Tereza Míriam Pires Nunes - Prefeitura
Municipal de Campinas
1º MOMENTO
1 - INTRODUÇÃO
- Para iniciar o trabalho sentaremos em cadeiras organizadas em círculo
-Apresentação pessoal de todos falando o nome e qual a área
de atuação.
2 – DINÂMICA: AMIGO DO CORAÇÃO
Resgate de Valores
Carta dos Sonhos
...os sonhos alimentam o nosso coração.
É por meio deles que o universo conhece nossos desejos e
os transforma em realidade.
“Fique atento as oportunidades.”
– Serão distribuídas as cartas do baralho abaixo com
o número exato de pares, quantas forem as pessoas. Dar um tempo
para que possam ler. Convidar os participantes a encontrar o seu par de
acordo com o desenho. Continuando, cada par decide qual mensagem será
lida e quem lerá. Após as leituras os pares se abraçam
e ficam convidados a serem os parceiros ou adversários para os
jogos que acontecerão no 3º momento da comunicação.
2º MOMENTO
"São objetivos fundamentais da educação
ambiental: I - o desenvolvimento de uma compreensão integrada do
meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações,
envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos,
sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos."
(Art. 5o da Lei no 9.795: Brasil, 1999).
Philippe Pomier Layrargues
Não é certo ficarmos dando um jeitinho no
montante de lixo (toneladas/dia), é preciso atitudes de redução
de consumo e conseqüentemente haverá redução
de fabricação. Embora não seja tão simples
assim, faz-se necessária políticas de massa, sérias
e comprometidas com a questão ambiental. É sabido que todo
mundo já tem noção do caos previsto e as posturas
ainda são de um consumismo desenfreado. Aqui, nesse momento não
há tempo suficiente para debatermos a complexidade do problema,
enquanto isso...
3º MOMENTO
O Brincar como Linguagem
O Aurélio define a linguagem como "todo sistema de signos
que serve de meio de comunicação entre indivíduos
e que pode ser percebido pelos diversos órgãos dos sentidos,
o que leva a distinguir-se uma linguagem visual, uma linguagem auditiva,
uma linguagem tátil, etc, ou ainda, outras mais complexas, constituídas,
ao mesmo tempo, de elementos diversos".
O signo, é "aquilo que representa ou substitui outra coisa;
aquilo que tem valor evocativo, mágico ou místico; um objeto
material que representa ou designa uma realidade complexa; uma pessoa
ou personagem que representa determinado comportamento ou atividade".
A partir dessas concepções, podemos considerar o brincar
como uma linguagem, através da qual as crianças se comunicam,
entre si e com os adultos. O brincar é um sistema de signos que
representa, de forma inconsciente, a vida real, sob o olhar daquele que
brinca (o jogo simbólico, por exemplo); o brinquedo ou os objetos
utilizados no jogo, representam uma ponte, um meio de comunicação,
a partir do qual designa-se uma realidade mais complexa.
Tanto os brinquedos quanto as brincadeiras, assim como as atitudes dos
"brincantes", constituem um sistema de signos, uma linguagem,
que precisamos aprender a ouvir, a decifrar, a compreender.
A linguagem do brincar caracteriza-se pela sua universalidade: ela é
tão antiga quanto a existência do ser humano, atravessando
o tempo e as fronteiras. Uma linguagem que tem se perpetuado na sua forma,
apesar dos seus conteúdos se transformarem.
O brincar pode ser lido e interpretado de forma científica, acadêmica,
analítica, clínica. Universal, histórica, regional,
cultural, folclórica. E também sob um olhar místico,
ritualístico, simbólico, misterioso.
Coloque-se o desafio de refletir sobre o Brincar como: - Resgate de Necessidades
– Diálogo - Desenvolvimento Cultural – Símbolo
– Linguagem - Leque de Novas Possibilidades...
Texto elaborado para palestra da Associação Brasileira de
Brinquedotecas - Maio de 2000 na PUC de São Paulo
Finalmente, haverá uma demonstração
dos JOGOS COM RECICLÁVEIS para apreciação, discussão
e troca de experiências.
Bibliografia:
BRAGA, Adriana Regina; GRABHER, Cláudia; LAHÓZ, Francisco
C.C.; GOTARDI, Kátia Rossi. Educação Ambiental para
Gestão dos Recursos Hídricos. Consórcio Intermunicipal
das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, 2002
BRANDÃO, Heliana. O Livro dos jogos e das brincadeiras: para todas
as idades./ Heliana Brandão, Maria das Graças V. G. Froeseler.
Belo Horizonte: Editora Leitura, 1997
CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São
Paulo: Maltese, 1994
CUNHA, Nylse Helena Silva. Brincar, pensar, conhecer: jogos e atividades
para você fazer com suas crianças. São Paulo: Maltese,
1998
CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedo,desafio e descoberta: subsídios
para utilização e confecção de brinquedos.
Rio de Janeiro: FAE, 1988
ALLUÉ, Josep M. O grande livro dos jogos. Trad. Afonso Celso Gomes.
Belo Horizonte: Editora Leitura, 1998
SCHILLER, Pam. 100 coisa maravilhosas para manter as crianças ocupadas
e divertí-las. / Pam Schiller & Joan Rossano; [ tradução
Paulo Bazaglia]. São Paulo: Paulus, 1997
SILVA, Zaly DE A.. Iniciação às Artes Plásticas
no Curso Normal. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969
MELHADO, Maria Tereza. Pré-escola: despertar para a vida / Maria
Tereza Melhado, Marly de Lourdes Salomão Paula. 2ª edição.
Campinas,SP: Alínea, 1998
COPAG. 50 jogos com cartas para crianças. 1ª edição.
São Paulo
Comissão permanente de defesa dos direitos da criança e
do adolescente. Estatuto da Criança e do Adolescente. LEI Nº
8.069/1990
FRIEDMANN, Adriana. O Direito de brincar: a brinquedoteca. [ et al.].
São Paulo: Scritta Editorial: ABRINQ, 1992
FRIEDMANN, Adriana. Brincar: Uma Viagem, Muitos Portos
FRIEDMANN, Adriana. Aliança Pela Infância no Brasil
BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: Se o importante é
Competir, o Fundamental é Cooperar! 3ª edição.
HEWAVISENTI, Lakshmi. Matemática . Divertida Contas: jogos e brincadeiras.
Abril Jovem: Aladdin Books 1994,1995
Publicação da Secretaria Municipal de Educação
de Campinas. Educação & Liberdade. Ano II Nº02,
1996
Faça & Venda. Editora Abril, outubro: www.abril.com.br