Cleia Ferreira Vasconcelos Campos - Centro Federal
de Educação Tecnológica–Goiás (CEFET-GO)
O desejo de tornar o ensino e, conseqüentemente,
a aprendizagem da língua estrangeira algo não só
agradável, mas também prático e que conseguisse alcançar
a velocidade das necessidades do aluno trouxe a abordagem instrumental
como estratégia.
Baseada em profundos estudos da análise do discurso, da psicologia
cognitiva, da psicolingüística, sociolingüística
e da lingüística aplicada, a abordagem instrumental traz ao
aluno o prazer da experiência com o texto. Propicia uma atitude
não passiva diante do texto. Tira informações experiências;
instrumentaliza-o com as estratégias, dá independência
àquele que, diante de novas informações ou instruções,
pode aprender, questionar e crescer.
O Inglês Instrumental tem como objetivo preparar o aluno - futuro
profssional - como um leitor inteligente, capaz de não apenas ler,
mas perceber as entrelinhas, as relações implícitas,
separar informação de opinião.Tal objetivo encontrou
ressonância nos cursos técnicos e tecnológicos oferecidos
pelo CEFET em Goiás. Preparamos jovens e adultos para o mercado
de trabalho, no qual devem apresentar-se aptos a absorver novas idéias,
teorias, métodos, mesmo que se lhe apresentem em língua
estrangeira.
O vestibular entra em pauta principalmente quando analisamos
duas questões básicas a seu respeito.
A primeira é que a seleção para um
curso tecnológico de nível superior ou mesmo pós-médio
tem poder de influenciar na metodologia aplicada pelas escolas de ensino
médio. Da mesma forma como a ênfase na prova de redação
fez mudar o conceito da Língua Portuguesa em muitas escolas, a
ênfase no Inglês Instrumental tem mudado o ensino da língua
inglesa. Isso pode ser notado já nas novas edições
de livros didáticos a que temos acesso.
A outra questão a respeito do Vestibular é que a prova deve
partir do perfil do aluno que a instituição quer para seu
corpo discente. No que se refere ao CEFET e a seus cursos tecnológicos,
o aluno ideal é o analítico-crítico e não
um “memorizador de regras”. O CEFET precisa da inteligência,
da perspicácia, da inventividade do aluno para poder “imprimir”
nele o criador de soluções em vez do “autômato”.
Então, novamente encontramos no Inglês Instrumental um dispositivo
eficaz para se selecionar o aluno com o perfil desejado.
Depois de algumas experiências com a metodologia nos vestibulares
de 2000 a 2002, foi possível detectar que a prova elaborada a partir
do instrumental poderia discriminar melhor. Por causa dos níveis
de leitura e das estratégias as questões naturalmente apresentavam-se
como fáceis (como uma idéia geral que o texto pudesse apresentar-skimming),
ou mais difíceis (que exigissem mais interpretação
- intensive reading).
O estilo também diminui a possibilidade de chute pois aumenta a
probabilidade de resolução, o que mais uma vez reforça
o maior poder discriminativo do Inglês Instrumental sobre o tradicional.
Talvez porque a prova tenha ficado mais atraente (os textos são
autênticos e, quase todos, com presença de linguagem não-verbal)
ou porque a própria metodologia tirou do aluno alguns medos e mitos
(principalmente aquele de acreditar que todas as palavras no texto têm
de ser “traduzida”).
Para demonstrar a aplicação que o Vestibular CEFET deu à
abordagem instrumental, escolhemos duas das provas mais recentes: 2004
e 2005 ( em anexo)
Na prova de 2004 exploramos o gênero carta, publicado
numa revista de vôo da TAM. A primeira questão (08) explora
justamente a estrutura do texto e um pouco de leitura da parte do candidato.
Na segunda questão (09), já é cobrada do candidato
uma leitura mais atenta com julgamento no que se refere à opinião
do locutor expressa na carta. E a terceira questão (10) trabalha
a interpretação. Para responder corretamente às assertivas
era exigido do candidato o levantamento de inferências, um aprofundamento
na leitura.
Com as três questões pode-se avaliar a capacidade do aluno-leitor
de lançar olhares diferenciados sobre o texto. Em contrapartida,
o avaliador tem como medir essa capacidade já que os níveis
de inferência (literal, literal-contextual e contextual) são
explorados de forma gradativa nas questões.
As questões que se seguem (11 e 12), referentes
ao mesmo texto, abordam a aplicação da palavra dentro do
contexto.
No item 01, por exemplo:
01 ( ) O pronome “I” (linha 7) refere-se ao
locutor do texto. No caso, o Daniel Mandelli Martin.
A palavra “I” não é questionada
apenas como pronome ou sujeito de uma frase. É explorada sua função
no todo do texto, a saber, a carta. O candidato precisaria conhecer a
estrutura do gênero, relacioná-la aos elementos da comunicação
e também, através da leitura, aplicar os conceitos ao texto.
Conceitos que ele já deve dominar em Língua Portuguesa,
reiterados no Inglês.
O item 02 da questão 11
02 ( ) “Its” (linha 24) é usado como
elemento de retomada e repete a palavra TAM.
Também explora a utilização do pronome
já em outra função, a de elemento de retomada, de
anafórico. Novamente é requerido do candidato o conhecimento
do conceito e a leitura interpretativa.
Assim também foram trabalhadas as circunstâncias
estabelecidas pelos elementos de coesão e seu papel como marcadores
no discurso, alguma significação em contexto. Estes itens
exigiram uma certa competência lingüística ou um bom
senso de observação (significação pelo contexto).
De qualquer forma a simples memorização de pronomes e conectivos
jamais tornaria apto um candidato a resolver de forma acertada a estas
questões.
A prova de 2005 trabalha relativamente a mesma seqüência
e objetivos. Entretanto ela foi avaliada como mais “difícil”
pelos vestibulandos e comentários da mídia. Imaginamos que
isso se deve ao texto que, além de mais extenso, oferece maior
dificuldade de leitura: mais informações, umas relacionadas
a outras, sendo comparadas.
O objetivo das questões era verificar a habilidade do leitor em
separar as informações e entender as comparações.
A charge em português dá um alento ao candidato, mas o teor
da questão ( 14 – 2005 ) é fortemente interpretativo,
estabelecendo paralelo temático entre os textos (verbal e charge)
utilizados na prova.
A ênfase na leitura vai ao encontro do objetivo
da instituição,que é encontrar o aluno crítico-analítico
junto com o homem comum – aquele que acessa a internet, que lê
a camiseta, que precisa do manual e da instrução da máquina,
que canta a música, que vive.
Através de nossos exames vestibulares, procuramos
sinalizar nessa direção. De forma sutil e didática,
tentamos encaminhar o ensino médio a que ele permita a existência
desse tipo de profissional e cidadão. Afinal, o vestibular não
é apenas um instrumento de avaliação e seleção,
é também um exercício de ensino-aprendizagem.
PROVA DE INGLÊS - CEFET – 2004
Texto I
Negotiations between TAM and VARIG
Due to the conflicting and erroneous information published
in newspapers and magazines regarding the merger between TAM and V ARIG,
I decided a few days ago to provide all our employees with some clarification
via an in¬ house memorandum.
Today I deem it necessary to repeat these clarifications in this letter,
as a tribute to millions of passengers who place their trust in TAM daily
when they fly with us.
In fact, we have tried to arrive at the best understanding possible in
the negotiations that are under way, so that they may truly serve the
country' s air transportation industry while maintaining TAM's principal
values: rigor in its commercial, financial and fiscal commitments, respect
for its employees and the company's, perennation project. TAM’s
goals is to build a new, efficient, competitive, strong company, with
a consistent business plan and high standards of corporate governance.
We will not accept anything that jeopardizes these principles.
On the other hand, TAM continues to dedicate its best efforts to its restructuring
process, irrespective of any negotiations, with the main purpose of continuously
improving its activities. At the same time, we are carrying on with our
efforts to permanently strengthen our service-oriented spirit in order
to win over our clients even more completely.
As regards the TAM and VARIG negotiations, we hope common sense prevails
so that the best interests of Brazilian air transportation may be preserved
and strengthened at the end of this operation.
Have a nice trip.
Daniel Mandelli Martin
President
(Classe - TAM Inflight Magazine)
QUESTÃO 08
Segundo evidências presentes no texto I, pode-se
firmar que
01- ( ) trata-se de uma correspondência dirigida
aos funcionários de uma empresa;
02- (. ) vem a ser um oficio enviado pela TAM à VARIG;
03- ( ) trata-se de uma carta destinada aos passageiros da TAM;
04- ( ) trata-se de um documento escrito pelo presidente da V ARIG.
QUESTÃO 09
Assinale V para os itens que, de acordo com o texto I,
referem-se aos valores e lou objetivos da T AM e F para aqueles que os
ferem.
01- ( ) Respeito aos funcionários.
02- ( ) Rigor em seu .de9comprometimento fiscal, comercial e financeiro.
03- ( ) Manutenção do projeto da companhia até 2005.
04- ( ) Construção de uma companhia eficiente, forte e competitiva.
QUESÃO 10
Pela leitura ,do texto I, pode-se dizer que ele foi construí
do com a intenção de
01- ( ) fornecer infonnações quanto às
negociações entre as empresas T AM e V ARIG; .
02- ( ) criar um ambiente tranquilizador para os passageiros em relação
à segurança dos vôos;
03- ( ) prestar esclarecimentos quanto a boatos publicados em jornais
e revistas;
04- ( ) informar que aTAM espera que os interesses do transporte aéreo
sejam preservados e reforçados ao final das negociações.
QUESTÃO 11
Quanto ao aspecto formal do texto I, pode-se afirmar que:
01- ( ) o pronome "I" (linha 07) refere-se ao
locutor do texto. No caso, a Daniel Mandelli Martins.
02- ( ) "Its'" (linha 24) é usado como elemento de retomada
e repete a palavra T AM.
03- ( ) "at the same time", (linhas 26 e 27) funciona como elemento
de coesão e estabelece uma relação de seqüência
temporal.
04- ( ) "Have a nice trip", no final do texto, é uma
frase no imperativo, com interlocutor implícito.
QUESTÃO 12
Ainda com relação ao texto I, analise as
afirmativas a seguir.
'01- ( ) As palavras "conflicting" e "erroneous"
(linha 01) caracterizam as informações encontradas nos jornais.
Em oposição à idéia expressa por elas, encontra-se
a idéia expressa pela palavra "clarification" (linha
05).
02- ( ) Os termos "a few days ago" (linha 04) e "today"
(linha 07) expressam idéia de tempo.
03- ( ) A expressão" on the other hand" (linha 23) indica
que a frase que se segue está ligada à anterior por uma
relação de complementaridade.
04- ( ) O termo "hope" (linha 32) denota a idéia de compromisso,
certeza.
Texto 11
Society is discovering that the time has come to listen
to children and youngsters if we want to change the world.
It is impossible to talk about democracy without taking
into consideration what children and youngsters are thinking worldwide.
This is the conclusion reached by the United Nations Children's Fund (UNICEF)
in its State of the World's Children 2003 Report, released last December.
The central theme is the participation and the impact that the different
actions coordinated and headed by children and youngsters have had upon
the many different aspects of their lives.
(Classe - TAM Inflight Magazine)
QUESTÃO 13
Pelo conteúdo do texto lI, pode-se relacioná-lo
ao(s) seguinte(s) tópicos:
01. ( )one needs to listen to children and youngsters;
02. ( ) UNICEF's latest conclusion;
03. ( )juvenile protagonism;
04. ( ) youngsters can't make changes.
QUESTÃO 14
Os verbos "reached" e "released" apresentam,
em suas estruturas, marcas que
01. ( ) denotam tempo decorrido;
02. ( ) expressam a idéia de futuro;
03. ( ) caracterizam um tempo verbal específico;
04. ( ) diferenciam-se semanticamente das marcas encontradas em "coordinated"
e "headed".
PROVA DE INGLÊS - CEFET – 2005
Texto I
22 candidates dig deep into fortunes; only one wins
COLUMBUS, Ohio (AP) - Of the 22 candidates who each spent
more than $1 million of their own money trying to win their first election
to Congress, only one made it.
The lesson, say analysts, is that ready cash is less important than experience
and whether voters perceive wealthy candidates as "one of them."
"Millionaires don't automatically win," said Herb Asher, a political
science professor at Ohio State University. "The money just gives
them instant credibility and puts them in the position to be able to run
in the first place."
The sole victor was former federal prosecutor Michael McCaul, who won
in a Texas district once represented by Lyndon Johnson. The biggest loser
-in terms of money down the drain - was securities trader Blair Hull,
who spent nearly $29 million trying for a Senate seat but lost in the
Illinois Democratic primary to Barrack Obama.
Jack Davis, a New York businessman, said the reasons for running made
the money well spent. Davis, who changed parties to become a Democrat
so he could run against incumbent Republican Tom Reynolds, said the $1.2
million he spent was worth it just to get his message out that free trade
policies are costing American jobs. He lost to Reynolds 44% to 56%.
"I don't feel it's wasted. It was something that I had to do,"
Davis said. "What I did was to prove a point. "
A campaign finance rule that went into effect this year helped the incumbents
by allowing those running against millionaires to raise from donors up
to $6,000 a person - three times the normal ceiling on individual contributions
to a single candidate.
Open races often present the best possibility for millionaire candidates,
but even then, it helps to have experience, Asher said.
In Texas, McCaul, a former counterterrorism specialist in the Justice
Department, had the experience - and the cash. His wife, Linda, is the
daughter of Lowry Mays, chairman of the board of Clear Channel Communications
Inc. McCaul spent $4 million to defeat millionaire Ben Streusand, a Houston-area
mortgage banker, in a Republican runoff primary election. Since there
was no Democratic candidate, McCaul won election to the House.
At least one millionaire candidate started his Senate race with a well-known
name - beer executive Pete Coors of Colorado. Coors spent $950,000 of
his fortune but came up short against Democrat Ken Salazar, the state's
attorney general.
Stanley Renshon, a. political psychologist at the City University of New
York, said it often comes down to whether voters perceive the millionaires
as one of them. "There are millionaires of the people and then there
are just millionaires," Renshon said. We don't mind people making
money, but we don't like people who make money and think they are better
than us. The secret is to be rich but not snobby."
(Texto adaptado - retirado do jornal americano 'USA TODAY' -ed. 10/11/04)
Vocabulary:
wealthy (rico),
down the drain (descer pelo ralo),
worth (valer a pena),
defeat (derrotar),
attorney (procurador)
Com referência ao texto, responda as questões
a seguir.
QUESTÃO 08
Quanto aos gastos dos candidatos, é correto afirmar
que
01- ( ) Blair Hull gastou cerca de 29 milhões de
dólares tentando uma vaga no senado;
02- ( ) Tom Reynolds gastou 1,2 milhões de dólares;
03- ( ) milionários doaram menos de 6 mil dólares cada um;
04- ( ) Pete Coors gastou 950 mil dólares de sua fortuna.
QUESTÃO 09
No texto, que frases expressam a opinião dos eleitores?
01- ( ) Ready cash is less important than experience.
02- ( ) The money just gives them instant credibility.
03- ( ) Open races often present the best possibility.
04- ( ) The secret is to be rich but not snobby.
QUESTÃO 10
Na linha 31, a palavra 'ceiling' teria como idéia(s)
correta(s):
01- ( ) O teto mínimo política;
02- ( ) O teto de contribuição.
03- ( ) O teto normal de contribuição que uma pessoa pode
dar para o partido;
04- ( ) O valor médio de contribuição para uma campanha
política.
QUESTÃO 11
Nas linhas 25 e 26, a frase dita por Jack Davis: "What
I did was to prove a point" pode ser corretamente transformada, para
a voz passiva, em:
01- ( ) The point was proved by me;
02- ( ) The point was proved by him;
03- ( ) Proved the point was what he did;
04- ( ) What he did was. to prove the point.
QUESTÃO 12
Com relação aos pronomes utilizados no texto,
analise as colocações a seguir.
01- ( ) "Them" (linha 03) refere-se a "candidates".
02- ( ) "That" (linha 27) retoma a expressão que a antecede
e tem como núcleo (headword) a palavra "campaing".
03- ( ) "It" (linha 34) recupera a idéia de "best
possibility".
04- ( ) "We" (linha 56) faz referência às pessoas
que votam.
QUESTÃO 13
Pode-se apontar como idéias defendidas no texto:
01- ( ) os valores para uma campanha política são
altos e nem sempre o gasto é certeza de resultados;
02- ( ) o texto deixa claro que candidatos ricos só conseguem se
eleger quando gastam muito dinheiro em suas campanhas;
03- ( ) os eleitores se preocupam mais com a experiência do candidato
do que com o poder financeiro dele;
04- ( ) em campanhas eleitorais, o poder do dinheiro conta mais para quem
pode gastar mais.
QUESTÃO 14
Quais das alternativas a seguir associam acharge ao texto
I ?

01- ( ) The text and the charge talk about the necessity
of money in election.
02- ( ) The charge and the text present millionaire candidates.
03- ( ) Both texts ta1k about campaing finance.
04- ( ) In Brazil as in the United States millionaires authomatically
win.