Leitura literária e mediação (e-book)

Leitura literária e mediação (e-book)

R$0,00

ISBN: 64440210
Autor: Eliana Kefalás Oliveira, Giselly Lima de Moraes e Cristiane Marcela Pepe (org.)
Editora: Leitura Crítica
Número de páginas: 215

Product Description

A experiência de leitura do professor tem sido percebida pelos estudiosos do processo de ensino-aprendizagem da leitura como um componente imprescindível na formação profissional docente e no trabalho desenvolvido em sala de aula. Para se pensar sobre a mediação leitora é fundamental, portanto, não somente refletir sobre a formação do aluno e sobre o papel do mediador, mas também sobre as dimensões do ato de ler para o professor. Ressignificar o ato da leitura, articulando-a tanto a diferentes modos de ler, à diversidade de gêneros literários, quanto às suas relações com as artes, ou ainda às especificidades dos espaços físicos (tais como a biblioteca pode ressituar alguns aspectos dessa prática bem como repensar perspectivas teóricas e metodológicas sobre a mediação leitora. É válido ressaltar que há diversos desafios que os professores enfrentam nas escolas públicas, os quais muitas vezes limitam um desenvolvimento inventivo de atividades de leitura: além de haver entraves materiais estruturais (falta de biblioteca adequada e espaços físicos precários das salas de aula), é constante o desafio de reinventar perspectivas para o trabalho com a leitura e com a palavra literária no ensino de modo a diálogá-las dom o universo plural dos alunos, leitores em formação. É bem verdade que, na grande maioria das escolas, os livros distribuídos pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) passam a compor e redimensionar os acervos escolares, o que pode ser um material bastante significativo para permitir o contato com obras diversas em atividades de formação do leitor.

Este livro reúne artigos de pesquisadores que participam como conferencistas, palestrantes e docentes dos cursos intensivos do I Encontro de Formação de Mediadores de Leitura. São abordadas, portanto, reflexões teóricas e perspectivas metodológicas para o trabalho com a formação do leitora tanto na sala de aula e em espaços públicos, tais como as bibliotecas, quanto na própria formação do professor.

 

Eliana Kefalás Oliveira

Giselly Lima de Moraes

Cristiane Marcela Pepe

Informação adicional

Editora

Leitura Crítica

Organizador

Cristiane Marcela Pepe, Eliana Kefalás Oliveira, Giselly Lima de Moraes

Related Products

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha