Voltar | ||
A
EJA E A BUSCA DE UMA PEDAGOGIA PRÓPRIA - II
Maria
Edineide Praxedes Nosso objetivo atualmente é divulgar o projeto-desdobramento Cuitelinho que aconteceu sob a Coordenação Pedagógica da Prof a Ms. Ena Nunes da Costa Tassinari, no Mar & Saber, um projeto de Educação de Jovens e Adultos, para o Corpo Docente EJA em Bertioga, em 2003, sob a tutela do IBEC – Instituto Bandeirante de Educacão e Cultura. Esse trabalho transitou entre a objetividade e o sonho porque via o aluno, independentemente da sua faixa etária ou etapa de estudo, com um outro olhar, um olhar de respeito à sua saudade e ao seu olhar de desterro – estava lá, mas não era de lá (a grande maioria da clientela era migrante). Migrar é viajar, é deixar para trás seu rastro, sua identidade social e familiar, seus amigos, seus usos e costumes. Por isso, uma das tarefas propostas para o corpo docente foi a de resgatar identidades sócio-culturais para, a partir delas, fazer fruir o que-fazer pedagógico de forma prazerosa e multidisciplinar. A predileção por alguns cantores e algumas músicas levou para dentro das HTPCs, primeiramente, várias letras de músicas e, dentre elas, Cuitelinho, uma melodia do cancioneiro popular e de raiz. Nessas reuniões pedagógicas procurou-se respostas à questão: “Como, objetivamente, trabalha-se de forma multidisciplinar? “. Cuitelinho foi, então, um projeto-desdobramento dentro do projeto alicerce, seu curso foi o seguinte: Busca de gravação por diferentes interpretes Copilação da letra e histórico sobre Paulo Vazolini Aprender cantar e observar o emprego da norma não-padrão Comparações lingüísticas entre o Português, o Francês e o Inglês tomando-se como base a norma padrão portuguesa e a não-padrão da letra Trabalhando História/Geografia/Ciências: a Guerra do Paraguai e o Escorbuto Arte Educação e outras letras para fixação: Letra de Cuitelinho Cheguei na bera do porto Onde as onda se espaia. As garça da meia vorta Senta na bera da praia. E o cutelinho não gosta que o botão da rosa caia.
* Prof a. do I Ciclo, do Ensino Fundamental EJA, Prefeitura de Mun. De Bertioga ** Psicóloga Clínica: Pós-graduação em Marketing, e-mail: tassmania@ig.com.br *** Prof a. da 1a. Etapa, I Ciclo, Ensino Fundamental Espaço Cultural Transdisciplinar “Tass” de Educação para a Paz Um Ponto de Encontro para Interessados na Qualidade da Educação
Ai quando eu vim/ da minha terra, Despedi da parentaia. Eu entrei/ no Mato Grosso, Dei em terras paraguaia. Lá tinha revolução, Enfrentei fortes bataia. A tua saudade corta como o aço de navaia. O coração/ fica aflito, bate uma, a outra faia. E os oio se enche d’água Que até a vista se atrapaia. Como e onde se deram os trabalhos? Nas HTPCs e a partir de questionamentos: 1)Você sabe o que é cuitelinho? ( )Sim. Explique. (Use o verso). ( )Não. Em dupla estude a letra e registre no verso as conclusões. 2) Prática da Análise Linguística, comparar com normas padrão estrangeiras e a não-padrão do textto poético: 2.1. Português: A letra tem uma regra para o plural? Explique. 2.2. Ceceio e Retroflexo (use dicionário, se precisar): em que essas transformações ocorridas na língua falada (Português), consideradas “erro” e “defeito” são marcas da língua inglesa ou francesa e devem ser aprendidas na sala de aula? (Exemplos para facilitar a reflexão, use a poesia, veja que o “lhe” se transforma em “l” e, também lembre-se do “r” do caipira paulista. Em inglês como se pronuncia “thing”, “fork”, “morning” e em francês como se pronuncia “travail”, “travaillé” e “bataille”)? 3) Prática da Análise Linguística Inglês: Como se faz o plural em Inglês? Releia “Cuitelinho”, compare, justifique dando exemplos. O “r” brando do português, notadamente do caipira de São Paulo tem alguma relação com o Inglês? Explique e exemplifique. 4) Prática da Análise Geográfica e Histórica A regra de plural do texto em Minas fez nascer um procedimento curioso. Eles falam “Ques coisa”. “Ques criança mais linda. Essa regra tem a ver com quais expressões da TV, do jornal etc aplicadas às situações politicas, econômicas ou administrativas. No seu entender, de que “bataia” o texto fala? 5) Prática da Análise Científica: Ciências e Programa de Saúde “... Dei em terras paraguaias.” As consequências da Guerra do Paraguai para a saúde do exército brasileiro foram dramáticas, uma foi o escorbuto. Pesquise. Por que hoje historiadores classificam essa guerra como genocídio praticado pelo Brasil? 6) Prática da Análise na Arte Educação “Cutelinho” é como o beija-flor é conhecido em algumas partes das regiões do Centro-Oeste do Brasil, alongado para o Norte de Minas Gerais. Esta letra pertence ao cancioneiro folclórico do Brasil e foi recolhida por Paulo Vanzolini (autor de “Ronda”). Ele é zoólogo, pesquisador musical e compositor; Foi gravada por Pena Branca e Xavantinho, Nara Leão e Renato Teixeira. Referências Bibliográficas BAGNO, Marcos.
A língua de Eulália: uma novela sócio-lingüística. |
||
Voltar |