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FRANKLIN
CASCAES, UMA HISTÓRIA DE VIDA RECONTADA EM SUA ARTE
Mariana
Zloti Frazzi - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
Carolina Lepletier Teixeira - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
Eliane Santana Dias Debus - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
e Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
Trata-se
da de um projeto interdisciplinar desenvolvido pela 5ª fase do curso
de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto possui
como eixo central o tema “Patrimônio, linguagens e infâncias”
e como temática o artista catarinense Franklin Cascaes. O artista
foi escolhido devido a sua infinidade de obras produzidas como contos,
desenhos e esculturas visando retratar a cultura tradicional açoriana.
Franklin Cascaes nasceu em 1908 em Florianópolis, vindo a falecer
no ano de 1983, foi reconhecido como folclorista comprometido com as raízes
da cultura catarinense, principalmente com os costumes da Ilha de Santa
Catarina. No decorrer de sua vida, expressou em forma de arte os estudos
que realizou sobre a cultura açoriana na Ilha de Florianópolis,
envolvendo seus aspectos folclóricos, culturais, lendas e superstições,
desenvolvendo um trabalho grandioso e criativo, resgatando as criaturas
fantásticas que fazem parte do imaginário açoriano.
Franklin Cascaes, foi reconhecido não somente como folclorista,
mas também como historiador, artista plástico e pesquisador
sendo considerado um dos mais importantes artistas catarinenses devido
ao seu caráter singular e também pela sua determinação
e persistência ao dedicar boa parte de sua vida ao registro das
tradições, usos e costumes do povo ilhéu.
A produção do projeto interdisciplinar buscava retratar
através das obras de Franklin Cascaes a identidade cultural dos
alunos descendentes da cultura tipicamente açoriana encontrada
na cidade de Florianópolis, objetivando assim, promover o contato
dos estudantes com o conhecimento sobre suas próprias origens e
costumes. Neste sentido, a produção artística de
Cascaes mostra-se como uma das maiores contribuições para
a preservação da identidade cultural da ilha, sendo por
isto escolhida como temática do projeto produzido.
Procurou-se durante a elaboração do projeto, unir os conteúdos
curriculares obrigatórios a atividades didáticas envolvendo
a produção de Cascaes, considerando que seus estudos e obras
artísticas representam da pesca a medicina popular; da cerâmica
aos cantos; dos engenhos de farinha aos mitos, bruxas e boitatás.
Aprofundando-se, sobretudo, no estudo que trata das lendas através
de desenhos fantásticos, cujo sentido mítico dimensiona
uma criatividade genuína e profunda.
As histórias retratadas por Cascaes através de seus desenhos
míticos são frutos das lendas populares recolhidas pelo
artista através de pesquisas nas comunidades tipicamente açorianas
do litoral catarinense. Tais lendas atualmente encontram-se no livro “O
Fantástico na Ilha de Santa Catarina” •, que reúne
as histórias colhidas pelo artista e suas ilustrações.
O acervo deixado por Cascaes é composto por obras produzidas ao
longo de seus trinta anos de atuação, seus trabalhos são
segmentados por 42 conjuntos temáticos de esculturas, manuscritos,
fitas cassete, fotografias, filmes (super 8) e desenhos em papel, que
se encontram atualmente no Museu Universitário da Universidade
Federal de Santa Catarina.
Durante a pesquisa para a elaboração do projeto interdisciplinar
pode-se perceber que as obras de Franklin Cascaes retratam de maneira
lúdica a concepção e vida cultural catarinense da
época, prezando dessa maneira o olhar infantil. Nesse aspecto,
constata-se a preocupação particular de Cascaes em realizar
um trabalho de fácil compreensão para as crianças
nos processos de ensino, tornando-se atraente ao universo infantil a rica
cultura local.
Por Franklin Cascaes ser um artista catarinense e suas obras encontrarem-se,
em sua maioria, no museu Universitário pôde-se ter acesso
mais fácil a pesquisadores e estudiosos envolvidos com suas obras,
assim como visualizar alguns de seus trabalhos, deste modo, percebeu-se
que as obras de Cascaes proporcionam o recontar de uma história,
que esclarece a influência e as manifestações culturais
na sociedade catarinense atual.
Em virtude da facilidade em adquirir informações sobre o
artista, assim como a identificação de suas obras com a
realidade cotidiana de muitas crianças, propôs-se no projeto
interdisciplinar que os estudantes recolhessem imagens com câmeras
de vídeo e de foto durante todo o processo de estudo sobre o artista
e produzissem, com a orientação do educador, um roteiro
para a posterior produção de um documentário retratando
a cultura açoriana, tendo como direcionamento a obra de Franklin
Cascaes.
Entretanto, tal produção não pôde ser realizada
pelos estudantes devido ao caráter teórico do projeto interdisciplinar
que é resultado do estágio de observação escolar
oferecido à 5ª fase do curso de Pedagogia - UFSC.
Porém, devido ao aspecto lúdico e imagético evidenciado
no trabalho do artista, fez-se necessário apresentar a temática
do projeto interdisciplinar, ou seja, Franklin Cascaes, de uma forma que
abrangesse com totalidade o caráter educacional e criativo de suas
obras. Resolveu-se dessa maneira, produzir um documentário didático
apresentando a vida e a obra de Cascaes e seu envolvimento com a cultura
e a história açoriana. O processo de produção
do vídeo foi realizado coletivamente como se havia proposto, porém
a finalidade do projeto diferenciou-se ao se considerar que o documentário
serviria para ilustrar a apresentação do projeto interdisciplinar
realizado pelo grupo e não mais somente para conhecer a cultura
e o artista catarinense.
Durante o processo de produção coletiva do documentário
pelas acadêmicas de Pedagogia, percebeu-se as inúmeras possibilidades
de se obter conhecimento através do meio audiovisual. Sua produção
possibilitou o contato com as inúmeras linguagens encontradas no
uso do vídeo e promoveu aos integrantes do processo, um novo olhar
sobre as imagens produzidas no cotidiano social.
O vídeo demonstrou-se muito enriquecedor durante o seu processo
de produção, vindo a propiciar além do conhecimento
técnico de manuseio da câmera, uma nova forma de linguagem
e comunicação no ambiente educacional.
A partir do reconhecimento dos benefícios e das capacidades didáticas
que o meio audiovisual pode promover na educação, percebe-se
a importância de se trabalhar com este novo meio nos processos de
ensino e a necessidade de instruir os educadores em formação
sobre as possibilidades de se trabalhar didaticamente com os recursos
audiovisuais. Considerando que, muitos professores da atualidade, não
desenvolveram durante o seu processo de formação profissional
tradicional, os conhecimentos necessários para realizar um trabalho
pedagógico que inclua a linguagem audiovisual numa perspectiva
integradora.
Os docentes
não sabem o que fazer com os equipamentos e apresenta baixa reserva
cultural para superar suas dificuldades. Um trabalho pedagógico
que inclua a linguagem audiovisual, tanto como recurso quanto como objeto,
numa perspectiva integradora, exige um certo grau de autonomia que os
professores não tiveram chance de desenvolver no projeto de formação
tradicional.(WIGGERS, I., ANO, p.3)
O videoprocesso
ou o processo coletivo de produção de um vídeo, aparenta
ser uma das formas mais criativas e inovadoras do uso do vídeo
no ensino. Este fato se deve ao seu aspecto ativo permitindo a elaboração
de programas didáticos e trabalhos de criação artística
pelos alunos, aparentando ser um meio criativo e concernente ao processo
de ensino contemporâneo.
Falar de vídeoprocesso equivale a falar de participação,
de criatividade, de compromisso, de dinamismo. É uma modalidade
na qual os alunos se sentem protagonistas. O vídeo nas mãos
do próprio aluno (FERRÉS, J., 1995, p.23).
O documentário
sobre a arte de Cascaes e sua relação com a cultura açoriana,
proporcionou para o grupo que participou de sua produção,
não apenas o conhecimento sobre o imaginário e história
açorita, mas a compreensão da influência das imagens
no meio social e educativo. Desta forma, a importância da incorporação
dos audiovisuais no ensino, evidenciou a necessidade de um maior desenvolvimento
dos professores em formação sobre as possibilidades de uso
do vídeo e das imagens no ambiente educacional. |
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