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POESIA
PARA SENTIR E GOSTAR
Flávia Cecília de Meletti Corrêa - Colégio Uirapuru JUSTIFICATIVA A poesia para as crianças vem de encontro ao desenvolvimento
da imaginação, da expressão e da sensibilidade, assim
como, o desenvolvimento da prática reflexiva que leva à
criança a novas percepções, aguça a sensibilidade,
a cognição e a imaginação. OBJETIVOS GERAIS Propiciar no âmbito prático e reflexivo a articulação dos seguintes aspectos: • a escuta interessada de poesias, visando a percepção do sentido que o poema propõe e a capacidade de construção de sentido, reconhecimento, análise e identificação das obras e seus autores. • A reflexão como um pensar sobre todos os conteúdos dos poemas, compartilhando perguntas e afirmações que a criança realiza instigada pelo professor a partir do contato com a poesia. • O fazer poesia centrado na exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos com a ajuda do professor, propiciando o desenvolvimento de um percurso de criação pessoal. OBJETIVOS ESPECÍFICOS O trabalho em torno das poesias em Educação Infantil visa as oportunidades para que as crianças sejam capazes de: • ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se pela poesia; • participar de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar as poesias que conhece, ouvir outras, elaborar e responder perguntas; • familiarizar-se com a escrita de poemas por meio do manuseio de livros, revistas e outros e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário; • escutar poesias lidas, apreciando a leitura feita pelo professor, ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura; • interessar-se por criar poesias; ler poesias (quando já alfabetizado ou em processo de alfabetização) e • fruir da poesia, sensibilizar-se com ela. A POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Ao se introduzir a poesia nas classes de educação
Infantil, deve-se lembrar que as cantigas populares e folclóricas,
as canções de ninar, os versos de roda e os jogos são
as experiências mais próximas que as crianças pequenas
têm no campo da poesia. (...) a elaboração e a execução de um projeto encontram-se necessariamente ligadas a uma investigação — ação que deve ser simultaneamente um ato de transformação, uma ocasião de investigação e de formação, tornando-se, portanto, uma produção intelectual (Barbier apud Smole: 2000, p. 165). Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação
Infantil (1998) é aconselhável que as crianças realizem
uma observação livre da poesia - quando apresentada pelo
professor e/ou escutada, quando musicada - e que possam tecer os comentários
que quiserem, fazendo com que todo o grupo participe. E, o professor deverá
atuar com um provocador da apreciação dos poemas, escolhendo
e socializando as falas das crianças. Toda interpretação começa com essa pergunta (o que ele quis dizer?). É uma pergunta que surge numa zona de obscuridade: há sombras no texto. O intérprete é um ser luminoso. Não suporta sombras. Ele traz suas lanternas, suas idéias claras e distintas, e trata de iluminar os bosques sombrios... Não percebe que, ao tentar iluminar os bosques, dele fogem as criaturas encantadas que habitam as sombras. Esquecem-se do que disse Gaston Bachelard: "Parece que existem em nós cantos sombrios que toleram apenas uma luz bruxuleante..." O inconsciente é um bosque sombrio... ( Alves: 2004 b) A resposta a um texto nunca deve ser uma interpretação.
Deve ser um outro texto. Assim, quando um professor lê um poema
para os seus alunos, deve fazer-lhe uma provocação: "O
que é que esse poema lhe sugere? O que é que vocês
vêem? Que imagens? Que associações?". Assim o
aluno, em vez de se entregar à duvidosa tarefa de descobrir o que
o autor queria dizer, entrega-se à criativa tarefa de produzir
o seu próprio texto literário (Paz apud Alves: 2004 b) CONCLUSÃO Este Projeto tem a intenção de despertar
o interesse nas crianças pelo mundo mágico da poesia (e,
por conseqüência, nas professoras de Educação
Infantil, que deverão, antes de apresentar às crianças,
ler, pesquisar, apreciar e buscar as melhores poesias a seus alunos) e
que, não deixem essa magia escapar nas interpretações
do que deve ser sentido. A educação ao longo de toda a vida é uma construção contínua da pessoa humana, do seu saber e das suas aptidões, mas também da sua capacidade de discernir e agir. Deve levá-la a tomar consciência de si própria e do meio que a envolve e a desempenhar o papel social que lhe cabe no mundo do trabalho e da comunidade. O saber, o saber-fazer, o saber viver junto e o saber-ser constituem quatro aspectos, intimamente ligados, de uma mesma realidade. (Delors: 1999, p. 106-107) E, por fim, concluo que o professor, ao trabalhar com poesias com crianças de Educação Infantil, deve: ? PREPARAR-SE REFERÊNCIAS ABRAMOVICH,
Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 2 ed. São Paulo:
Scipione, 1991. |
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