Voltar    
  INCENTIVO À LEITURA DE LIVROS ESCRITOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Julia Aparecida Paiffer Felter - Universidade de Sorocaba (UNISO)

Objetivo:

Este trabalho objetiva ajudar o professor de língua estrangeira no incentivo da leitura de material em língua estrangeira (em especial a língua inglesa). Com a ajuda das técnicas de incentivo apresentadas pode-se conseguir a atenção do aluno do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e despertar seu interesse pela leitura, proporcionando ao mesmo o aumento de seu conhecimento da língua e da cultura do povo cuja língua se estuda.

? Temas Clássicos (Cinderella, Sleeping Beauty, Peter Pan, etc)
? Temas de Filmes (Titanic, Forrest Gump, Romeu e Julieta, etc)
? Temas Variados (Temas sobre a vida de artistas famosos como: Tom Cruise, Celine Dion, etc)

TÉCNICAS PARA CRIAR INTERESSE

ANTES DA LEITURA DO LIVRO
? Apresentação do livro
? Perguntas a respeito do conteúdo (sobre personagens, enredo, etc)
? Exercícios para introduzir a história do reader

DURANTE A LEITURA DO LIVRO
? Perguntas sobre o andamento da leitura
? O que estão achando da leitura do livro
? Qual a necessidade de ajuda adicional

APÓS A LEITURA DO LIVRO
? Os alunos comentam sobre o que leram (história, enredo, etc)
? Comparam com o que sabiam antes de ler o livro com o que agora descobriram com a leitura
? Exercícios de compreensão de texto (opcional)

TÉCNICAS PARA MOTIVAR A LEITURA

Atividades para auxílio da motivação:

? COBRINDO OS TÍTULOS:
1 – Encobrir o título de alguns livros e mostrá-los aos alunos para que vejam a variedade de material disponível para leitura;
2 – Dar aos alunos uma lista com os nomes dos títulos, ou cartões com os nomes dos títulos;
3 – Mostrar aos alunos cada livro com os títulos encobertos para que eles relacionem a informação que aparece na capa do livro com um dos títulos que eles têm na sua lista ou nos cartões;
4 – Conferir se as respostas deles estão corretas por remover a cobertura do título.

? COMBINE AS SINOPSES:
1 – Copie a sinopse do livro ou crie um resumo da história usando a descrição apresentada nos catálogos de livros;
2 – Dê aos alunos uma lista com os títulos dos livros e peça-lhes para combinarem os títulos com os resumos ou sinopses.
Obs: ao preparar os resumos lembre-se de incluir algumas pistas que facilitem aos alunos fazer a combinação.

? OUÇA CUIDADOSAMENTE:
1 – Dê aos alunos uma lista de três ou quatro títulos ou resumos de livros;
2 – Apresente um pequeno trecho do livro em áudio(cd ou k-7) ou mesmo em filme, se houver;
3 – Peça aos estudantes para fazerem a combinação do resumo / título com o que eles ouviram em áudio ou filme.
Obs.: Se você escolher um tema de bastante ação, isso poderá motivá-los ainda mais a quererem ler o livro para saber qual será o final da história.


TER EM MENTE

Apresentar a idéia de leitura como algo excitante;
Ler pessoalmente o livro para ter uma base mais sólida ao incentivar a leitura do mesmo;
Evitar pedir aos alunos que leiam trechos em voz alta;
Não apresentar a atividade como ‘obrigatória’

CONCLUSÃO:

Após a exploração das técnicas mencionadas os alunos poderão estar mais inclinados à leitura de livros em língua estrangeira, pois estarão não apenas sendo direcionados a ler com um objetivo concreto, mas terão verdadeiro interesse pelo desenrolar dos eventos apresentados na história e previamente incentivados pelo professor. Isso criará no aluno de língua estrangeira um gosto renovado pela leitura e pelo próprio conhecimento da língua estudada.

BIBLIOGRAFIA:
DAWSON, Nick – Penguin Readers Teacher’s Guide to using Graded Readers. Longman, 2000 – 4ª ed.

WEBGRAFIA:
www.penguinreaders.com

 
Voltar