AVALIAÇÕES: COLE e Monitoria

OBJETIVOS
ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO
SEMINÁRIOS
AVALIAÇÃO DA MONITORIA
ASPECTOS POSITIVOS
ASPECTOS A MELHORAR
PARECER FAPESP

 

Número de Avaliações = 419

 

OBJETIVOS

A. Reunir estudos e pesquisas, numa perspectiva multidisciplinar, sobre leitura, educação e cultura escrita, provenientes de todas as regiões do país, proporcionando espaço para a sua apresentação/discussão bem como promovendo a sua ampla divulgação.
Plenamente Atingido = 170(40%)  Atingido = 233(55%)  Não Atingido = 7(1%)  Em branco = 7(1%)  Nulo = 2 (.5%)

B. Organizar uma feira cultural de arte brasileira de modo a complementar as atividades de natureza acadêmica e científica durante o evento e de modo a projetar o potencial artístico de Campinas e região.
Plenamente Atingido = 140(33%)  Atingido = 241(57%)   Não Atingido = 32(7%)  Em branco = 6(1%)

C. Apresentar aos participantes, como uma rememoração, um pouco da trajetória de realizações e conquistas da Associação de Leitura do Brasil dentro do cenário da educação e da cultura brasileira, com exposições e homenagens.
Plenamente Atingido = 128(30%)  Atingido = 260(62%) Não Atingido = 23(5%)  Em branco = 8(1%)

D. Reformular os estatutos da ALB, ajustando-os à legislação em vigor e refletindo criticamente sobre a abrangência e pertinência dos seus objetivos e organismos descentralizados contemplados na sua estrutura operacional.
Plenamente Atingido = 61(14%)  Atingido = 268(63%)   Não Atingido = 32(7%)  Em branco = 58(13%) 

E. Discutir e aprovar moções e recomendações que possam contribuir para o incremento das políticas públicas de promoção da leitura no Brasil.
Plenamente Atingido = 93(22%)  Atingido = 265(63%)  Não Atingido = 23(5%)  Em branco = 38(9%)

CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
Excelentes = 81(19%)  Ótimas = 146(34%) Boas = 115(27%) Regulares = 23(5%) Ruins = 2(.4%) 
Em branco = 51(12%)  Nulo = 1(.2%)


CONFERÊNCIAS NACIONAIS
Excelentes = 103(24%) Ótimas = 185(44%)  Boas = 99(23%)  Regulares = 10(2%)   Ruins = 2(.4%)
Em branco = 19(4%)  Nulo = 1(.2%)


[VOLTAR AO TOPO]


ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO

Sessões de Comunicação (geral)
Excelentes=55(13%)  Ótimas=136(32%) Boas=149(35%)  Regulares=52(12%)  Ruins=1(.9%) Em branco= 23(5%)

Site do Evento
Excelente = 98(23%) Ótimo= 167(39%) Bom = 93(22%) Regular = 13(3%)  Ruim = 1(.2%) Em branco = 47(11%)

Trabalho de Secretaria
Excelente = 77(18%) Ótimo = 152(36%) Bom = 133(31%)  Regular = 28(6%)  Ruim = 4(.9%)  Em branco = 24(5%)  Nulo = 1(.2%)

Divulgação do Evento
Excelente = 96(22%)  Ótima = 153(36%) Boa = 117(27%)  Regular = 32(7%) Ruim = 7(1%) Em branco = 13(3%) Nulo = 1(.2%)

Recepção e Atendimento
Excelentes = 103(22%)  Ótimos = 136 (36%) Bons = 114(27%)  Regulares = 45(7%) Ruins = 11(1%)
Em branco = 9(3%) Nulo = 1(.2%)

Monitoria
Excelente = 96(22%)  Ótima = 138(32%)  Boa = 128(30%)  Regular = 34(8%) Ruim = 5(1%)  Em branco = 18(4%)

Local do evento
Excelente = 95(22%)  Ótimo = 121(28%)  Bom = 111(26%)  Regular = 58(13%)  Ruim = 17(1%) 
Em branco = 14(2%) Nulo = 3 (.7%)

Período de Realização
Excelente = 106(25%)  Ótimo = 141(33%)  Bom = 122(29%) Regular= 31(7%)  Ruim = 7(1%)  Em branco = 12(2%)

VII FEIRA DE CULTURA E ARTE
Excelente = 107(25%)  Ótima = 160(38%) Boa = 96(22%) Regular = 22(5%) Ruim = 5(1%) Em branco = 29(6%)

SÍNTESE AVALIATIVA DO 16º COLE
Excelente=85(20%)     Ótimo=174(41%)      Bom=124(25%)    Regular=21(5%)    Em branco= 15(3%)

 

[VOLTAR AO TOPO]


SEMINÁRIOS
Seminário 01 - X Semin “Educação de Jovens e Adultos" (N=18)
Excelente= 5  Ótimo= 3  Bom = 8  Regulares = 2  Ruim= 0

Seminário 02 - X Semin  sobre “Biblioteca (N= 19)
Excelente = 6  Ótimo = 8  Bom = 5  Regular = 0  Ruins = 0

Seminário 03 - IV Semin “Práticas de Leitura, Gênero e Exclusão” (N=17)
Excelentes = 2  Ótimo = 10  Bom = 4  Regular = 1   Ruim = 0

Seminário 04 - VII Semin “Leitura e Escrita nas Soc. Indígenas”  (N=3)
Excelente = 1  Ótimo = 0  Bom = 0  Regular = 2  Ruim = 0

Seminário 05 - VII Semin “Mídia, Educação e Leitura” (N=21)
Excelente = 4  Ótimo = 6  Bom = 8  Regular = 3  Ruim = 0

Seminário 06 - VI Semin “Leitura e Escrita em Língua Estrangeira” (N=3)
Excelente = 2  Ótimo = 0  Bom = 1  Regular = 0  Ruim = 0

Seminário 07 - III Semin “Leitura, Escola, História”  (N=12)
Excelente = 5  Ótimo = 3  Bom = 4  Regular = 0   Ruim = 0

Seminário 08
- VI Semin “Literatura Infantil e Juvenil" (N=35)
Excelente = 12  Ótimo = 16  Bom= 5  Regular = 1  Ruim = 1

Seminário 09 - VI Semin “Educação, Políticas Públicas e Pessoas com Deficiência” (N=19)
Excelente = 4  Ótimo = 11  Bom = 3  Regular = 0  Ruim = 1

Seminário 10 - V Semin “Letramento e Alfabetização”  (N=84)
Excelente = 19  Ótimo = 31  Bom = 24  Regular = 10   Ruim = 0

Seminário 11 - V Semin “Ensino de Língua e Literatura” (N=39)
Excelente = 13  Ótimo = 19  Bom = 5  Regular = 2  Ruim = 0

Seminário 12 V Semin “Leitura e Produção na Educação Superior”  (N=16)
Excelente = 3  Ótimo = 5  Bom = 5  Regular = 2  Ruim = 1

Seminário 13 - V Semin “Linguagens em Educação Infantil” (N= 62)
Excelente = 16  Ótimo = 17  Bom = 21  Regular = 8   Ruim = 0

Seminário 14 - I Semin "Escritas, Imagens e Criação: Diferir" (N=10)
Excelente = 4  Ótimo = 3  Bom = 1  Regular = 2   Ruim = 0

Seminário 15 - III Semin "Educação Matemática"  (N=12)
Excelente = 5  Ótimo = 4  Bom = 2  Regular = 1   Ruim = 0


OBS: Opinaram sobre mais de um seminário = 41. Em branco = 08
 

[VOLTAR AO TOPO]

 


AVALIAÇÃO DA MONITORIA
por Cláudia Ferreira, Coordenadora dos Monitores

O registro da avaliação constou de dois itens abertos a partir dos quais cada monitor/monitora faria apontamentos em relação ao trabalho vivenciado na monitoria durante o evento. Considerando o trabalho realizado por vocês nos dias do 16º COLE, aponte: 1) Aspectos positivos e 2) Aspectos a melhorar.
Para tabular a avaliação, considerei, textualmente, os registros dos monitores, respeitando todas as observações que cada um fez. Para apresentar os dados, criei algumas “categorias” nas quais encaixei os registros lidos, bem como fiz indicação de quantas vezes o item foi mencionado pelos respondentes. Havia 52 monitores e todos preencheram a avaliação. Os quadros abaixo apresentam a tabulação realizada.

 

[VOLTAR AO TOPO]


ASPECTOS POSITIVOS

GERAL
Convívio com as pessoas   10
Visão de um trabalho organizacional de um grande congresso   06
Crescimento pessoal   04
Palestrantes bons / palestras interessantes   04
Boa recepção   01
Bom atendimento dos funcionários dos institutos   01
Desenvolver habilidades de comunicação e desenvoltura   01
Diversidade de trabalhos, de temáticas, de seminários   01

MONITORIA
Coordenação da Cláudia   14
Número de monitores suficientes   10
Trabalho em equipe / equipe participativa   08
Tarefa bem dividida entre monitores   07
Disposição para resolução de problemas   05
Organização da monitoria por área   03
Ótimas reuniões de orientação durante o congresso   03
Uso de celular e rádio-comunicador   02
Coordenação da Luciane nos trabalhos do stand ALB   01
Disponibilidade para ajudar   01

ESTRUTURA
Logística de organização: seminários pares e ímpares, distribuição nos institutos, cores, espaços   12
Equipamentos em todas as salas   03
Ocorrer tudo na UNICAMP   03
Oriente-se: muito bem feito   03
Organização do caderno de programação, material escrito do COLE   02
Camiseta bonita   01
Comunicações por e-mail com a monitoria e com inscritos   01
Feira: muito boa   01
Ônibus para FCM   01
Placas de identificação pelo campus   01
Proximidade dos institutos do Ginásio   01
Sacola de materiais   01
Salto de qualidade já que é o 4º COLE que participa na monitoria (organização e horário mais adequados)   01


[VOLTAR AO TOPO]


ASPECTOS A MELHORAR

GERAL
Placas de identificação ser maiores   06
Não contratar o mesmo serviço gráfico   05
Haver menos comunicações por sala e aumentar o número de salas, para favorecer debates e acomodação das pessoas   04
Lixeiras: colocação de mais cestos no ginásio   04
Audiovisual: ter uma pessoa responsável em cada lugar onde ocorrem as palestras, para não haver atraso e espera demasiada (ou pensar em outra estrutura)   03
Rádios-comunicadores: maior quantidade   03
CEL: espaço pequeno e não acomodou os participantes adequadamente   02
Filas:
- separar fila de inscrição de última hora da de ‘outros assuntos’   02
- organizar melhor as filas do 1º dia, pois ficou tumultuado e confuso   02
Ausência dos coordenadores de sessão   01
Caderno de programação: não estava bem organizado   01
Fazer camiseta do evento para venda   01
Guarda-volumes: providenciar  01
Listas de participantes com respectivos nomes e seminários desde o 1º dia   01
Muita incompatibilidade entre o que foi prometido/dito aos participantes e o que eles efetivamente vivenciaram no evento (certificados principalmente)   01
Orientação aos congressistas no RU   01
Pessoas poderem retirar material umas pelas outras já que não interfere no certificado   01
Reforma do lugar onde foram entregues as sacolas (está muito decadente)   01
Seminário que ocorreu na FCM sentiu-se ‘excluído’ pela localização do mesmo   01
Manter locais fixos para os atendimentos variados 01
Ticket:
- colocar cardápio na hora de vender o ticket   01
- não vender mais, pois a comida é ruim para vender por R$ 5,00, muitas pessoas quiseram o dinheiro de volta   01

MONITORIA
Comunicação e relacionamento entre monitores: muitos quiseram coordenar deixando monitores confusos até mesmo sem saber como agir em certas situações, faltou cooperação em algumas situações, houve tensão na situação dos certificados, melhorarem comunicação entre monitores. 15

Monitor volante:
- ter mais para descentralizar da coordenação - 07
- circular mais e ficar menos concentrado no ginásio, pois ajuda nos seminários/institutos - 04
- um em cada seminário com rádio comunicador para que monitores não precisem se deslocar dos institutos 03
Café para monitores 04
Seleção de monitores: descompromisso com o trabalho 03
Crachá de monitoria estar escrito MONITOR e não organização 02
Desconto para monitoria na feira de livros 02
Haver parceira entre ALB e cantina do ginásio para oferecer lanche para a monitoria 02
Mais reuniões de monitoria anterior ao COLE 02
Monitoria: melhorar remuneração 02
Centralizar informações em uma única pessoa 01
Chamar a atenção da monitoria quando, ao receber informação, não a passarem do “jeito certo” 01
Coordenadores dos seminários: serem orientados sobre qual é o trabalho da monitoria 01
Melhorar a atenção dos monitores responsáveis com as palestras e comunicações com respeito à prestação de suas obrigações para com os participantes 01
Monitoria que trabalha nos seminários, ir ao instituto um dia antes para providenciar os materiais necessários. 01
Monitoria: atrasos para reuniões da manhã prejudicaram o andamento do dia 01
Monitoria: deslocar monitores ociosos para ajudar em outros lugares 01
Monitoria: mais monitores 01
Monitoria: novas informações passar por escrito 01
Tempo de organização anterior para organizar crachás e certificados 01

CRACHÁS
Organização: idéia de crachás por cor é muito interessante, mas sem a etiqueta com o nome ou entrega etiqueta separada e a pessoa cola / se para a entrada nas atividades não havia controle, qual a função do crachá colorido?   22

CERTIFICADOS
Ficarem prontos antes  22
Divulgar informações corretas para o público (em especial sobre certificados) 03
Espaço do nome em branco e colocar na pasta   02
Disponibilizar no site   01
Repetir estrutura de ter os Correios e deixar envelope para recebimento posterior, isto sendo informado desde o 1º dia   01

STAND ALB
Faltou reposição de material no stand ALB   04
Faltou material de divulgação da ALB no stand ALB (cartão da ALB, catálogo etc.)   02
Rádio-comunicador no stand da ALB   02
Stand ALB: fez papel de informações sobre ALB e COLE o que causou problemas, pois quando havia muitas pessoas pedindo informações sobre o COLE, não era possível atender adequadamente pessoas que queriam informações da ALB  02
Haver informações mais claras sobre problemas com associação no stand da ALB   01
Stand ALB: controle do dinheiro não ficar nas mãos da monitoria   01
Stand ALB: não ser ponto de referência de informação   01

1º DIA
1º dia – entrega de material: haver mais monitores na letra M   01
Congressistas: serem orientados para retirada do material somente no primeiro dia   01
Inscrições no dia: encerrar no primeiro dia   01
Orientação aos congressistas no 1º dia do evento, na entrada   01
Palestrantes e coordenadores de seminários: sacolas serem enviadas para os seminários pela monitoria, pois muitos não foram ao ginásio   01

BALCÃO DE INFORMAÇÕES
Balcão de informações em lugar específico e fixo durante todo o evento   02
Balcão de informações: ter placa de identificação grande   02
Balcão de informações: não haver mais pessoas além das já fixas, pois não era possível passar as instruções aos novos monitores pela quantidade de pessoa a ser atendida, então, mais atrapalhava que ajudava   01
Balcão de informações: ter um computador com o banco de dados das inscrições feitas, para facilitar eventuais problemas de orientação às pessoas quanto a localização de trabalhos e de seminários em que estão inscritas, pois muitas não sabiam   01
Guichê de informações: haver mais de um   01

A partir da avaliação da monitoria e da experiência que vivenciei, gostaria de deixar alguns apontamentos e lembretes que poderão auxiliar na organização do próximo evento alocando-os em dois tópicos – um contemplando ações realizadas que podem ser repetidas, pois foram satisfatórias e o outro contemplando ações que poderão ser realizadas para evitar problemas e/ou melhorar a experiência atual:

A) Ações realizadas que podem ser repetidas
- número de monitores adequado (52)
- necessidade de impressão de listas de participantes para o 1º dia, por seminário e por ordem alfabética (uma lista para cada mesa)
- necessidade de impressão de listas dos palestrantes e coordenadores e seminários (via agência) para o 1º dia
- definir local, com antecedência, no ginásio, para sala da monitoria
- solicitar equipamentos a FE (computador e impressora) para serem instalados a sala da monitoria
- solicitar ponto de Internet a sala da monitoria (pedir para administração o Ginásio)
- locar rádios-comunicadores, pois foram muito úteis
- prever alguém para sinalizar os locais ou incluir isto como tarefa da monitoria previamente
- prever forma de organização com crachás e certificados para que isto influencie a definição do trabalho da monitoria dias antes do evento
- a experiência de contratação de profissionais para cuidar do Audiovisual foi muito adequada
- prever se haverá venda de ticket refeição para organização prévia da monitoria quanto às funções a serem distribuídas
- providenciar material de secretaria para sala da monitoria (tesoura, fitas adesivas, grampeadores etc.)
- prever ambulância/enfermaria

B) Ações que poderão ser realizadas para evitar problemas e/ou melhorar a experiência atual
- seleção da monitoria: para além de um ‘bom currículo’, há que se considerar pessoas com pró-atividade. Penso ser necessário rever o processo de seleção, pois a monitoria tinha uma formação adequada com conhecimento em línguas, em uso de equipamento audiovisual, mas com baixa pró-atividade no sentido de iniciativa para auxiliar o colega, resolver situações-problema etc.
- solicitar, aproximadamente, 20 mesas da CONVEST via ofício para o Ginásio (solicitamos 15)
- stand da ALB: manter rodízio de pessoas da ALB no horário de almoço para atendimento do público
- stand da ALB: sugiro que não forneça informações da organização do evento para não contradizer as orientações e informações da monitoria que, em geral, está mais atualizada
- definir com assessoria de imprensa o esquema de recepção e encaminhamento das pessoas da imprensa em geral
- realizar o evento um dia antes de um feriado é muito inadequado, pois os institutos não estão à disposição para que possamos prepará-los
- prever a organização do material do evento dois dias antes do início, pois se houver qualquer imprevisto, há um dia para procurar solucionar a questão

[VOLTAR AO TOPO]

 


PARECER FAPESP
(parecerista anônimo, em 17/janeiro/2008)
RELATÓRIO APROVADO

A solicitação refere-se à organização do 16º Congresso de Leitura (COLE), promobido pela Associação de Leitura do Brasil (ALB). Ao longo dos anos, o COLE firmou-se como o mais importante evento da área, no país. Reunindo inúmeras atividades e interessados do Brasil e do exterior, do ponto de vista científico, o COLE integra pesquisadores da área de leitura em uma trama de relações múltiplas e complexas que incluem escritores, editores, livreiros, professores, bibliotecários e outros profissionais ligados ao destino do livro e da leitura.

Desse ponto de vista, trata-se de um espaço privilegiado de circulação de informações e conhecimentos sobre leitura, convergindo para o evento e colocando-se em diálogo tanto conhecimentos resultantes de pesquisas científicas como aqueles resultantes de práticas concretas e diversificadas, ligadas aos circuitos da escrita e à formação de leitores.

Como se pode ver pela documentação apresentada no relatório tecnico-científico, tal convivência entre os diferentes parceiros que compõem a cadeia completa do livro e da leitura produz uma riqueza de contribuições e reflexões única entre nós, momento privilegiado de trocas entre diferentes e múltiplas experiências.

Nesse sentido, o COLE fundamenta-se em um conceito de reunião científica que trilha caminhos não-ortodoxos de produção de conhecimento e que enfoca a leitura não em uma perspectiva interdisciplinar, mas também em perspectiva colaborativa "inter-saberes". Resulta de tal aproximação um ganho não só científico, como também educacional e cultural, indispensável ao desenvolvimento da leitura no Brasil. A variedade e qualidade das discussões, dos atores envolvidos, da programação oferecida em importantes mesas-redondas, seminarios, eventos culturais formam um conjunto expressivo e signficativo de contribuições que conferem a esta 16ª edição do COLE padrão compatível com a tradição de excelência do evento.

[VOLTAR AO TOPO]