Ver carrinho “O magistério e a mídia (e-book)” foi adicionado no seu carrinho.

Infâncias e Pós-Colonialismo – pesquisas em busca de Pedagogias descolonizadoras (e-book)

Infâncias e Pós-Colonialismo – pesquisas em busca de Pedagogias descolonizadoras (e-book)

R$0,00

ISBN: 64440272
Autores: Ana Lúcia Goulart de Faria, Alex Barreiro, Elina Elias de Macedo, Flávio Santiago e Solange Estanislau dos Santos (orgs.)
Editora: Leitura Crítica/ALB
Número de páginas: 215

Product Description

Neste livro tentamos fazer uma intersecção deste campo epistemológico [teoria pós-colonial] com os estudos da infância a fim de proporcionar um olhar de desconstrução de conceitos rígidos, marcados por um cientificismo colonizador sobre a criança e a infância. Trata-se, portanto, de um livro inédito, pois […] “nós precisamos de um outro pensamneto, provavelmente de um outro conhecimento que nos conduza nesse processo, e esse conhecimento é um conhecimento que tem que ser produzido por outra forma” (SANTOS, Boaventura de Sousa, 2001). Ou seja, é preciso abandonar a concepção iluminista da infância e de sua educação como preparação para o futuro, para o adulto que será, o que desapropria a experiência humana das crianças. Torna-se urgente pesquisar pedagogias que se contraponham à educação como forma de colonização e que tragam para infância a perspectiva emancipatória. […] As tessituras que articulam este livro estão intimamente ligadas a um olhar descolonizador das infâncias, permitindo aos leitores pesquisadores e às leitoras pesquisadoras questionarem categorias enrijecidas, muitas vezes entendidas como naturais e neutras ‘conformizando’ os papéis e as atitudes desempenhadas por adultos/as e por crianças. […] Os sete textos aqui apresentados são frutos dos debates ocorridos durante o I Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-Colonialismo: pesquisas em busca de Pedagogias descolonizadoras (FE-Unicamp, 22 a 24 de novembro de 2012). O objetivo do evento foi discutir pesquisas e pedagogias nos campos da Educação, Infâncias e Educação Infantil sob a tensão de abordagens marxistas e em direção ao pensamento pós-colonialista, em busca da construção de aportes teóricos que favorecessem pensar pedagogias descolonizadoras das infâncias circunscritas às diferentes realidades do Brasil. Assumindo uma perspectiva antropofágica, tentamos devorar, reinventar e problematizar pesquisas e pedagogias que procuram dar conta das dimensões artísticas, culturais e educacionais, provocando o público e os/as palestrantes para refletirem sobre a instigante e “impertinente” questão: e quando a ‘inclusão excludente’ é com pessoas de 0 a 12 anos de idade?

Informação adicional

Editora

ALB, Leitura Crítica

Organizador

Alex Barreiro, Ana Lúcia Goulart de Faria, Elina Elias de Macedo, Flávio Santiago, Solange Estanislau dos Santos

Related Products

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha