• Você não pode adicionar "Ler e escrever na infância: imaginação, linguagem e práticas culturais" ao carrinho porque o produto está em falta.

Juventude e emprego: educar para qual trabalho?

Juventude e emprego: educar para qual trabalho?
Promoção!

R$35,00 R$24,50

Save30%
ISBN: 4440098
Autor: Aparecida Neri de Souza (org.)
Editora: Leitura Crítica
Número de páginas: 170

Fora de estoque

Product Description

Tratando-se da condição juvenil em particular, os anos recentes são marcados por alguns avanços e contradições. Se por um lado, os dados atuais informam a expressiva queda na taxa de desemprego, o aumento do emprego formal e protegido pela legislação, redução do peso do trabalho doméstico na absorção dos jovens e também diminuição do trabalho não remunerado, por outro, também demonstram que ainda é alta a taxa de informalidade comparada aos adultos e que a elevação do emprego observada no período 2004-2008 não alterou significativamente a situação de desemprego entre jovens: estes representando o segmento mais desempregado entre os demais grupos etários.

Por sua vez, as alterações recentes do mercado de trabalho brasileiro não atingem de forma homogênea toda a juventude, nem tampouco a juventude trabalhadora brasileira. Além das barreiras históricas enfrentadas pelos jovens, de um modo geral, no acesso ao mercado de trabalho – mesmo em conjunturas economicamente favoráveis ao emprego, como é a situação que vive o país hoje – as relações que os diferenciam e os singularizam, tais como sexo e cor/raça, intensificam as desigualdades no interior do próprio segmento, sobretudo quando os recortes se sobrepõem, aprofundando, desse modo, as barreiras ao ingresso e à permanência no emprego e gerando ainda mais sérios obstáculos para a construção de trajetórias de trabalho.

 

Josdé Humberto da Silva

Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pesquisador GEPEDISC/UNICAMP

Informação adicional

Peso 0.216 kg
Dimensões 1 x 13.8 x 21 cm
Autor

Aparecida Neri de Souza

Editora

Leitura Crítica

Related Products

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha