• Você não pode adicionar "Para além dos domínios da mata - As estratégias de preservação de fragmentos florestais no Brasil (Santa Genebra - Campinas/SP)" ao carrinho porque o produto está em falta.

Versos para os pequeninos, de João Köpke: uma edição fac-similar em estudo

Versos para os pequeninos, de João Köpke: uma edição fac-similar em estudo
Promoção!
Versos para os pequeninos

R$55,00 R$50,00

Save9%

Assim, Versos para os pequeninos se apresenta aos leitores no suporte previsto provavelmente por João Köpke: em papel, impresso em livro, sem perder no entanto o seu charme de “original”, aquilo que poderia acontecer na passagem para o trabalho editorial e tipográfico tradicionais. Sugere os modos “como algumas obras se amarram nos objetos ou nas práticas de cultura do seu tempo” (CHARTIER, 2007, p. 16). Aciona outros gestos: o segurar nas mãos ou pousá-lo sobre uma mesa; no manuseio das folhas, o parar ou o voltar na leitura de um determinado poema; o fazer algumas anotações nos espaços em branco das páginas entre os traços impressos; ler do primeiro ao último poema ou ir direto àquele de que mais gostou. Aciona modos diversos de leitura. Aquele compartilhado pela palavra ledora de um adulto, ou pela leitura silenciosa de uma criança; aquela lida em coro, em dupla, em alternância de vozes, ou o modo cantado, memorizado, recitado como provavelmente premeditara o seu autor. Uma leitura reconhecimento de práticas quase em desuso.

Uma edição fac-similar como esta permite o (re)conhecimento de uma prática demorada de escrita, da letra cursiva, da construção dos traços e das formas, da disposição visual da página, ligados à tradição da cultura manuscrita, pelas habilidades e pela destreza das mãos, pelos materiais e técnicas que adotam aqueles que escrevem, da posição física e gestos particulares dos escreventes. Os poemas ganham formas próprias de um tempo em que a letra cursiva reinava quase absoluta, e que o assunto tratado eram as travessuras e estrepolias de crianças e animais domésticos. Sem repreensões dos narradores líricos em decorrência do mau comportamento dos personagens.

Fora de estoque

REF: 978-85-64440-50-0 Categorias ,

Product Description

Editora Leitura Crítica

ISBN 978-85-64440-50-0

Informação adicional

Peso 0.500 kg
Dimensões 0.22 x 0.5 x 0.28 cm
Autor

Norma Sandra de Almeida Ferreira

Editora

Leitura Crítica

Related Products

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha