INCENTIVO
À LEITURA DE LIVROS ESCRITOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Julia Aparecida Paiffer Felter - Universidade
de Sorocaba (UNISO)
Objetivo:
Este trabalho
objetiva ajudar o professor de língua estrangeira no incentivo
da leitura de material em língua estrangeira (em especial a língua
inglesa). Com a ajuda das técnicas de incentivo apresentadas pode-se
conseguir a atenção do aluno do Ensino Fundamental e do
Ensino Médio e despertar seu interesse pela leitura, proporcionando
ao mesmo o aumento de seu conhecimento da língua e da cultura do
povo cuja língua se estuda.

? Temas Clássicos
(Cinderella, Sleeping Beauty, Peter Pan, etc)
? Temas de Filmes (Titanic, Forrest Gump, Romeu e Julieta, etc)
? Temas Variados (Temas sobre a vida de artistas famosos como: Tom Cruise,
Celine Dion, etc)
TÉCNICAS
PARA CRIAR INTERESSE
ANTES DA
LEITURA DO LIVRO
? Apresentação do livro
? Perguntas a respeito do conteúdo (sobre personagens, enredo,
etc)
? Exercícios para introduzir a história do reader
DURANTE A
LEITURA DO LIVRO
? Perguntas sobre o andamento da leitura
? O que estão achando da leitura do livro
? Qual a necessidade de ajuda adicional
APÓS
A LEITURA DO LIVRO
? Os alunos comentam sobre o que leram (história, enredo, etc)
? Comparam com o que sabiam antes de ler o livro com o que agora descobriram
com a leitura
? Exercícios de compreensão de texto (opcional)
TÉCNICAS
PARA MOTIVAR A LEITURA
Atividades
para auxílio da motivação:
? COBRINDO
OS TÍTULOS:
1 – Encobrir o título de alguns livros e mostrá-los
aos alunos para que vejam a variedade de material disponível para
leitura;
2 – Dar aos alunos uma lista com os nomes dos títulos, ou
cartões com os nomes dos títulos;
3 – Mostrar aos alunos cada livro com os títulos encobertos
para que eles relacionem a informação que aparece na capa
do livro com um dos títulos que eles têm na sua lista ou
nos cartões;
4 – Conferir se as respostas deles estão corretas por remover
a cobertura do título.
? COMBINE
AS SINOPSES:
1 – Copie a sinopse do livro ou crie um resumo da história
usando a descrição apresentada nos catálogos de livros;
2 – Dê aos alunos uma lista com os títulos dos livros
e peça-lhes para combinarem os títulos com os resumos ou
sinopses.
Obs: ao preparar os resumos lembre-se de incluir algumas pistas que facilitem
aos alunos fazer a combinação.
? OUÇA
CUIDADOSAMENTE:
1 – Dê aos alunos uma lista de três ou quatro títulos
ou resumos de livros;
2 – Apresente um pequeno trecho do livro em áudio(cd ou k-7)
ou mesmo em filme, se houver;
3 – Peça aos estudantes para fazerem a combinação
do resumo / título com o que eles ouviram em áudio ou filme.
Obs.: Se você escolher um tema de bastante ação, isso
poderá motivá-los ainda mais a quererem ler o livro para
saber qual será o final da história.
TER EM MENTE
Apresentar
a idéia de leitura como algo excitante;
Ler pessoalmente o livro para ter uma base mais sólida ao incentivar
a leitura do mesmo;
Evitar pedir aos alunos que leiam trechos em voz alta;
Não apresentar a atividade como ‘obrigatória’
CONCLUSÃO:
Após
a exploração das técnicas mencionadas os alunos poderão
estar mais inclinados à leitura de livros em língua estrangeira,
pois estarão não apenas sendo direcionados a ler com um
objetivo concreto, mas terão verdadeiro interesse pelo desenrolar
dos eventos apresentados na história e previamente incentivados
pelo professor. Isso criará no aluno de língua estrangeira
um gosto renovado pela leitura e pelo próprio conhecimento da língua
estudada.
BIBLIOGRAFIA:
DAWSON, Nick – Penguin Readers Teacher’s Guide
to using Graded Readers. Longman, 2000 – 4ª ed.
WEBGRAFIA:
www.penguinreaders.com
|