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HISTÓRIAS
QUE ENCAMINHAM HISTÓRIAS: FÁBULAS E LENDAS ENCONTRAM-SE EM
PROJETO DE TRABALHO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Alessandra Junqueira Vieira - Universidade de
Taubaté
Projeto: Histórias que brotam da leitura de outras
Identificação: Trabalho com fábulas
Público alvo: Alunos que iniciam o segundo ciclo do ensino fundamental
Justificativa: Levar os alunos a construir sentidos para os textos narrativos
curtos lidos, conhecer as características de gêneros textuais,
bem como trabalhar com outras linguagens.
Objetivo: Levar o aluno a fazer leitura e o estudo das características
do gênero fábula, buscando capacitá-los a criar seus
próprios textos verbais e não-verbais.
Fábula
Origem e conceito
? Fábula provém de fabla, isto é
falar.
? A fábula é uma pequena narração de acontecimentos
fictícios que tem dupla finalidade: instruir e divertir.
? Essas histórias, concebidas em prosa ou em verso, devem ser escritas
em estilo simples e fácil.
? A origem da fábula é de tempos muito antigos e provém
da necessidade natural que o homem sente de expressar seus pensamentos
por meio de imagens, emblemas ou símbolos.
? Segundo Platão e Fiorin , a fábula é uma narração
que se divide em duas partes: a narração propriamente dita,
que é o texto figurativo, em que os personagens são animais
, homens, etc e a moral, que é um texto temático, que reitera
o significado da narração, indicando a leitura que dela
se deve fazer.
Fábula “O sapo e o boi”
Texto figurativo (resumo) |
Texto temático |
Um
sapo se encontra com um boi no meio de um pasto e maravilhado tenta
imitá-lo. Para isso, estufa tanto o peito que, por fim, explode.
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Seja sempre você mesmo. |
Fábula
- “A cigarra e as formigas”
Texto figurativo (resumo) |
Texto temático |
Em
um dia de inverno, as formigas secavam suas reservas de trigo, quando
de repente apareceu uma cigarra e lhes pediu um pouco de trigo.
Além disso, disse que estava com muita fome e que achava que ia
morrer. As formigas pararam de trabalhar e sugeriram ironicamente
à cigarra que, se ela tinha passado o verão cantando, deveria passar
o inverno dançando. |
Os preguiçosos colhem o que merecem. |
Os fabulistas
? Esopo viveu
no século VI a. C. Foi escravo, sendo depois libertado. Suas fábulas
readaptadas por Fedro, La Fontaine e outros, tornaram-se parte de nosso
cotidiano.
? Fedro viveu em Roma de 30 a. C. a 44 d. C. Suas fábulas foram
escritas em versos e tinham acentuado cunho satírico.
? Jean de La Fontaine, 1621-1695, poeta francês, além de
compor suas próprias fábulas, também reescreveu em
versos muitas das fábulas de Esopo.
As personagens
? Os estudiosos
aconselham: devemos atribuir aos animais somente qualidades e ações
que conservem analogia com seus instintos e propriedades naturais, ou
que lhes são atribuídas pela experiência popular ou
pela mitologia (GÓES 1991).
Raposa-
Símbolo da astúcia e da perfídia . Na antiga China, a raposa era
vista com capacidades especiais para a sedução. Na bíblia, ela personifica
a perfídia e a maldade. No norte do Canadá, era sinônimo de “diabo”.
O valor negativo da raposa também aparece nos bestiários medievais,
onde ela é um animal enganador e astuto. Nos símbolos heráldicos,
a raposa tem o significado de uma inteligência pérfida Biedermann
(1993). |
Nas
fábulas de Esopo, ela é vista como espertíssima. Usa inteligência
para passar a perna nos outros animais. |
A Moral nas
Fábulas
? Segundo
Rousseau apud Góes (1991), a moral é o aspecto mais polêmico.
A fábula escolhida para se trabalhar com a criança deve
reunir um mínimo de condições que não permitam
confusões interpretativas naquilo que pretendam ensinar; conceito
claro e objetivo; sobriedade narrativa.
? As fables foram destinadas a uma época e para um público
infantil não constituído como o entendemos hoje. O livro
era dedicado a uma criança que era filha de um rei, ao qual o autor
queria levar a reflexões sérias. Desta forma, é aconselhável
cuidadosa seleção das fábulas antes de as sujeitarem
às crianças.
Sobre estratégias
de leitura
? Estratégias
de leitura são procedimentos que envolvem o cognitivo e o metacognitivo.
? No ensino, elas não podem ser vistas como receitas, pois o que
caracteriza a mentalidade estratégica é a capacidade de
analisar os problemas e a flexibilidade para encontrar soluções
Solé (1996).
Relatório
do desenvolvimento das estratégias de leitura
1ª Atividade:
Duração: 50min
Objetivo: Desenvolver a compreensão do aluno sobre a moral da história
? Levei os alunos para o pátio da escola. Assim, nos sentamos em
círculo e disse a eles que estávamos iniciando um trabalho
de leitura de um tipo de história e que o trabalho duraria algumas
semanas.
? Abri uma cartolina na qual estava escrita a definição
de fábula
? Perguntei às crianças se elas já sabiam o que era
fábula e se já conheciam alguma. Elas citaram alguns filmes
que possuíam animais como personagens.
? Pedi às crianças que lessem o cartaz e me dissessem o
que elas entenderam. Assim, cada uma mencionou um dos elementos típicos
do gênero que havia lido no cartaz.
? Pedi para quatro alunos segurarem, em pé , cada qual um pedaço
de cartolina, onde estava escrita uma moral de história e para
quatro alunos lerem individualmente uma fábula para a classe. Toda
vez que uma criança terminasse de ler sua fábula, a classe
deveria dizer qual era a moral correspondente e explicar por que achava
ser “aquela” a moral da história lida.
Obs.: Juntos, os alunos não tiveram dificuldades em associar cada
fábula à sua moral.
2ª Atividade:
Duração: 1h 30mim
Objetivo: Desenvolver a compreensão do aluno dando atenção,
de início, para o conhecimento lingüístico como parte
importante ao entendimento do texto e posteriormente atenção
para os elementos específicos do gênero fábula.
? Na sala
de aula, entreguei para cada aluno a fábula “O sapo e o boi”
do livro Fábulas de Esopo da editora Companhia das Letrinhas.
? Pedi a eles que a lessem silenciosamente e marcassem as palavras e/ou
expressões que não conseguissem entender.
? Os próprios alunos foram construindo os significados das palavras
grifadas com base nos conhecimentos prévios de vários alunos
do grupo.
? Pedi aos alunos que identificassem os elementos específicos do
gênero fábula no texto lido
? Os alunos me devolveram a história escrita e a seguir a recontaram
oralmente, em conjunto.
? Pedi a eles que cada um a reescrevesse. Para isso, escrevi na lousa
a importância da disposição dos elementos da fábula
na folha de caderno que iriam me entregar.
Obs.: Todos reescreveram a fábula proposta entre trinta e quarenta
minutos.
4ª Atividade:
Duração: 50min
Objetivo: Verificar se o aluno consegue elaborar sozinho a moral de uma
fábula.
?Em sala
de aula, li para os alunos quatro fábulas
? Fiz a leitura destas fábulas na ordem abaixo. A cada fábula
ouvida eles individualmente deveriam escrever, em uma folha de caderno,
a moral da história.
1ª- A galinha e os ovos de ouro
2ª- O galo e a pedra preciosa
3ª- O leão e os três touros
4ª - O lobo e a ovelhinha
Obs. 1: Apenas
cinco, dentre trinta e sete alunos, conseguiram elaborar uma moral coerente
com a história em todas as 4 fábulas propostas.
Obs.2: Na aula que foi aplicada a atividade cinco, li as fábulas
“A lebre e a tartaruga”, e “A cigarra e as formigas”.
Os alunos, juntos, construíram as seguintes morais:
1ª -
A lebre e a tartaruga
Morais atribuídas a essa fábula:
- “Não seja convencido, que você pode perder”
- “Um dia você pode perder, e outro você pode ganhar”
- “Quem sempre quer, sempre alcança”
- “A conquista leva a luta”
- “Quem ri por último, ri melhor”
- “Quem luta, vence”
2ª -
A cigarra e as formigas
Morais atribuídas a essa fábula:
- “Devemos ajudar o próximo”
- “Devemos ajudar uns aos outros”
- “Trabalhe para ganhar”
- “Nunca seja vagabundo”
5ª Atividade:
Duração: 1h 30min
Objetivo: Levar o aluno a relacionar as atitudes e situações
vivenciadas pelas personagens das fábulas às atitudes e
situações vivenciadas nas vidas das pessoas em geral.
? Nos posicionamos
sentados em círculo, em uma sala bem grande.
? Em pé e no centro do círculo, li para os alunos a fábula
“O leão e o ratinho”
? Li o texto “A conquista de um grande amigo”. Uma história
que criei, baseada na fábula lida, porém com a diferença
de os personagens serem seres humanos.
? Pedia a eles que fizessem a relação entre os textos da
seguinte forma:
Leitura da
1ª fábula: “O leão e o ratinho”
Comparação com a história: “A conquista de
um grande amigo”
a - Quem
é o leão?
b - Quem faz o papel do ratinho?
c - Compare as duas histórias e explique em que partes elas são
parecidas.
? Li a fábula
“A raposa e as uvas”.
? Pedi que relacionassem a uma outra história que criei a qual
é semelhante à fábula “A raposa e as uvas”.
Leitura da
2ª fábula: “A raposa e as uvas”.
Comparação com a história: “A grande festa!”
a - Quem é a raposa?
b - Quem faz o papel das uvas?
c - Quem representa a alta parreira que impedia a raposa de tocar nas
uvas?
?Por fim, pedi aos alunos que contassem uma história que pudesse
ser comparada à fábula “O sapo e o boi”, já
reescrita por eles em uma outra atividade.
6ª Atividade:
Duração: 1h 30min
Objetivo: Levar os alunos a observarem os animais que se encontram como
personagens das fábulas e a relação deles com as
características humanas.
? Ao entrar na sala, colei na lousa o nome de dez animais, dentre os mais
representativos do mundo das fábulas
? Com os alunos, fiz o levantamento das características específicas
de animais que eles possuem.
? Com outra cor de giz, pedi o levantamento das características
humanas que ele poderia assumir em uma fábula.
? Contei uma história, na qual as personagens eram humanas e pedi
a eles que substituíssem oralmente os seres humanos por animais.
7ª Atividade:
Duração: 50min
Objetivo: Criação da própria fábula
? Recordei com os alunos todas as características do gênero
? Pedirei aos alunos que escolhessem uma moral e criassem uma fábula
com a moral escolhida.
8ª Atividade:
Duração: 1h 30min
Objetivo: Observar as diferentes idéias que as ilustrações
expressam e a elaboração a própria ilustração
?Levei os alunos a um salão no qual estavam algumas mesas com cadeiras
nas quais os alunos se sentaram
? Nestas mesas, estavam materiais para pintura, tais como folhas de papel
sem pauta, lápis de cor, giz de cera.
? Projetei, na parede, ilustrações de fábulas de
alguns pintores e observamos as diferenças entre as ilustrações.
? Cada aluno ilustrou sua própria fábula.
9ª Atividade:
Duração: 50mim
Objetivo: Apresentar aos alunos o resultado do trabalho deles
? Levei,
para escola, todas as fábulas de autorias dos próprios alunos,
sendo cada uma seguida de seu desenho.
? Com a presença dos pais, os alunos leram as histórias
criadas por eles.
? As apresentações foram finalizadas com um café
servido às pessoas presentes.
Textos em anexo:
Texto1:
A conquista
de um grande amigo (O leão e o ratinho)
Marcos era
um garoto de onze anos. Adorava futebol, mas nunca era convidado para
jogar no time de sua classe, pois não jogava bem. Apear disso,
assistia ao treino todos os dias.
Certo dia, em um grande jogo de futebol, em um campeonato entre as escolas
da cidade. O time de sua escola estava incompleto, pois vários
alunos do time estavam gripados e os reservas não eram suficientes.
Era a chance de marcos.
Sem ter dúvidas, correu ao treinador do time e implorou para participar
do jogo. A princípio o treinador recusou, mas depois deixou.
Aquele foi um dos dias mais felizes da vida de Marcos. Ele não
jogou bem, mas seu time venceu. Em troca, como Marcos que era o aluno
mais inteligente da classe, ensinou matemática ao treinador de
futebol. Assim, nasceu ali uma grande amizade.
Texto 2:
A grande
festa (A raposa e as uvas)
Com vontade
de se divertir sem gastar dinheiro, Paulo e Renato foram até uma
casa onde ia acontecer uma festa particular.
Ninguém os queria em festa alguma, porque esses garotos sempre
batiam em alguém. Sabendo disso, os dois garotos estavam disfarçados
para não serem reconhecidos.
Ao tentarem entrar, foram rapidamente descobertos e impedidos pelos guardas
de permanecerem no local.
Com muita raiva, eles disseram:
__ Nós não queríamos entrar mesmo. A banda que está
tocando é horrível.
Assim, os dois foram para casa dormir.
Bibliografia
BIEDERMANN,
Hans. Dicionário ilustrado de Símbolos. Tradução:
Glória Paschoal de Camargo. São Paulo: Companhia Melhoramentos.
1993.
ESOPO. Fábulas de Esopo.Compilação Russell Ash e
Bernard Higton; Tradução: Heloisa Jahn, São Paulo:
Companhia das Letrinhas, 1994.
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entendra
o texto. 16 ed. São Paulo: Ática,
GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à
literatura infantil e juvenil. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1991.
(Manuais de estudo)
KLEIMAN, Ângela. Oficina de Leitura: Teoria e prática. 5
ed, Campinas: Pontes/Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1997.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. TraduçãoClaudia
Schilling, 6 ed.Porto Alegre: ArtMed, 1998.
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