Maria Cecilia Rizo Pereira FCT- UNESP- Programa
de Pós-Graduação em Educação Campus
de Presidente Prudente.
PROBLEMA
Segundo dados do IBGE, referentes a 1999, 13,3% da população
brasileira, com 15 anos ou mais, é analfabeta, nunca freqüentou
a escola ou têm menos de um ano de escolaridade. São dados
que poderíamos considerar como significativos levando-se em conta
que no final dos anos 70, apenas 49% das crianças brasileiras,
entre 7 e 14 anos estavam na escola. Enquanto que em 2002, este índice
atingiu 96%, tendo, portanto reduzido o percentual pela metade e dobrado
o percentual de crianças em idade escolar nas salas de aula. Entretanto,
faz parte das estatísticas sobre a educação brasileira
causando preocupação, que apenas 26% de um universo de 2
mil brasileiros com idade entre 15 e 64 anos de idade conseguem ler e
entender um livro, enquanto 74% têm problemas de leitura. Estes
dados foram fornecidos pelo Instituto Paulo Monte Negro (IPM) vinculado
ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística
(IBOPE) e são coletados anualmente pelo Indicador Nacional de Alfabetismo
Funcional (INAF).
O QUE ACONTECEU COM ESSAS PESSOAS QUE PASSARAM PELA ESCOLA
E NÃO CONSEGUEM COMPREENDER O QUE LÊEM?
Segundo pesquisas, na área de formação de professores,
o problema está na formação docente (Gebara,1997).
Pois muitos professores ainda limitam o seu fazer pedagógico utilizando
um único livro didático, cuja organização
metodológica é pobre sugerindo um trabalho mecanizado, com
atividades de interpretação, gramática, ortografia
e produção de textos que não conduzem a um trabalho
que permita ao aluno fazer uma leitura possibilitando-lhe a compreensão,
tanto do que está escrito nas linhas, como do que está posto
nas entrelinhas.
E é neste sentido que este trabalho pretende contribuir. Acreditamos
que a formação do leitor passe pela leitura do texto literário.
De acordo com os PCNs (1997, p.36) é importante que o texto literário
esteja incorporado as práticas cotidianas da sala de aula,...discordamos
do termo importante, trocaríamos a palavra importante pela palavra
essencial. Para Coelho ...parece já fora de qualquer dúvida
que nenhuma outra forma de ler o mundo dos homens é tão
eficaz e rica quanto a que a literatura permite (2000, p.15). Entendemos
a necessidade de buscar instrumentos para melhorar as práticas
docentes, no que se refere ao ensino da leitura.
OBJETIVO GERAL
- Identificar a metodologia utilizada pela personagem professor no ensino
da leitura na literatura infantil brasileira.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Selecionar obras da literatura infantil brasileira do 4 º período
(1970 até os dias atuais) que retratem a figura do professor de
séries iniciais trabalhando com leitura;
- Analisar essa metodologia dialogando com teorias que discutam leitura.
METODOLOGIA
A pesquisa é uma pesquisa bibliográfica. Estamos selecionando
obras literárias infantis brasileiras do 4º período,
de 1970 até os dias atuais, que retratem a figura da personagem
professor de 1ª a 4ª série, trabalhando com leitura.
Para a busca das obras do período citado que retratem a figura
da personagem professor trabalhando com leitura, estamos utilizando várias
instâncias:
- O Dicionário Crítico da Literatura Infantil e Juvenil
Brasileira da Nelly Novaes Coelho;
- As publicações da secção de bibliografia
e documentação da Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato;
- O acervo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil
(FNLIJ), no Rio de Janeiro, que recebe, cataloga e analisa toda a produção
infantil publicada no país;
- Sites da Internet, específicos de literatura infantil, que além
de autor, título e editora, trazem também resenhas das obras.
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