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RODAS
DE LEITURA – FORMANDO FUNCIONÁRIOS LEITORES
Célia Regina Pereira do Nascimento - Escola da Vila – São Paulo A Escola da Vila é uma escola da cidade de São Paulo extremamente preocupada com a formação de alunos leitores. As atividades leitoras começam desde o primeiro ano de entrada na escola, aos dois anos de idade, quando as crianças ouvem histórias todos os dias e são convidadas a reconta-las, recriá-las, conhecer seus autores, ilustradores e até editoras. Freqüentam a biblioteca central da escola todas as semanas quando participam da atividade chamada Roda de Leitura. As Rodas são momentos privilegiados de inserção no mundo da leitura. Nelas pode-se ouvir, contar coletivamente, assistir uma narrativa com objetos, situações dramatizadas, ver e ouvir através do cinema, da música. As rodas podem ser temáticas, podem homenagear escritores, poetas, datas especiais. Podem ser intermediadas com utilização de outras mídias, música, dança, contação livre e tantas outras possibilidades. Para finalizar a atividade, é feita a escolha de livros para levar para casa no Mar de Histórias. Denominamos Mar de Histórias, um tapete colorido sobre o qual são colocados os livros escolhidos da semana. Cada livro é comentado para que os alunos conheçam minimamente do que se trata a narrativa. Mar de Histórias é uma expressão usada em sânscrito que se refere ao universo das narrativas. Essas e tantas outras atividades de leitura continuam até o último ano de escolaridade, 3o ano do Ensino Médio, e o resultado mostra que o investimento no processo de leitura é um caminho seguro para a formação de um aluno crítico, atuante e apaixonado pelos livros. Pais também participam dessa formação dividindo a tarefa e o deleite de ler para seus filhos e manter a paixão pelos livros. Preocupada em atender e fazer valer a idéia de que quem trabalha na escola é educador, a Escola da Vila promove diversas atividades nas quais os funcionários administrativos interagem com situações de sala de aula e eventos culturais dos mais diversos. Com essa preocupação em mente e aproveitando a comemoração do Ano IberoAmericano da Leitura que comemora os 400 anos de publicação de Dom Quixote e que no Brasil recebeu o nome de VivaLeitura e Fome de Livro, a escola começou um projeto de leitura que trabalha para a formação de toda uma comunidade leitora, abarcando além dos alunos, professores e pais, também os funcionários. O corpo administrativo da escola – portaria, limpeza, tesouraria, informática, serviços gerais, manutenção, telefonia – passou também a participar das Rodas de Leitura (nos mesmos moldes que acontecem com os alunos) como uma primeira atividade para formação de leitores. Algumas Rodas acontecem somente com funcionários e em outras eles se juntam às rodas de alunos. Já na primeira roda conjunta, as crianças ficaram muito felizes com a novidade e se apressaram em dar dicas, falar de suas leituras e preferências e também fazer inúmeras perguntas aos funcionários. O resultado não poderia ser melhor! Foram muitos ganhos e avanços numa única atividade: ? Alunos
vivenciaram um momento diferente de aprendizado, sentiram-se muito capazes
de indicar livros e leituras, falar de suas próprias leituras com
outro público que não somente os colegas e professora de
sala; experimentaram situação de solidariedade com pessoas
que vivenciavam uma atividade igual, porém com muito mais idade.
Inconformado em ouvir dos funcionários que ninguém lia para
eles em casa, um aluno sugeriu que um lesse para o outro!
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