• Você não pode adicionar "Leituras sem Margens" ao carrinho porque o produto está em falta.

Os da minha rua

Os da minha rua

R$32,00

ISBN: 60160235
Autor: Ondjaki
Editora: Língua Geral
Número de páginas: 159

Fora de estoque

REF: 7 Categoria

Product Description

Se é certo que as crianças crescem em segredo, como diz Ana Paula Tavares, de vez em quando comprova-se que esse segredo espera uns anos para se desvendar amadurecido em literatura. Assim é o novíssimo livro de estórias do jovem poeta e ficcionista angolano Ondjaki. Em Os da minha rua o autor reedifica os da sua casa: da memória, do afecto, da identidade.

Com escrita depurada casada com a oralidade, reconstrói-se o universo da infância e o correr da vida em Luanda: a escola e os professores cubanos, brincadeiras e descobertas, festas em casa dos amigos e dos amigos dos familiares. Atesta-se dessa maneira o convívio social de uma terra que se queria unida.

Se Ondjaki tatua a sua biografia nas 22 pequenas histórias, também homenageia a infância de cada um de nós projectando-nos nesse pedaço longínquo de um tempo que não conhecia os dias: “A vida às vezes é como um jogo brincado na rua: estamos no último minuto de uma brincadeira bem quente e não sabemos que a qualquer momento pode chegar um mais-velho a avisar que a brincadeira já acabou e está na hora de jantar. A vida afinal acontece muito de repente (…). Nós, as crianças, vivíamos num tempo fora do tempo, sem nunca sabermos dos calendários de verdade.”

Com essas “crianças” constroem-se quadros narrativos belíssimos, emotivos, sinestésicos, mas também críticos sociológica e politicamente: deles emerge Angola com os resquícios da guerra e a psicologia da esperança, uma jovem nação que está a aprender a viver como as crianças que a contam.

Esta estratégia narrativa é uma originalidade literária que Ondjaki desenvolve soberanamente.

Teresa Sá Couto

Informação adicional

Peso 0.188 kg
Dimensões 0.9 x 13.3 x 17.9 cm
Autor

Ondjaki

Editora

Língua Geral

Related Products

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha