Síntese da Reunião da Diretoria da ALB – 9 de Fevereiro

SÍNTESE REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DA ALB – 09 DE FEVEREIRO DE 2009

 

Estiveram presentes na reunião de 09 de fevereiro de 2009, na sede da ALB, Anexo II, FE/Unicamp, os seguintes membros da Diretoria da ALB:
Norma Sandra de Almeida Ferreira, Maria Rosa Rodrigues Martim de Camargo, Lilian Lopes Martin da Silva, Heitor Gribl, Gabriela Fiorin Rigotti, a secretária da ALB, Lucy Ap. Rudék Colussi, a secretária geral do cole, Regina Leite, os professores eleitos para representação da FE/Unicamp e Prefeitura Municipal de Campinas/Secretaria de Educação: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda (representante da FE/Unicamp) e Maria Lúcia Bachiega Kolokathis. O Professora Raquel Salek Fiad justificou sua ausência. A prof. Dione, representante da FE/Unicamp na comissão organizadora do COLE não justificou sua ausência.
Foram apresentados e discutidos os seguintes assuntos:
1. Rodada de Informes: Proposta de contratação de Regina Leite. Lilian pede para a Regina que haja um controle/registro mês a mês de toda a movimentação da contabilidade do COLE. Cada cheque deve conter, no verso, uma breve descrição de sua finalidade. O trabalho do contador pode aumentar para dar conta dos convênios. Regina fica com esse trabalho de contabilidade, não o contador. Banco do Brasil: abertura de conta destinada para movimentações do COLE. Documentos faltantes que eram empecilhos já foram resolvidos. Após o evento, a conta será encerrada e as informações serão encaminhadas ao contador.
2. Tesouraria: Lílian apresentou o balancete financeiro referente ao mês de Janeiro/2009 e um levantamento dos gastos previstos para o mês de Fevereiro/2009. Contratação do Wilker ( responsável pela criação/implantação do sistema eletrônico de inscrições no COLE) depende da reformulação do orçamento apresentado, com alterações já solicitadas, para a elaboração do contrato.
3. COLE.
3.1. Gabriela apresentou a programação cultural prevista para o evento. Lílian ressalta que as atividades ligadas à ALB devem ser as exposições de bibliotecas, centros de memória e museus da Unicamp e que as atividades culturais relacionadas à cidade de Campinas, devem ser organizadas pela Prefeitura Municipal.
3.2. Inscrições: a diretoria faz projeção para aumento no número de inscrições de congressistas na modalidade de autores.
3.3. Cota de inscrição promocional para educadores ligados à Prefeitura Municipal de Campinas, nas modalidades de ouvintes e com comunicação, de acordo com a pré-aprovação da Prefeitura, que avaliará os trabalhos a serem inscritos. ( fica acertado entre a representante da prefeitura e a ALB, a quantia de 300 inscrições, a custo de 50,00 cada). Sobre as inscrições, as solictações para isenção de inscrição no COLE deverão ser estudadas caso a caso. A principio não há disposição da Diretoria de dar isenção a nenhuma entidade, ONG, ou pessoa física.
3.4. Comitê Científico: o Comitê será composto por um conjunto de pesquisadores e pelos coordenadores dos seminários do último COLE e será responsável por avaliar, em cada eixo temático, os resumos dos trabalhos inscritos e, posteriormente, por avaliar os trabalhos completos para serem publicados nos ANAIS do Congresso. Os eixos com maior número de inscritos serão avaliados por uma equipe maior do Comitê Científico. Lílian sugere que, na carta-consulta para o Comitê, seja solicitada a indicação de outros pesquisadores.
3.5. Agência de Turismo: A Diretoria escolheu a Agência Bom Senso para realizar a compra de passagens, a hospedagem e os translados dos convidados, sem custo para a ALB. Esta agência foi indicada pela FE e pela Reitoria. A outra agência que participou da licitação foi a BrasilDreamTour, que cobrou R$ 15.000.
4. Norma apresentou o relatório de atividades e o balancete financeiro da gestão anterior para apreciação da Diretoria. Entre os documentos, estão também, a Certidão Negativa, a certidão de regularidade com o FGTS e a certidão conjunta negativa de débitos inativos da União. Falta ainda uma certidão da Prefeitura Municipal de Campinas, já solicitada pelo contador, que será entregue na sede da ALB tão logo seja expedida. A Diretoria apreciou e aprovou os relatórios apresentados e considerou que a gestão anterior, sob a presidência do Prof. Ezequiel, superou as expectativas. A Diretoria também destaca a gestão transparente durante este período e agradece pelos serviços.
5. Fica estabelecido que as futuras reuniões da Diretoria da ALB, assim como as reuniões do Comitê Executivo da Revista Leitura :teoria e prática serão marcadas sempre às segundas-feiras, das 14 às 17 horas.
6. A diretoria está dando novos formatos para o site, para as publicações e para o boletim. Entre as decisões, o boletim não terá mais a sessão “piada do mês”. O boletim deverá ser enviado para aprovação da diretoria, que passa a ser elaborado pela Vice-Presidente Maria Rosa, com auxílio da diretoria e do Prof. Ezequiel para os conteúdos (eventos, concursos, avisos e demais informações) e com o apoio técnico para publicação no site do 1º Secretário Heitor Gribl. As mensagens passam a ser enviadas a partir do e-mail fictício nao-responder@alb.com.br, que não receberá respostas aos boletins, nem confirmações anti-spam dos inscritos.
7. Foi soilicitado pela Tesouraria que os livros contábeis referentes a ALB sejam enviados para a secretaria; o Contador da entidade pediu uma remuneração extra para os meses que antecedem o COLE devido a sobrecarga de trabalho que o evento desencadeia e a diretoria ficou de apreciar e deliberar em outro momento.

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