Voltar | ||
II
SEMINÁRIO SOBRE LEITURA,
Feitos esses esclarecimentos preliminares, apresentamos a seguir as diretrizes gerais do Seminário. O seminário propõe-se a debater questões e perspectivas de pesquisa historiográfica produzidas pela intersecção de dois campos de investigação relativamente distintos: história da leitura e história da escola. Seu objetivo central é abrir um espaço de discussão sobre as novas abordagens de um velho e conhecido objeto, a escola, priorizando o debate sobre as dinâmicas que se estabelecem entre processos de escolarização de práticas sociais de leitura e usos sociais das práticas de leitura aprendidas na escola. Nos últimos anos, as investigações sobre história de instituições escolares vêm sendo retomadas com um fôlego novo, impactadas pela incorporação de novas perspectivas teóricas e por uma ampla rediscussão sobre o estatuto documental das fontes. Investigações sobre os processos de longa duração que historicamente constituíram o modelo escolar de educação ganham relevo, assim como estudos sobre as práticas ordinárias constituintes de culturas escolares específicas. A vinculação do processo de institucionalização do modelo ou da forma escolar a outros processos culturais ganha visibilidade a partir da década de 1980, com o crescimento da produção historiográfica sobre temas culturais. O processo histórico de institucionalização da escola passa a ser referido a outros processos culturais, de modo que, hoje, sem algum tipo de incursão pelo tema dos usos sociais da leitura e da escrita, esvai-se toda e qualquer possibilidade de dimensionar as condições que presidiram o processo de institucionalização da escola em uma sociedade determinada. Um conjunto de novas questões passa a nortear as investigações historiográficas, tais como: Qual teria sido o papel da escola no processo social de alfabetização das populações, entendido, este, no sentido de processo histórico de longa duração no qual uma sociedade ingressa no mundo do escrito? Que competências de leitura marcam diferencialmente, numa sociedade e num tempo dados, a relação com o escrito? Que modelos culturais distinguem as práticas de leitura e qual o papel da escola na sua produção/reprodução/transformação? O redimensionamento das condições culturais que presidiram o processo de difusão e institucionalização do modelo escolar no Ocidente requer, assim, do historiador da escola, uma incursão pelo tema dos usos não escolares da leitura e da escrita. Mas requer também um mergulho na caixa preta escolar, o que provoca um deslocamento do interesse historiográfico em direção às práticas escolares. Uma etnografia dessas práticas passa a ser requisitada como procedimento de um tipo de investigação, interessada na determinação das habilidades e competências de leitura produzidas nos "fazeres ordinários" constitutivos de uma cultura escolar. Orientados por essas diretrizes gerais, definimos, para esta segunda edição (reformulada) do Seminário sobre Leitura, Escola, História, os seguintes eixos temáticos: 1) cultura
escolar e práticas de leitura Para finalizar, uma última advertência: os trabalhos inscritos no Seminário (comunicações de grupos de pesquisa e comunicações isoladas) deverão estar vinculados a, pelo menos, um dos eixos temáticos acima especificados. II SEMINÁRIO SOBRE LEITURA, ESCOLA, HISTÓRIA •
A EDUCAÇÃO DO CAIPIRA •
A EDUCAÇÃO NOS IMPRESSOS: UM OLHAR SOBRE A DIVERSIDADE EDUCACIONAL
NA REVISTA CIDADE NOVA.
•
A ESCOLA ELEMENTAR DE IMIGRANTES ALEMÃES NO CONTEXTO DA INSTITUCIONALIZAÇÃO
DA ESCOLA PÚBLICA – JOAÇABA (1917-1938) •
A FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM SOROCABA
1880-1890 •
A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM MATO GROSSO •
A LEITURA DAS IMAGENS DA ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS
DE HISTORIA
•
A LITERATURA INFANTIL COMO DOCUMENTO HISTÓRICO •
A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LEITURA
NA ESCOLA DA REPÚBLICA VELHA •
A VISÃO DO JORNAL “O ESTADO DE S. PAULO” SOBRE A POLÍTICA
EDUCACIONAL DO GOVERNO JK (1956/1961). •
ALFABETIZAÇÃO, MEMÓRIA E FORMAÇÃO DE
PROFESSORES: AS CRIANÇAS COMO NARRADORAS DA HISTÓRIA DA
ESCOLA •
APRENDENDO O FAZER DA ALFABETIZAÇÃO NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
DO IE “PROF. STÉLIO MACHADO LOUREIRO” DE BIRIGÜI/SP
- 1963 •
AS GRAVURAS DOS LIVROS DE LEITURA DO BARÃO DE MACAHUBAS (1866).
•
BOA, AMÁVEL E DEDICADA PROFESSORA DO PASSADO: SEGUNDA MÃE,
IRMÃ MAIS VELHA, PRIMEIRO AMOR... •
BRINCAR E APRENDER: A EDUCAÇÃO NOS ALMANAQUES DE FARMÁCIA
•
CAPAS, PREFÁCIOS E DEDICATÓRIAS IMPRESSAS: CERIMÔNIAS
DE APROPRIAÇÃO DAS OBRAS DE ANTÔNIO ALVAREZ PARADA
•
CICLO DE VIDA DOS LIVROS ESCOLARES: BREVES NOTAS SOBRE OS MECANISMOS DE
CONTROLE E DIFUSÃO IMPLEMENTADOS NO CIRCUITO EDUCACIONAL AMAZONENSE
(1852-1890) •
CULTURA ESCRITA E A ESCRAVIDÃO BRASILEIRA: ALGUMAS PRÁTICAS
E SEUS SIGNIFICADOS NO SÉCULO XIX. •
DAS ‘ESCOLAS REUNIDAS’ À INDUSTRIALIZAÇÃO:
UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO PAULINENSE.
•
DAS MEDIAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA •
DISCURSOS E PRÁTICAS DE NACIONALIZAÇÃO PREVENTIVA
ENTRE IMIGRANTES ITALIANOS NO RIO GRANDE DO SUL - CENÁRIOS DA IMIGRAÇÃO
ITALIANA PARA O RIO GRANDE DO SUL •
EDUQUEMOS – UM MANUAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EM SANTOS, EM 1915. •
ENSINO DE LEITURA E CIRCULAÇÃO DE CARTILHAS EM MATO GROSSO
•
ENTRE A CRUZ E A ESPADA: O PAPEL DA REVISTA A NOVA ÉPOCA NA CONSTITUIÇÃO
DA ESCOLA REPUBLICANA EM MATO GROSSO •
ESCOLA , MOVIMENTO NEGRO E MEMÓRIA: O TREZE DE MAIO EM SOROCABA
- 1930. •
ESCOLA REAL E ESCOLA IDEAL: O LIVRO ALMA E CORAÇÃO •
ESTUDO DE UM ACERVO BIBLIOGRÁFICO – POSSÍVEIS INDÍCIOS
DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SANTA CATARINA.
•
FONTES E EDUCAÇÃO PÚBLICA EM SOROCABA: 1850-1880. •
HISTÓRICO DA IMPLEMENTAÇÃO DE CRECHES NAS UNIVERSIDADES
PÚBLICAS ESTADUAIS PAULISTAS: USP, UNICAMP E UNESP •
IDENTIDADES ALFABETIZANDAS: HISTÓRIAS CRUZADAS •
INDAIATUBA: PESQUISAS E ESTUDOS DO MEIO EM ESTUDOS SOCIAIS EXPERIÊNCIAS
DE CRIANÇAS COM LEITURAS DE FONTES PRIMÁRIAS, ESCRITA DA
MEMÓRIA E MAPEAMENTO URBANO. •
INSTRUÇÃO PÚBLICA E IMPRENSA EM SOROCABA.(SP) •
LEITURA DE IMAGENS: PAIS ALCOÓLATRAS E SUAS CONSEQÜÊNCIAS
PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA ESCOLA (1922) •
LEITURAS E MEDIÇÕES DO CORPO: A SELEÇÃO DE
ALUNOS NAS ESCOLAS FERROVIÁRIAS (1930-1940) •
LER NAS ENTRELINHAS: A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA INSTITUCIONALIZADA
NO ASILO DOS EXPOSTOS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO
PAULO 1896-1950? •
LETRAMENTO E CASTIGOS CORPORAIS NAS ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO •
LITERATURA E HISTÓRIA: A CRIANÇA E OS MISTÉRIOS DA
EXISTÊNCIA NA HERANÇA AFRICANA NO BRASIL •
LIVROS DE LEITURA E O ENSINO NO BRASIL: CAMPOS DE DISPUTA, ESPAÇOS
DE PODER •
MACHADO DE ASSIS E O JORNAL NO SÉCULO XIX: A CRÔNICA EDUCANDO
O LEITOR •
MEMÓRIA BIOGRÁFICA E HISTÓRICA EM MINHA VIDA DE MENINA
•
MEMÓRIAS DOCUMENTAIS SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO:
LEITURAS E SENTIDOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SÃO
GONÇALO •
NAS VOZES DO PASSADO, PISTAS PARA COMPREENSÃO DO PRESENTE: A HISTÓRIA
DA EDUCAÇÃO GONÇALENSE NO SÉCULO XIX •
OBERLIN E O “SISTEMA STUBER”: LEITURA, ESCOLA E HISTÓRIA
•
PARATEXTOS CÍVICOS: LIVROS ESCOLARES E A FORMAÇÃO
DO CIDADÃO NO BRASIL (1889-1930) •
POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA E EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS
NA HISTÓRIA DA CIDADE DE CAMPINAS UM ESTUDO DE CASO DA FEDERAÇÃO
DAS ENTIDADES ASSISTENCIAIS DE CAMPINAS - FUNDAÇÃO ODILA
E LAFAYETTE ÁLVARO (FUNDAÇÃO FEAC)” •
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCOLARIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS
INCONCLUSAS •
REPRESENTAÇÕES DE LEITORES: SIMULACROS E REGIONALISMOS •
REPRESENTAÇÕES SOBRE LEITURA E SOCIEDADE: UM ASPECTO DA
PESQUISA HISLEIMAT •
TEARES E TRILHOS: A EDUCAÇÃO DE OFÍCIOS EM SOROCABA
•
TÍTULO - LEMBRANÇAS DE LEITURA: RELATOS QUE SE CONSTITUEM
EM SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA LEITURA DE PIRACICABA (DA
DÉCADA DE 30 DO SÉCULO XX A 2002) •
UM FALAR, UMA CULTURA: A LINGUAGEM DOS OPERÁRIOS DE SERRARIA DE
LAGES-SC •
UMA LEITURA DE SAUDADE (1919) DE THALES CASTANHO DE ANDRADE •
USO DA IMPRENSA PERIÓDICA COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO
E REIVINDICAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS DE ESCRITA NO ESTADO
DO RIO DE JANEIRO. CAMPOS, 1914-1915
|
||
Voltar |