Leitura na escola e na biblioteca

Leitura na escola e na biblioteca

R$40,00

6 em estoque

Categoria
Frete e prazo de entrega

Calcule o valor do frete e o prazo estimado de entrega para a sua região.


Descrição do produto

“Mas que diabos! Será que é tão difícil assim criar o amor pelos livros, o gosto pela leitura? Será que a fruição da palavra impressa se transformou num bicho de sete cabeças e não há como resolver o problema? Será que os tentáculos maquiavélicos do período ditatorial congelaram de vez o espírito de iniciativa e a capacidade de luta dos professores e dos bibliotecários?”

Há que se compreender criticamente as condições de produção da leitura para se poder promovê-la. As crianças não leem porque não gostam, mas porque as condições que subjazem à interação leitor-textos são esdrúxulas e, muitas vezes, paralisantes. É errônea essa ideia de que o bom leitor já nasce feito (favor não reproduzir aqui a ideologia do dom); o leitor maduro é consequência da atmosfera reinante no seu contexto social, principalmente daquela presente na escola e na biblioteca. A questão é saber, além do porque e do para quê ler nos dias de hoje, como conquistar e organizar as condições do contexto de modo que a prática da leitura flua com a devida naturalidade. Concordamos num ponto: do jeito que está não pode continuar!

O objetivo deste trabalho é aprofundar a discussão sobre as condições de produção e promoção da leitura na sociedade brasileira, dando ênfase ao trabalho realizado pelos professores e pelos bibliotecários. Existe uma dimensão biblioteconômica do trabalho pedagógico e uma dimensão pedagógica do trabalho biblioteconômico – é preciso cruzar e retroalimentar essas duas dimensões em favor de uma formação consequente e crítica de leitores.

Informação adicional

Peso 0170 kg
Dimensões 14 x 08 x 21 cm
Autor

Ezequiel Theodoro da Silva

Editora

Leitura Crítica

Produtos relacionados

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha