Dulcinéia Ferreira
Ana Maria de Campos
Fernanda Maria de Lima
Vera Lúcia Martins
Maria Iva L. Silva
Tiago Duque
Fabiana Aparecida de Albuquerque
Creusa da Silva Vieira.
A experiência de Alfabetização de
Jovens e Adultos desenvolvida por um grupo de educadores/as reunidos em
torno do PROJETO LETRAVIVA, durante os anos de 2003 e 2004 na cidade de
Campinas/S.P., teve como tema central “a vida” nas suas múltiplas
manifestações e o eixo de produção do conhecimento
fundado no princípio da autonomia e liberdade de criação
de todos os sujeitos envolvidos.
Assim, é impossível falar dessa experiência no singular.
Ela só pode ser apresentada no coletivo, pois é fruto da
contínua construção vivenciada em cada um dos múltiplos
espaços nos quais foi gestada, alimentada e desenvolvida.
O Projeto LETRAVIVA tem a sua identidade associada à Educação
Popular, contudo teve o seu início no campo institucional , no
interior da Secretaria Municipal de Educação de Campinas,
sendo viabilizado através de um convênio firmado com o Governo
Federal, MEC/FNDE no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado.
Para que o desafio de alfabetizar jovens e adultos ultrapassasse os espaços
escolarizados geridos pelo poder público municipal, foi empreendida
uma campanha de mobilização dos setores organizados da sociedade
civil campineira. Vários grupos colocaram-se à disposição
para o trabalho. Assim, surgiu uma parceria entre os representantes das
diferentes organizações sociais e o Governo Municipal, nesse
período sob o comando do Partido dos Trabalhadores.
Também foram convidadas para esse trabalho as pessoas ligadas aos
diferentes movimentos sociais e populares existentes no município.
Assim, a maioria dos/das educadores/as populares são constituídos
de pessoas representativas dos setores organizados e, fundamentalmente,
ligados aos grupos mais empobrecidos da população, para
os quais os governos quase nunca oferecem oportunidades de educação
de qualidade
O LETRAVIVA teve a sua criação e sustentação
metodológica no princípio da autonomia e incalculável
criatividade de sujeitos que se reúnem com a finalidade de ampliar
as possibilidades da existência humana, experimentando no espaço/tempo
da aula novas possibilidades de ser e estar no mundo, reinventando alternativas
de sobrevivência e ressignificando a própria vida.
O trabalho de Formação Inicial e Continuada dos/as Educadores/as
Populares desenvolvido pela Coordenação do Projeto nos anos
de 2003 e 2004 buscou alimentar e sustentar o tom da criatividade a serviço
da vida. A Formação Continuada procurou incentivar os/as
Educadores/as a usarem da sua criatividade e inventividade para, fazendo
uso de seu vasto repertório cultural, criar juntamente com os/as
educandos/as o seu melhor e mais eficiente “método”
de trabalho. Em nenhum momento foi oferecida a solução fácil
da utilização de cartilhas ou regras universalizantes, fato
que gerou muita angústia e desassossego no início do processo,
mas que foi sendo superado e ultrapassado através das vivências
compartilhadas entre os muitos/as educadores/as. Dessa maneira, toda a
riqueza e expressividade dos sujeitos foi acolhida e compartilhada nos
grupos de alfabetização, sendo demonstrada pelas inúmeras
manifestações e resultados provenientes do trabalho em grupo.
São inúmeras poesias, músicas, paródias, cartas
e histórias de vida criadas e escritas pelos/educandos/as do LETRAVIVA.
Muitos se descobriram capazes de alçar vôos nunca dantes
imaginados. A vida em toda a sua plenitude foi como que desabrochando
no interior dos pequenos grupos de pessoas que tornaram-se amigas e companheiras
na recriação da vida cotidiana.
LETRAVIVA porque a vida está em primeiro lugar e acreditamos que
o espaço/tempo de cuidar da aquisição da leitura
e da escrita também se apresente como um tempo e lugar para a produção
e divulgação do novo. Um tempo e lugar onde se faça
possível a construção de novos saberes, de novas
possibilidades de vida.
O grupo que vem a esse 15º COLE deseja apresentar por meio de uma
VIVÊNCIA uma das inúmeras possibilidades de alfabetização
de Jovens e Adultos instigadas pela leitura apaixonada do mestre Paulo
Freire.
LETRAVIVA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONSTRUÍDOS
E COMPARTILHADOS ENTRE INSTITUIÇÃO PÚBLICA E MOVIMENTOS
POPULARES DE CAMPINAS.
DULCINÉIA FERREIRA E ANA MARIA DE CAMPOS
A criação e desenvolvimento de uma experiência em
Educação Popular para além da alfabetização
de jovens e adultos, informada pelos conhecimentos freireanos e os modos
criativos de reinvenção da realidade dos Movimentos Populares
se deu na Sec.Mun.Educação de Campinas por opção
de governo do PT(2001/2004). Financiado com recursos Municipais e Federais
(Programa Brasil Alfabetizado) e executado em parceria com instituições
da sociedade civil.Todas e todos puderam mergulhar no movimento de criação,
execução e avaliação do Projeto LETRAVIVA.
Afetamos e fomos afetados e sem fazer barulho pudemos reinventar o jeito
de ser e estar no mundo, criando uma vivência de empoderamento daqueles
que pensam que nada sabem e nada podem.
FORMAÇÃO CONTINUADA: A PRODUÇÃO
COLETIVA DO CONHECIMENTO.
FERNANDA MARIA DE LIMA, VERA LÚCIA MARTIS E MARIA IVA L. SILVA
O desafio de produzir conhecimento no e para o grupo mostrou-se desde
o início do Projeto LETRAVIVA como a principal tarefa da Coordenação
voltada aos/as Educadores/as. Para a sua concretização tentamos
nos despir dos vícios acumulados durante anos de educação
autoritária e diretiva. Assim, a atitude de acolhida e escuta forjou
o ambiente propício para a construção do conhecimento
a partir do diálogo e da troca de experiências, instigando
a criatividade dos membros do grupo.Esse processo sugeria aos Educadores/as
as possibilidades a serem desenvolvidas nos grupos de alfabetização,
com ênfase no cuidado para com o educando e o respeito pela sua
cultura, pois acreditamos que há um universo para além da
mera decodificação de letras e sílabas.
ESTÁGIO: CRIAÇÃO E RESPONSABILIDADE
COMPARTILHADA.
TIAGO DUQUE E FABIANA APARECIDA DE ALBUQUERQUE:
O período do Estágio dos universitários no Projeto
LETRAVIVA foi desde a entrevista de seleção pautado pela
colaboração e autoria. A Coordenação optou
pela constituição de uma equipe multidisciplinar formada
por estudantes de Pedagogia, Ciências Sociais, Administração
de Empresas, Informática, Biblioteconomia e Propaganda e Marketing
possibilitando a troca de experiências e complemantariedade nas
ações. O grande desafio foi o de atuar junto com a Coordenação
compartilhando a autoria do Projeto, o seu modo de ser diário,
as demandas e tarefas advindas das diferentes frentes de ação,
como a mobilização social, divulgação, Cursos
de Formação, atendimento dos Educadores/as e Educandos/as,
envio de relatórios para o MEC e SME, entre outros.
GRUPO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
DESAFIO COTIDIANO.
CREUSA DA SILVA VIEIRA
A vivência diária de um grupo de Alfabetização
de Jovens e Adultos foi para mim uma experiência riquíssima
que mudou o meu modo de estar no mundo. Fui desafiada desde o princípio
a buscar as soluções para minhas interrogações
no próprio convívio com os Educandos/as. Compreendi que
é possível alfabetizar a partir das necessidades e do repertório
cultural que os Educandos/as trazem consigo. Precisei ir além de
meus limitados conhecimentos da linguagem Braile para acolher e responder
às necessidades de um Educando com Deficiência Visual, que
se recusava a freqüentar uma escola especializada. Cada Educando
trouxe um desafio diferente e ao mesmo tempo a força e a solidariedade
para procurarmos juntos as melhores opções de trabalho e
convivência.