Círculos de Cultura: teorias, práticas e práxis

Círculos de Cultura: teorias, práticas e práxis

R$48,50

5 em estoque

Categoria
Frete e prazo de entrega

Calcule o valor do frete e o prazo estimado de entrega para a sua região.


Descrição do produto

Paulo Freire entendia que os Círculos de Cultura expressavam a capacidade humana de refletir sobre o mundo, sobre a posição humana no mundo e o poder dos humanos transformarem esse mundo por meio do trabalho e do encontro dialógico.
Entendo que as professoras Nima I. Spigolon e Camila B.G. Campos, foram motivadas por essas mesmas disposições quando organizaram a coletânea “Círculos de Cultura: teorias, práticas e de práxis”.
Num momento em que a lógica do mercado parece recobrir todas as esferas da vida social e natural, além de transformar as práticas culturais diferentes e desiguais em mercadorias variadas para públicos diversos, me indago: Como assegurar que os Círculos de Cultura preservem seu potencial dialógico, crítico, emancipador e transformador? – Como assegurar que eles não se transformem em mais um “bem cultural”?
O conceito de “educação bancária”, realçado por Paulo Freire, dialoga com o de “bem cultural”, realçado por Adorno e Horkheimer, na medida em que ambos apontam para o perigo de transformar as práticas culturais, dentre elas os Círculos de Cultura, em “mercadorias” que reificam os sujeitos e os processos sociais envolvidos.
Pergunto, ainda mais: Qual é o nosso interesse em refletir hoje a respeito dos Círculos de Cultura? Quais são as questões presentes que orientam hoje a nossa prática e o nosso entendimento sobre esses Círculos? Na atual conjuntura sócio político econômica e educativa o que caberia aos Círculos de Cultura refletir? Como não reduzi-los a uma “inovação didático pedagógica” tão em moda na visão hegemônica moderna que, contando com a técnica e a tecnologia, tudo muda para que tudo permaneça como esta?
São provocações que faço a(o)s autora(e)s e leitora(e)s desta coletânea e que espero ver encaminhadas nas linhas e entrelinhas tecidas entre as teorias, as práticas e a dialética das práxis.

Profa. Dra. Débora Mazza (FE/UNICAMP)

 

Informação adicional

Peso 0434 kg
Dimensões 159 x 18 x 23 cm
Organizador

Camila Brasil Gonçalves Campos, Nima Imaculada Spigolon

Editora

Editora CRV

Produtos relacionados

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha