Voltar    
  QUAIS SÃO OS AUTORES, OS GÊNEROS E OS TEMAS PRESENTES NO CATÁLOGO DA EDITORA ÁTICA DO ANO DE 1995 E DE 2005?

Íris Filomena Mendes de Oliveira - mestranda do grupo ALLE/FE/Unicamp Email: irisfil@yahoo.com.br

Considerações iniciais

A editora Ática, desde sua criação, busca estar em sintonia com as questões literárias e educacionais. Percebemos sua aliança com a escola ao analisarmos, pelos temas e gêneros, a forma como as obras são divulgadas e organizadas em seus catálogo, visando atender aos programas educacionais vigentes e as novas práticas educativas.
A escolha do catálogo de 1995 se fez por ser este o ano em que a editora completou 30 anos de existência. Este catálogo afirma ter um respeitável conjunto de artistas consagrados, brasileiros e estrangeiros. O que diferencia o catálogo produzido dez anos depois?
No catálogo de 2005, a editora afirma continuar a suprir o melhor da ficção nacional e estrangeira com livros de poesia e literatura informativa. Assim, este trabalho tem o objetivo de conhecer e identificar quais são os autores, os gêneros e os temas presentes no catálogo de livros infantis da editora em dois momentos específicos: ao completar 30 anos de existência, no ano de 1995, e ao completar 40 anos, no ano de 2005. Esperamos a partir deste levantamento possibilitar alguns questionamentos a respeito desta produção editorial.
Acreditamos que os catálogos nos revelam mais que uma relação de títulos, obras e autores de dada editora, em determinado momento para determinada comunidade de leitores. Analisar catálogos como documento possível de ser interrogado, conhecido e investigado tem sido um desafio para diferentes pesquisadores. Sobretudo por aqueles identificados como pertencentes à História Cultural, Robert Darnton (1992), Peter Burke (1992), Roger Chartier (1999), entre outros. Deste modo, este rico material vem sendo investigado, explorado e indagado como fonte de pesquisa para a construção de uma história da leitura e de livros.
O estudo dos catálogos podem responder muito das perguntas sobre o quê se lê, que autores se lê, como e por que se lê, para que se lê, numa determinada época e lugar. Permite que se constate, mais uma vez, e através de fontes nem sempre exploradas, como os catálogos das editoras, a aliança firmada entre escola, literatura e mercado editorial.
Segundo Dauster, (2000) em seu artigo “A fabricação de livros infanto-juvenis e usos escolares: o olhar de editores”, os catálogos podem ser visto como a face da editora porque são reveladores de sua identidade e produto das mediações com o mercado, escolas, governo e família.
Dito isto: quais são os, os gêneros, temas e os autores presentes no catálogo da editora Ática do ano de 1995 e de 2005?

Gêneros
No catálogo de 1995 os gêneros narrativos, poeticos e as prosas, estão organizados em:
contos de fadas e histórias da tradição universal
histórias contemporâneas de autores estrangeiros
histórias contemporâneas de autores brasileiros
histórias do folclore brasileiro
poesias
histórias da Bíblia

No catálogo de 2005 os gêneros narrativos, poeticos e as prosas estão organizados de acordo com a origem e tipo de texto em forma de:
contos de fadas e histórias da tradição universal
histórias contemporâneas de autores estrangeiros
histórias contemporâneas de autores brasileiros
histórias do folclore brasileiro
livros-brinquedo
histórias religiosas
poesia
biografias
dicionários
informativos

Podemos perceber que no catálogo de 2005 existe a generalização de “histórias religiosas” e não mais “histórias da Biblia”, como em 1995, o que possibilita a publicação de textos não somente das religiões que creem na Bíblia, mas textos de muitas outras religiões, é um título mais abrangente e mercadologicamente mais adequado e está dentro da proposta governamental do “politicamente correto”.
Percebemos também que no catálogo de 2005 aparecem novos materiais como livros- brinquedo, um grandre nicho de mercado, e obras que antes estavam presentes nos catálogos de didáticos e paradidáticos como os dicionários e informativos. A editora está aproveitando do seu maior veículo de informação para apresentar aos professores o maior número possível de publicações. Caso um porfessor não tenha acesso aos outros tipos de catálogo ele não perde a oportunidade de conhecer os diferentes gêneros publicados pela editora.

Temas
Apresentamos abaixo os temas como aparecem nos catálogos. Em itálico estão os temas próximos e que se repetem em ambos catálogos e, em negrito, os temas transversais.

TEMAS

 

CATÁLOGO DE 1995

CATÁLOGO DE 2005

 

1

Água (Ciclo da)

Amadurecimento

1

2

Amizade/Solidariedade

Amizade

2

3

Amor/Casamento

Amor

3

4

Animais

Animais

4

5

Animais e o Meio Ambiente

Astúcia

5

6

Avós (Relacionamento com os)

Auto-estima

6

7

Bíblia

Bicho de estimação

7

8

Brigas (Valentias e Valentões)

Ciclo da vida

8

9

Brincadeiras

Ciências

9

10

Comunicação (Problemas de)

Ciúme

10

11

Constituição Brasileira

Comunicação

11

12

Criança (Direitos da) (Problemas da)

Consumismo

12

13

Culinária

Coragem/Valentia

13

14

Curiosidade

Cotidiano

14

15

Dificuldade em aceitar o diferente

Deficiência

15

16

Ecologia (Meio ambiente)

Diferenças/Aceitação

16

17

Escravidão

Direitos Humanos

17

18

Estações do ano

Egoísmo/Ganância

18

19

Fadas (Contos de)

Escola

19

20

Fada, bruxas & cia

Escravidão

20

21

Família (Relacionamento familiar)

Extraterrestres

21

22

Fantasias/Sonhos

Fada, bruxas & cia

22

23

Felicidade

Família (e relacionamento familiar)

23

24

Ficção Científica

Folclore

24

25

Folclore

Ganância

25

26

Índios (Lendas/situação/direito dos)

História/Geografia

26

27

Irmãos (Problemas de relacionamento)

Justiça

27

28

Liberdade

Liberdade

28

29

Lua

Matemática

29

30

Mar

Medo/Insegurança

30

31

Medos e Inseguranças

Mitos

31

32

Meninos e Meninas

Morte/perda

32

33

Natal

Música/sons

33

34

Números (Noções de)

Natal

34

35

Pais e Filhos

Páscoa

35

36

Paisagens brasileiras

Páscoa judaica

36

37

Plantas

Perseverança

37

38

Poesia

Pluraridade

38

39

Sentidos

Ponto de vista

39

40

Sons

Português

40

41

Teatro

Preconceito/Intolerância

41

42

Terra (Nosso Planeta)

Solidão

42

43

Terras Geladas

Solidariedade/união

43

44

Trânsito

Teatro

44

45

Velhice/ Velhos (Relacionamento com os) (Ver também Avós)

Tempo

45

 

 

Trabalho

46

 

 

Trânsito/Transporte

47

 

 

Velhice

48

 

 

Violência

49

 

 

Ética

50

 

 

Meio Ambiente

51

 

 

Orientação Sexual

52

 

 

Pluralidade Cultural

53

 

 

Saúde

54

Houve um aumento no número de temas e desdobramentos de temas. Com relação às obras é interessante notar que alguns livros se repetem nos diversos temas; tanto do catálogo de 1995, quanto no de 2005. No catálogo de 1995 temos o mesmo livro no tema Amizade/solidariedade e em Dificuldade em aceitar o diferente e no de 2005 temos o mesmo livro no tema Amadurecimento e em Coragem /Valentia. Os livros podem ser regatados nos diferentes temas. Quer dizer que uma obra pode não estar indicada em apenas um tema, mas em diversos. É um dos meios que a editora utiliza para que suas obras sejam conhecidas e reconhecidas e indicar ao professor que suas obras podem ser utilizadas em qualquer que seja o objetivo e a prática educativa.
De qualquer forma, alguns temas se repetem nos catálogos, outros foram adaptados de acordo com os novos termos educacionais ou com termos mais adequados e em uso na atualidade. E as obras foram reoganizadas dentro destes temas, assim como novas obras foram criadas para atender as novas exigências das políticas educacionais.

Autores
Quando olhamos para o catálogo da Ática, percebemos de imediato que, no conjunto de suas obras, o número de autores nacionais é maior que o de estrangeiros, revelando uma intenção direcionada da editora pela produção brasileira.
Os autores que fizeram parte do chamado “boom” da literatura infantil brasileira, e que estão presentes no catálogo são: Ana Maria Machado, Maria Heloísa Penteado, Ruth Rocha, Eduardo Piochi, Fernanda Lopes de Almeida, Fernando Sabino, Ganymédes José, Joel Rufino dos Santos, Lucia Miners, Mary e Eliardo França, Milton Camargo, Luis Camargo, Teresa Noronha, Walcyr Carrasco, José Paulo Paes, Tatiana Belinky, entre outros. (LALOJO & ZILBEMAN,1988) Maria José Dupré pertence a uma geração anterior, mas também é encontrada no catálogo porque parece ainda conquistar leitores. As obras de referência desses autores são aquelas que os consagraram como escritores de livros infantis, mas também as mais modernas.
Saíram do catálogo outros autores de referência desta geração como Jandira Masur, Odette de Barros Mott, Eduardo Piochi.
Entre os autores estrangeiros, alguns são reconhecidos pela tradição cultural e pela crítica, como por exemplo: Babette Cole, Andersen, Wilhelm e Jacob Grimm, Lucy Cousins, Lewis Carroll.
Há outros estrangeiros contemporâneos e responsáveis por várias coleções como: Audrey e Don Wood, Thomas Brezina. Saíram do catálogo: Nicolai Gogol, Friedrich Scheck, Helme Heine, Frans Hopp.

• É necessário ressaltar que, entre estes autores, não saberia dizer quais são realmente novos no catálogo e quais estão de volta no catálogo editora.
• O mesmo ocorre com relação às obras. Há obras novas, mas não saberia dizer quais obras são novas no catálogo e quais obras estão presente novamente no catálogo. Para responder estas perguntas teria que analisar todos os catálogos infantis da editora.

Em negrito estão os autores comuns nos catálogos de 1995 e 2005.

 

 

Autores do catálogo de 1995

 

Autores do catálogo de 2005

 

 

 

 

 

 

 

1

ESTR

A P. Fournier

NAC

Amadeu Marques

1

 

 

 

ESTR

Amy Young

2

 

 

 

NAC

Ana Lúcia Arbex, Nausica Riatto e Roselli Cristina David

5

2

NAC

Ana Maria Bohrer

NAC

Ana Maria Bohrer

6

3

NAC

Ana Maria Machado

NAC

Ana Maria Machado

7

 

 

 

NAC

Angela Carneiro

8

4

ESTR

Ann Hayers

ESTR

Ann Hayers

9

 

 

 

NAC

Anna Flora

10

5

ESTR

Anne Fronsacq

ESTR

Anna Russelmann

11

 

 

 

ESTR

Annegert Fuchshuber

12

6

NAC

Antônio Carlos Pacheco

NAC

Antônio Carlos Pacheco

13

7

ESTR

Aramis Ribeiro Costa

NAC

Antônio Hohlfeldt

14

8

ESTR

Audrey e Don Wood

ESTR

Audrey e Don Wood

16

9

ESTR

Audrey Wood

ESTR

Audrey Wood

 

10

ESTR

Babete Cole

ESTR

Babete Cole

17

11

NAC

Célia Guimarães Barros

ESTR

Bang the Door

18

12

ESTR

Barbara Philips

ESTR

Barbara Philips

19

13

NAC

Betina Monastirscy

ESTR

Barnabas Kindersley,  Anabel Kindersley

21

 

 

 

ESTR

Beatrice Masini

22

14

NAC

Bernardino

NAC

Bernardino

23

15

ESTR

Betty Ren Wright

ESTR

Betty Ren Wright

24

 

 

 

NAC

Bia Hetzel

25

 

 

 

ESTR

Bob Graham

26

16

NAC

Bonifácio Caldas

NAC

Bonifácio Caldas

27

 

 

 

ESTR

Bram Stoker

28

 

 

 

ESTR

Brigitte Weninger

29

 

 

 

ESTR

Carlo Frabetti

30

17

NAC

Camila Cerqueira César

NAC

Carlos Drummond de Andrade

31

18

ESTR

Chris Conover

ESTR

Caroline Castle

32

 

 

 

NAC

Celso Pedro Luft

33

 

 

 

ESTR

Chris e Melanie Rice

35

 

 

 

ESTR

Chris Van Allsburg

36

 

 

 

ESTR

Christian Lamblin

37

19

NAC

Cinéas Santo

NAC

Cinéas Santo

38

 

 

 

NAC

Cláudia Miranda, Mary França e Eliardo França

41

20

ESTR

Colette Sébille

NAC

Claudio Galperin

42

21

NAC

Cláudio Martins

NAC

Cláudio Martins

43

22

NAC

Cristina Agostinho

NAC

Cristina Agostinho

44

23

NAC

Cristina Porto

NAC

Cristina Porto

45

 

 

 

NAC

Dalva Barbosa Valdetaro e Daniela D. de Andrade

47

 

 

 

NAC

Daniel Munduruku

48

24

NAC

Doris Beling Quintella

NAC

Doris Beling Quintella

49

25

ESTR

Edith Thabet

ESTR

Edith Thabet

50

26

NAC

Edson Luiz Kozminski

NAC

Edson Luiz Kozminski

51

27

ESTR

Edward Lear

ESTR

Edward Lear

52

28

NAC

Elza Cesar Sallut

NAC

Elza Cesar Sallut

53

29

NAC

Eva Furnari

NAC

Eva Furnari

54

30

ESTR

Eva Grant

ESTR

Eva Grant

55

31

NAC

Eduardo Piochi

NAC

Fanny Abramovich

56

 

 

 

NAC

Fanny Joly

57

 

 

 

ESTR

Federico García Lorca

58

32

NAC

Fernanda Lopes de Almeida

NAC

Fernanda Lopes de Almeida

59

33

NAC

Jair Vitória

NAC

Fernando Paixão

60

34

NAC

Jandira Masur

NAC

Fernando Sabino

61

35

NAC

Ganymédes José

NAC

Ganymédes José

62

 

 

 

NAC

Georgina Martins

63

36

ESTR

Gianni Rodari

ESTR

Gianni Rodari

64

36

NAC

Gerson Murilo

NAC

Gilberto Dimenstein, Heloisa Prieto

66

38

NAC

Gilda Figueiredo Padilla

NAC

Gilda Figueiredo Padilla

67

39

ESTR

Frans Hopp

ESTR

Guido Visconti

68

40

ESTR

Hans Baumann

ESTR

Gwenaëlle Boulet, Nathalie Tordjman, Laure Saint-Marc

71

41

ESTR

Hans Christian Andersen

ESTR

Hans Christian Andersen

72

42

NAC

Hildebrando Pontes Neto

ESTR

Joan Aiken

73

43

ESTR

Imme Dros

ESTR

Joan Rankin

74

45

ESTR

Ingrid e Dieter Schubert

NAC

João A. Carrascoza

75

46

NAC

Joel Rufino dos Santos

NAC

Joel Rufino dos Santos

76

47

NAC

José Paulo Paes

NAC

José Paulo Paes

77

48

ESTR

Joy Zelonky

ESTR

Joy Zelonky

78

49

NAC

José Maviael Monteiro

ESTR

Laura Jaffé e Laure Saint-Marc

80

50

ESTR

Kveta Pacovská

ESTR

Lauren Child

81

51

NAC

Lenice Bueno da Silva

NAC

Leo Cunha

82

52

ESTR

Lewis Carroll

ESTR

Lewis Carroll

83

53

NAC

Luiz Raul Machado

ESTR

Lidia Postma

84

54

NAC

Liliana Iacocca

NAC

Liliana Iacocca

85

55

NAC

Liliana Iacocca e Michele Iacocca

NAC

Liliana Iacocca e Michele Iacocca

86

56

NAC

Lopes dos Santos

NAC

Lopes dos Santos

87

57

NAC

Lúcia Miners

NAC

Lúcia Miners

88

58

NAC

Lúcia Pimentel Góes

NAC

Lúcia Pimentel Góes

89

59

ESTR

James Thurber

ESTR

Lucy Cousins

90

60

NAC

Luís Camargo

NAC

Luís Camargo

91

61

NAC

Luiz Galdino

NAC

Luís Fernando Veríssimo

92

62

ESTR

Hans Gärtner

NAC

Luzia Faraco Ramos

93

63

NAC

Lygia Camargo Silva

NAC

Lygia Camargo Silva

94

64

NAC

Maiti Frank Carril

NAC

Maiti Frank Carril

95

65

ESTR

May D' Alençon

ESTR

Malcom Bird

96

66

NAC

Maria Dinorah

NAC

Marcelo Duarte

97

67

ESTR

M. Bermond

NAC

Marcia Williams

98

68

NAC

Márcio Trigo

NAC

Márcio Trigo

99

69

NAC

Marco Antônio Carvalho

NAC

Marco Antônio Carvalho

100

70

NAC

May Shuravel

NAC

Marcos Bagno

101

 

 

 

NAC

Marcos Rey

102

 

 

 

ESTR

Margot Fonteyn

103

71

NAC

Maria Beatriz Papaleo

NAC

Maria Beatriz Papaleo

104

 

 

 

NAC

Maria Cristina Visconti e Zilda Junqueira

106

 

 

 

NAC

Maria Dinorah

107

72

NAC

Maria Heloisa Penteado

NAC

Maria Heloisa Penteado

108

73

NAC

Maria José Dupré

NAC

Maria José Dupré

109

74

NAC

Maria Julieta Sebastiani

NAC

Maria Julieta Sebastiani

110

 

 

 

NAC

Mario Quintana

111

75

NAC

Marô Barbieri

NAC

Marô Barbieri

112

76

NAC

Marta Melo

NAC

Marta Melo

113

78

NAC

Mary França, Eliardo França

NAC

Mary França, Eliardo França

 

79

ESTR

Michael Ende

ESTR

Michael Ende

114

80

NAC

Homero Homem

ESTR

Michael Foreman

115

81

ESTR

Helme Heine

ESTR

Mick Manning e Brita Granström

117

82

NAC

Milton Camargo

NAC

Milton Camargo

118

83

NAC

Mirna Pinsky

NAC

Mirna Pinsky

119

 

 

 

NAC

Moacyr Scliar

120

84

ESTR

Natacha

ESTR

Nicola Cinquetti

121

85

ESTR

Nicolai Gogol

ESTR

Nikolai Popov

122

86

NAC

Odette de Barros Mott

NAC

Oscar Guelli

123

87

NAC

Otávio Roth

NAC

Otávio Roth

124

88

ESTR

Otfried Preussler

ESTR

Paul Maar

125

89

ESTR

Paula Z. Hogan

ESTR

Paula Z. Hogan

126

90

ESTR

Paul François

ESTR

Peter Bichsel

127

 

 

 

ESTR

Peter Sís

128

91

NAC

Raquel Coelho

NAC

Raquel Coelho

129

 

 

 

NAC

Raul Drewnick

130

92

NAC

Regina Chamlian

NAC

Regina Chamlian e Helena Alexandrino

132

93

NAC

Ricardo Azevedo

NAC

Ricardo Azevedo

133

94

NAC

Regina Vater

NAC

Ricardo Silvestrin

134

95

NAC

Rosalina Capuani

ESTR

Robert Louis Stevenson

135

96

NAC

Ronaldo Simões Coelho

NAC

Ronaldo Simões Coelho

136

 

 

 

NAC

Rosa Amanda Strausz

137

 

 

 

NAC

Rosaly M. B. Chianca

138

97

ESTR

Romais Simon

NAC

Rosaly M. B. Chianca e Leonardo Chianga

139

98

NAC

Rogério Borges

NAC

Rosana Rios

140

99

NAC

Ruth Rocha

NAC

Ruth Rocha

141

100

NAC

Rubens Matuck

NAC

Ruth Rocha e Dora Lorch

142

102

ESTR

Wilhelm e Jacob Grimm

NAC

Samir Meserani

143

 

 

 

NAC

Simone Mattos

144

103

NAC

Sônia Junqueira

NAC

Sônia Junqueira

145

 

 

 

NAC

Sulami Katy

146

104

NAC

Valter Teodoro de Oliveira

ESTR

Susan Summers

147

105

NAC

Sylvia Orthof

NAC

Sylvia Orthof

148

106

NAC

Tatiana Belinky

NAC

Tatiana Belinky

149

107

NAC

Teresa Noronha

NAC

Teresa Noronha

150

 

 

 

NAC

Thomas Brezina

151

 

 

 

ESTR

Tomi Ungerer

152

108

ESTR

Virginia Woolf

ESTR

Trish Cooke

153

109

ESTR

Trudy Madler

ESTR

Trudy Madler

154

110

ESTR

Vassilissa

ESTR

Victor Hugo

155

111

ESTR

Umberto Eco

NAC

Wagner  e Maga D'Ávila

157

112

ESTR

Washington Irving

NAC

Walcyr Carrasco

158

113

NAC

William Tucci

NAC

William Tucci

159

Alguns escritores também são adaptadores ou recontam obras estrangeiras, mas nesta lista, os tradutores não se encontram entre os escritores, como autor da obra. Deixo para pensar, se eles não poderiam até ser considerados “autores” dos textos, tanto em relação a distância que o texto/tradução toma do “original”, quanto em relação ao cuidado que o autor teve com a intenção estética da obra.
Acredito que a editora não colocará em “certos casos” os tradutores como autores da obra, pois, talvez a editora pensa que o professor acredite, ou mesmo estes acreditem, estarem adquirindo realmente a obra clássica, “original”. Mercadológicamente falando, vende mais da forma que está.

Referências bibliográficas

BURKE, Peter (Org.) A Escrita da História: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros. Brasília: UNB, 1999.

CHARTIER, Roger. A história cultural. Entre práticas e representações. Lisboa: Difel, Rio de Janeiro: Ed. Bertrand, 1996.

DAUSTER, Tânia. “A fabricação de livros infanto-juvenis e os usos escolares: o olhar de editores”. In: Leitura: Teoria & Prática / Associação de Leitura do Brasil. v. 19, n.36, dez. Campinas, SP: ALB; Porto Alegre: Mercado Aberto, 2000.

LAJOLO, M e ZILBERMAN, R. Literatura Infantil Brasileira. História e Histórias. São Paulo: Editora Ática, 1988.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Editora Ática, 2002.

OLIVEIRA, Íris F. M. de; FERREIRA, NORMA S. A (orientadora). Uma leitura dos catálogos de livros infantis. Campinas, jul. 2003. 93fl. Iniciação científica. Fapesp.

DARNTON, Robert. A História da Leitura. In, BURKE, Peter (Org.) A Escrita da História: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.

Catálogos
Catálogo: Infantis da Ática 1995.
Literatura infantil: Editora Ática, 2005

 
Voltar