Da linguística formal à linguística social

Da linguística formal à linguística social
Promoção!

R$38,00 R$30,00

Save21%
ISBN: 9340628
Autor: Roberto Gomes Camacho
Editora: Parábola
Número de páginas: 271

1 em estoque

Categorias ,

Product Description

Qual é o grau em que o social influencia o linguístico no tratamento da heterogeneidade constitutiva da linguagem?

Se o enfoque for o estudo das relações entre língua e sociedade com o objetivo de entender a estrutura da língua, a pesquisa se enquadra na área da sociolinguística. Se for o estudo da relação entre língua e sociedade com o objetivo de entender a estrutura da sociedade, a pesquisa se enquadra na área da sociologia da linguagem.

Estabelecer distinções é um gesto político de criação de um objeto de estudo específico. Mas, na realidade, as coisas não se passam exatamente desse modo: enfocar mais a língua ou mais a sociedade é uma questão que a própria sociolinguística variacionista necessita encarar seriamente.

Em que grau os fatores internos interagem com os fatores externos como motivações em competição no processo de variação  estável ou de variação instável propiciadora de mudança? Quanto do que ocorre com a língua, em termos de variação e mudança, é resultado do trabalho social de seus usuários a parti da identidade social específica de que são dotados ou o resultado de padrões formais, estruturais, que regem, por si só, os processos de instabilidade e mudança?

Perguntas como essas envolvem outra mais fundamentalmente epistemológica: qual é, afinal, o objeto da sociolinguística? Em que grau a corrente denomida variacionista é deferente de outras, como a etnografia da comunicação e a sociologia da linguagem? Essas são algumas questões que este livro pretende, senão responder, pelo menos fornecer uma reflexão que contribua para chegarmos a respostas convicentes.

Informação adicional

Peso 0.434 kg
Dimensões 1.6 x 16 x 23 cm
Autor

Roberto Gomes Camacho

Editora

Parábola

Related Products

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha