Editorial

voltar índice

 

...para caminhar para frente, e não patinar ou andar de marcha-ré, é imprescindível que uma entidade possua uma base econômica para enfrentar diferentes custos.

                              SEM GENTE DISPOSTA E ENGAJADA INEXISTE ASSOCIAÇÃO
Comissão Editorial 

O número da associados da ALB sempre oscilou com o passar do tempo, mas nunca esteve tão baixo como nos últimos três anos. Com isto, ela perde muito do seu fôlego e restringe o seu leque de iniciativas - isto porque, para caminhar para frente, e não patinar ou andar de marcha-ré, é imprescindível que uma entidade possua uma base econômica para enfrentar diferentes custos.

Nunca é demais lembrar que a nossa Associação não recebe subsídios externos de qualquer natureza e sobrevive, fundamentalmente, das anuidades dos associados. Quer dizer: a ALB não é patrocinada por ninguém a não por aqueles que se identificam com as suas lutas e a ela juntam os seus esforços pessoais no sentido de permitir a realização de projetos, programas e ações em favor da leitura nacional.

Tal modus operandi, sabemos, não é perfeito e nem isento de críticas (por exemplo, a distância de possíveis patrocinadores, a ausência de apoio governamental, etc), mas ele permite que a entidade tenha mais liberdade para produzir e defender posicionamentos democráticos e para uma atuação mais próxima à sociedade civil do que ao empresariado ou aos Governos.

Na angulação da história mais recente do país, estamos cientes da crise presente no âmbito de sindicatos e ONGs. O neoliberalismo sufocou e enfraqueceu a vida associativa e comunitária pelo incentivo ao individualismo e à disputa de espaço. E não foram poucas as organizações que caíram no canto da sereia, servindo de trampolins para negociatas escusas com o dinheiro público.

Um quadro restrito de associados pode significar uma debilidade cada vez mais crescente da ALB. Por isso mesmo, fazemos uma conclamação para que mais interessados sejam trazidos ao nosso circuito associativo - dessa forma - e somente dessa forma - a entidade poderá alçar vôos mais altos, agindo num maior número de esferas sociais e contribuindo para tirar a leitura do buraco que há muito tempo se encontra.

Copyright ©2008, by ALB/Campinas, SP, Brasil

 

Indique a um amigo:
Remetente:
Email Remetente:
Destinatário:
Email Destinatário: