pois a avaliação
formativa quer a aprendizagem do aluno em todos os sentidos, inclusive
no da formação do cidadão para ter inserção
social crítica.Uma das maneiras de conseguir isso é a construção
de portfólios que contenham evidências do seu processo e
reflexões sobre o andamento do seu trabalho.O que se pretende diz
Stiggins(1999), é usar o envolvimento do aluno na avaliação
como um espelho em que ele veja seu crescimento.
O propósito do portfólio que deve conter a história
do ensino mediado pela aprendizagem, a história, portanto de um
projeto compartilhado entre professores e alunos.
Olhando para o portfólio de seus alunos, o professor pode refletir
sobre que tarefas fizeram mais sentido e deram resultados mais efetivos
e quais ficaram confusas e necessitam de maiores, ou novas, explorações.Ao
considerar a necessidade de um tempo em aula para uma roda de portfólio,na
qual todos os alunos apresentam seu portfólio uns aos outros, o
professor notará como elas ficarão engajadas e como acontecerão
reflexões sobre várias atividades.Nessas situações,
o professor aproveitará para observar as conexões que os
alunos fazem e as interpretações que acontecem.Por isso
o portfólio passa a ser um excelente instrumento no processo de
avaliação.Ele tem se revelado um importante instrumento
para desenvolver a capacidade de reflexão, tão pouco enfatizada
nas práticas tradicionais.
O professor pode encontar no portfólio elementos para planejar
suas ações e intervenções na prática
cotidiana, dinamizar a reflexão sobre seus próprios posicionamentos
metodológicos, na elaboração de questões e
na análise de reposta dos alunos.Por isso, não precisa esperar
até o final do mês ou do bimestre para se inteirar do que
anda acontecendo na ação de seus alunos.
Permitir que cada aluno se defronte com sua produção e refleta
sobre o que realizou e como conseguiu enfrentar os desafios propostos
é reconstruir saberes, é estabelecer interlocuções,
é esclarecer perspectiva, é construir autonomia.Desta forma
é possível realizar uma avaliação capaz de
ser introjetada nas próximas ações produtivas do
sujeito.
Há alguns objetivos que envolvem o processo do portfólio
como: organizar o saber do aluno, desenvolver competência linguística,
aprimorar habilidade de observação, propiciar ao educando
o desenvolvimento de competências para avaliação de
seu próprio trabalho, possibilitar ao aluno e ao professor uma
prática reflexiva, contribuir para uma avaliação
eficaz e democrática, facilitar uma elaboração ordenada
de conceitos.
Dentre outras utilidades o uso do portfólio pode possibilitar ao
aluno o fornecimento de retro-informações(feedback) para
os estudantes, além de demostrar claramente ao educador, habilidades
específicas dos alunos com eficácia e valores.
Uma das vantagens da realização do portfólio é
a de perceber o desenvolvimento do programa de ensino e a participação
mais ativa de estudantes, o que permite que sintam a aprendizagem como
algo próprio e não alienada de seus processos pessoais e
coletivos.
Gardner(1994) diz que os estudantes aprendem melhor, e de uma forma mais
integral, a partir de seu compromisso com as atividades que acontecem
durante um período de tempo significativo e que se constroem sobre
conexões naturais com os conhecimentos escolares, o portfólio
oferece a estudantes e docentes a oportunidade de refletirem sobre os
processos vividos, além de criar meios criativos de aprendizagem
e de ser um recurso para relacionar teoria e prática.
Escolas que adotam o portfólio podem criar momentos para os alunos
apresentarem seus trabalhos mais produtivos, podem criar momentos para
os alunos apresentarem seus trabalhos, com isso os alunos aprendem a desenvolver
argumentação oral.
O uso do portfólio beneficia qualquer tipo de aluno: o desinibido,
o tímido, o mais e menos esforçado, o que gosta de trabalhar
em grupo e o que não gosta, o mais e o menos motivado ou interessado
pelo trabalho escolar, o que gosta de escrever e até o que não
gosta, porque ele pode passar a gostar, assim como pode apresentar suas
produções utilizando outras linguagens, o portfólio
permite ao aluno acompanhar o desenvolvimento de seu trabalho, de modo
a conhecer suas potencialidades e os aspectos que precisam ser melhorados.O
esforço despendido pelo aluno é valorizado e reconhecido.Notas,
conceitos e menções, se existirem, podem ocupar lugar secundário
e com o tempo, podem ser até abolidos.
O uso do portfólio estimula os alunos menos capazes perceberem
suas fragilidades e se encorajarem para realizar atividades que desenvolvam
seu trabalho.
O portfólio pode mostrar a personalidade de cada um, os alunos
declaram a sua identidade, isto é, mostrando-se não apenas
como alunos, mas como sujeitos dispostos a aprender.Sua história
de vida e suas experiência são conhecidas e valorizadas,
o aluno se desprende de motivos para se esconder, retrair, pois o trabalho
de todos é encorajado e orientado para o alcance dos objetivos
propostos, que são de conhecimentos de todos.
As atividades escolares levam em conta as experiências vividas pelo
aluno fora da escola, dando sentido à sua aprendizagem, a escola
passa a estar conectada às práticas sociais.
O portfólio motiva o aluno a buscar formas difenrentes de aprender,
suas produções revelam suas capacidades e pontecialidades,
as quais poderão ser aprecadas por várias outras pessoas.Amplia-se
assim ,a concepção de avaliação , que deixa
de ter função de “verificar” a aprendizagem
para incorporar a de possibilitar ao aluno, e até mesmo incentivá-lo,
a mostrar seu progresso e prepará-lo para comunicar o que aprendeu
e a defender suas posições.
O portfólio é um meio valioso que apresenta a potencialidade
de tornar explícita a articulação entre currículo,
avaliação e trabalho pedagógico, pois contribui para
o estabelecimento da estrutura e dos processos de documentação
e reflexão sobre o ensino e a aprendizagem a ele relacionada, tornando-os
públicos.
Os professores que desejam formar alunos reflexivos e professores imbuídos
do espírito de desenvolvimento profissional, achados de pesquisas
concluem que o uso do portfólio promove o desenvolvimento de habilidades
importantes, como a reflexão, a auto-avaliação e
a análise crítica. Portfólios como procedimento de
avalição têm sido cada vez mais usados por causa do
seu potencial para associar currículo e práticas pedagógicas
com vistas ao desenvolvimento cognitivo.O desenvolvimento metacognitivo
traz contribuições para a formulação de maneiras
alternativas de avaliação, como o uso do portfólio,
Hacker(1998) e Klenowski :p.102 explicam que a metacognição
envolve o pensar sobre o próprio pensar ou o conhecer a aprendizagem
de alguém e a si próprio como aprendiz, a auto-apreciação
e a auto-administração da cognição são
consideradas suas principais características .É importante
que as pessoas se compreendam como agentes do seu próprio pensar.Por
isso que é importante incorporar a prática do portfólio
desde a Educação Infantil, pois estas crianças serão
estimuladas, desde cedo, a refletir sobre sua aprendizagem, valorizando-a.A
teoria da metacognição focaliza os aspectos do pensar que
contribuem para a formação da consciência e da compreensão
pelo aluno de ele ser o próprio regulador e agente do seu próprio
pensar.É por meio da reflexão e da auto-avaliação
pricípios que integrão o principais, que se fortalece o
pensar dos alunos sobre o seu próprio pensar.
É importante que o aluno leve em conta suas emoções
durante a aprendizagem e desenvolva a habilidade de incluí-las,
administrá-las e tolerá-las.
Quando os alunos estão conscientes do estado do seu conhecimento,
eles podem efetivamente direcionar a aprendizagem rumo aos objetivos estabelecidos.Quando
os alunos já são capazes de adequadamente monitorar seu
conhecimento e os processos do pensamento e já podem ser orientados
para o monitoramento de tarefas complexas, seus professores podem ajudá-los
no processo de auto-regulação de sua própria aprendizagem.
É esperado que com o uso do portfólio os educadores pensem
mais em modos de conduzir o desenvolvimento infantil e que estes avaliem
e relatem o processo.
Os portfólios podem proporcionar uma reflexão e uma comunicação
contínua, mais rica e mais profunda dentro de sua comunidade. A
reflexão e a comunicação são as atividades
cruciais em uma comunidade de aprendizes, tanto em uma pré-escola,
creche ou escola como do lado de fora, nos lares
Um dos caminhos para a construção de uma sociedade mais
justa é a adoção de procedimentos avaliativos comprometidos
com a aprendizagem de alunos e professores e com o desenvolvimento da
escola.
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