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PROJETO
INTERDISCIPLINAR - ANIMAIS
Taís Regina Rocha Lino - Colégio
Uirapuru
A partir do trabalho exposto, pretendo recuperar em minha
apresentação os fundamentos para a compreensão de
uma prática docente interdisciplinar, visando à importância
da mesma em projetos na Educação Infantil.
A segunda etapa do trabalho será a descrição de uma
experiência de sucesso, que certamente ilustrará as questões
citadas. Ressalto, também, a grande importância dos registros
na elucidação do trabalho interdisciplinar, dando ênfase
na ação educativa do professor.
Falar de interdisciplinaridade gera muitas incertezas e dúvidas.
Sabemos que relativamente é um termo novo, mas a tentativa de quebrar
a fragmentação de conhecimento e reunir tudo em uma totalidade
única é uma idéia antiga.
Aristóteles já se preocupava com idéias interdisciplinares,
apesar de ser o defensor da idéia de dividir a ciências em
objetos distintos de estudos, logo percebeu o perigo que isso causaria
em criar visões parciais da totalidade do próprio mundo.
Com essas indagações lançadas por esse pesquisador,
outros teóricos se preocuparam com o tema, resultando no aparecimento
das enciclopédias. Essas, por sua vez, vieram na tentativa de entrelaçar
em um único “documento” todas as informações
possíveis do mundo. Dessa maneira, dando a oportunidade ao acesso
dos diversos conhecimentos a todos.
O fato é que o trabalho Interdisciplinar pode proporcionar indescritíveis
experiências.
A Educadora Ivani Catarina Arantes Fazenda é uma grande contribuidora
para as reflexões sobre o tema, para ela interdisciplinaridade
é ação:
“Atitudes interdisciplinar, uma atitude frente a alternativas para
conhecer mais e melhor, atitude de espera frente aos atos não consumados,
atitude de reciprocidade que impede à troca, que impele ao diálogo,
ao diálogo com pares anônimos ou consigo mesmo, atitude de
espera frente à limitação do próprio saber,
atitude de perplexidade frente à possibilidade de desvendar novos
saberes, atitudes de desafio, frente ao novo, desafio em redimensionar
o velho, atitude de envolvimento e comprometimento com os projetos e com
as pessoas neles envolvidas, atitude, pois, de compromisso de construir
sempre da melhor forma possível, atitude de responsabilidade, mas
sobretudo de alegria, de revelação, de encontro, enfim de
vida”.¹
Portando, podemos resumir que Interdisciplinaridade é
troca, é parceira, são atitude de professor e aluno frente
a um tema, envolvendo duas ou mais disciplinas, em que se realiza como
uma forma de perceber, ver e sentir o mundo. De estar nele e participar
do seu desenvolvimento, assim a interdisciplinaridade age em relação
aos educandos no momento que esta adquirindo conhecimentos. (FAZENDA,
1991)
¹ Fala de Ivani Fazenda em Congresso sobre Interdisciplinar
em Mato Grosso, 1992.
Ressaltando a importância da parceria, Fazenda cita
que essa prática consiste numa tentativa de iniciar o diálogo
com outras formas de conhecimento que não estamos habituados, e
nessa tentativa a possibilidade de interpenetração delas.
Ou seja, o fundamental parceiro dessa parceria somos nós educadores,
em que devemos saber o momento exato de atuar de maneira ativa ou apenas
observativa do processo de aprendizagem. Assim para podermos praticar
a interdisciplinaridade temos que aprender a sermos parceiros de outros
educadores, parceiros dos alunos, parceiros dos teóricos, parceiros
dos estudos cotidianos. Enfim parceiros de tudo e de todos, afinal Interdisciplinaridade
é sinônimo de parceria.
Outro aspecto defendido por Fazenda, é o respeito da especificidade
de cada disciplina, ou seja, projeto, intencionalidade, fusão de
vários conhecimentos tornam-se características principais
do trabalho interdisciplinar, principalmente na Educação
Infantil.
Creio que o trabalho interdisciplinar na Educação Infantil
proporciona uma aprendizagem muito mais estruturada e rica, pois os conceitos
estão organizados em torno de unidades mais globais, de estruturas
conceituais e metodológicas compartilhada por várias disciplinas.
Dessa forma a prática docente acaba por se tornar mais articulada
e significativa para nossas crianças. Caracterizo, também,
como sendo um trabalho ousado, em instigar a busca e a pesquisa e provocar
transformações.
Na Educação Infantil o trabalho Interdisciplinar
abre a oportunidade de trabalhar conteúdos independentes dos livros
didáticos. Como no caso a ser relatado, para crianças menores
a Interdisciplinaridade é a forma mais eficaz no caminho para a
aprendizagem, em que não se encontram livros para transmissão
dos conteúdos. (CAVALCANTE, 2004)
O RCNEI² (1998) ressalta a importância do trabalho sobre “Animais”,
por projeto interdisciplinar.
A elaboração de projetos é, por excelência,
a forma de organização didática mais adequada para
se trabalhar com este eixo, devido à natureza e à diversidade
dos conteúdos que ele oferece e também ao seu caráter
interdisciplinar. A articulação entre as diversas áreas
que compõem este eixo é um dos fatores importantes para
a aprendizagem dos conteúdos propostos. A partir de um projeto
sobre animais, por exemplo, o professor pode ampliar o trabalho, trazendo
informações advindas do campo da História ou da Geografia.
(RCNEI, v.3 pág. 189. 1998)
Porém, para a dinâmica e a prática dê certo
é preciso que o trabalho seja planejado e
² Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil,
1998.
possua boa
sistematização. Assim ocorreu no Projeto Interdisciplinar
sobre Animais que realizei no Colégio Uirapuru (Sorocaba-SP) com
a turma do Maternal (crianças de 3 anos).
O projeto foi concebido sob ótica das disciplinas de Português,
Matemática, Geografia, Ciências, Educação Artística,
Música, Expressão Corporal, Recreação e Literatura
Infantil, dessa maneira trabalhando com uma ação interdisciplinar.
Percebendo a importância do trabalho com animais, devido à
proximidade e a empatia que as crianças têm por eles, desenvolvi
esse projeto por despertar um interesse natural, nesta faixa etária.
Os animais contribuem de forma decisiva ao desenvolvimento infantil, pois
através do contato com os mesmos, as crianças aprendem e
exercitam noções de cuidado, respeito, empatia, sensibilização
entre outros.
Nesta mesma linha o RCNEI afirma que o trabalho com os animais faz se
necessário, principalmente, nos primeiros anos de vida.
O contato com animais e plantas, a participação em práticas
que envolvam os cuidados necessários à sua criação
e cultivo, a possibilidade de observá-los, compará-los e
estabelecer relações é fundamental para que as crianças
possam ampliar seu conhecimento acerca dos seres vivos. O professor pode
criar situações para que elas percebam os animais que compartilham
o mesmo espaço que elas: “Quais são esses animais?”,
(...) Formigas, caracóis, tatus-bola, borboletas, lagartas etc.
podem ser observados no jardim da instituição, pesquisados
em livros ou mantidos temporariamente na sala. Oferecer oportunidades
para que as crianças possam expor o que sabem sobre os animais
que têm em casa, como cachorros, gatos etc., também é
uma forma de promover a aprendizagem sobre os seres vivos.
Em função
disso, o trabalho com os seres vivos e suas intricadas relações
com o meio oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de
ampliação da compreensão que a criança tem
sobre o mundo social e natural. A construção desse conhecimento
também é uma das condições necessárias
para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de
respeito e preservação à vida e ao meio ambiente,
bem como atitudes relacionadas à sua saúde.
(RCNEI, v.3 pág. 189 MEC, 19998)
Além
de possuírem (os animais) uma importante presença em seu
mundo cotidiano (desenhos animados, história, jogos) possuem também
importante caráter de identificação de suas vivências
pessoais e sociais.
O objetivo maior do trabalho foi o conhecimento das características
dos animais escolhidos pelas próprias crianças, apontando
as suas diversidades, como locais onde vivem alimentação,
hábitos e outras peculariedades relativas a cada espécie.
Objetivamos também a diferenciação de domésticos
e selvagens, úteis e nociveis, aquáticos, terrestres e aéreos,
reprodução e habitat dos animais.
Procurei incentivar as crianças em relação aos cuidados
e respeitos com os animais, o que acabou por resultar em um trabalho envolvendo
os temas transversais, como ética, cidadania, meio ambiente, natureza
e sociedade.
Para isso, trabalhamos com a comparação dos animais através
da prática da observação, apoiando no que se diz
a respeito o Referencial.
Quanto menores forem as crianças, mais suas representações
e noções sobre o mundo estão associadas diretamente
aos objetos concretos da realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada.
O crescente domínio e uso da linguagem, assim como a capacidade
de interação, possibilitam, todavia, que seu contato com
o mundo se amplie, sendo cada vez mais mediado por representações
e por significados construídos culturalmente.
(RCNEI, v.3 pág. 157 MEC, 1998)
O projeto
teve como ponto de partida o passeio para o NANU³, espaço
reservado para alguns animais. A partir daí o trabalho se encaminhou
em várias direções que despertaram os conteúdos
trabalhados.
Estudamos cada animal por vez, foram escolhidos pelas próprias
crianças cinco animais de cada espécie (Tartaruga, peixe,
sapo, cachorro e pato).
O projeto desenvolveu os seguintes procedimentos: através da música
“Sítio do Seu Lobato”, confeccionamos um livro contendo
registros sobre os animais estudados, enfocando a importância do
registro a cada atividade desenvolvida.
Utilizando de diferentes fontes de informação, realizamos
pesquisas da história de cada animal, realizando registros coletivos.
Alguns animais nos visitaram na sala de aula. Dessa maneira, classificamos
os animais, desenvolvemos atividades lúdicas, atividades matemática,
montagem de jogos, elaboração de painéis e cartazes,
formulamos algumas resoluções de problemas, contamos várias
histórias e gravamos um Cd com músicas de animais.
O Projeto também contou com importantes atitudes, como a preocupação
com a preservação da natureza, socialização
sobre as informações que as crianças possuem socialização
sobre as informações que as crianças possuem sobre
o tema, classificação dos diferentes animais pelas suas
características, construção de um espírito
cidadão preocupado com os cuidados pelos animais, organização
de forma coerente dos pensamentos em relação ao habitat,
reconhecimento dos alimentos preferidos ou necessários e de identificação
de como cada animal vivem.
³ NANU-
Núcleo Ambiental Ninho do Uirapuru (espécie de chácara),
espaço reservado para estudo do meio ambiente
Tendo como característica principal do projeto interdisciplinar
a relação entre as disciplinas com um planejamento adequado
e consistente, foi trabalhado conteúdos de especificidade de cada
disciplina, envolvendo os professores das aulas extra-classe.
Na área de Português (Linguagem Oral e Escrita) trabalhamos
com as seguintes atividades: registros coletivos de pesquisas, releituras
de livros e filmes, letras iniciais dos nomes das crianças, roda
da conversa em que se trabalhou expressão de sentimento, imitação,
rimas e músicas, observação e manuseio de livros,
contação de histórias e poesias.
Já em Matemática foram exploradas cores, quantidades, texturas,
espessuras, tamanho, altura e comprimento, peso, temperatura, orientação
espacial, formas geométricas simples, um primeiro contato com numerais
associados à quantidade, resoluções de problemas
e seqüências.
Trabalhando Ciências Naturais e os temas transversais, enfocamos
a moradia (habitat natural) de cada animal, cuidados com os mesmos, alimentação,
esquema, corporal, órgãos do sentido, diferenciação
dos animais selvagens e domésticos, classificação
em aves, mamíferos, peixes, anfíbios e répteis e
bichos de estimação.
Os professores das aulas extra-classe também se envolveram. A professora
de música trabalhou com músicas relacionadas ao tema e diferenciou
os sons e ritmos de cada animal.
Nas aulas de Expressão Corporal, foi desenvolvida ginástica,
alongamento e imitação dos bichos. Brincadeiras com objetivos
específicos do tema foram realizadas nas aulas de Educação
Física e Recreação.
Na Informática trabalhamos com softwares educativos sobre animais
como o da Turma da Mônica com o Sítio do Chico Bento, Sítio
do Pica Pau Amarelo e Coelho Sabido.
Todas essas atividades realizadas durante o projeto contaram com diversos
tipos de registros, utilizando de diversos recursos, como desenhos espontâneos,
textos coletivos, recorte e colagem, dobraduras, confecção
de máscaras, pinturas, dramatização, painéis
e cartazes. Resumindo-se em três tipos básicos de Registros,
o da Oralidade, Desenho e Escrita.
Assim, a importância do Registro na Educação Infantil
é clara.
Nesse processo, as crianças vão gradativamente percebendo
relações, desenvolvendo capacidades ligadas à identificação
de atributos dos objetos e seres, à percepção de
processos de transformação, como nas experiências
com plantas, animais ou materiais. Valendo-se das diferentes linguagens
(oral, desenho, canto etc.), nomeiam e representam o mundo, comunicando
ao outro seus sentimentos, desejos e conhecimentos sobre o meio que observam
e vivem.
(RCNEI, v.3 pág159 MEC, 1998)
Para finalizar
utilizamos de dois produtos finais para o fechamento do projeto. Realizamos
um registro coletivo que concretizou em um jogo de percurso e um livro
sobre os animais estudados.
“Ao final desse trabalho, que teve a duração de um
semestre, numa tentativa interdisciplinar, fica claro que existe a possibilidade
de construção coletiva de um novo conhecimento, prático
e teórico, fica também a certeza de que a interdisciplinaridade
não é uma categoria do conhecimento, mas é ação,
que transforma e constrói o novo”.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
FUNDAMENTAL. Referencial curricular nacional para a educação
infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria
de Educação fundamental. — Brasília: MEC/SEF,
1998.3v.
CAVALCANTE, Meire. Interdisciplinaridade: um avanço na educação.
Revista Nova Escola, São Paulo: Abril, ed. 174, 2004.
FAZENDA, Ivani C.A. Interdisciplinaridade - um projeto em parceria. São
Paulo: Ed. Loyola, 1991. |
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