BREVE
HISTÓRICO E JUSTIFICATIVA
Esta linha de evento teve início no ano de 2001, quando um grupo de entidades
(UNICAMP, REDE ANHANGUERA DE COMUNICAÇÃO, PREFEITURA DE CAMPINAS E ACORDE-
Campinas Cooperativa Educacional) sentiu a necessidade de discutir mais
profundamente a relação escola-jornal bem como reunir as experiências e produções
científicas existentes.
Levado a efeito no
Auditório do Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, Campinas, SP, o 1º
Seminário conseguiu reunir um público de 345 interessados. Ao mesmo tempo, de
maneira surpreendente, o evento conseguiu a inscrição de 49 comunicações em
painéis, numa demonstração viva de que as experiências de uso do jornal na
educação e na escola é um fenômeno já enraizado nas diferentes regiões do
país e que também existem pesquisas já realizadas sobre essa realidade. Os
anais dessa primeira reunião estão contidos no site da ACORDE http://www.acordeduca.com.br
e mais especificamente no link http://www.acordeduca.com.br/ezequiel/index.htm
As
avaliações feitas por 248 participantes, conforme consta no link
http://www.acordeduca.com.br/ezequiel/avaliacao.htm,
mostraram que os seus objetivos
foram atingidos, indiciando, ao mesmo tempo, a necessidade de continuidade desse
tipo de certame com o intuito de aumentar o grau de partilha de experiências e,
ao mesmo tempo, permitir a conjugação dos resultados das pesquisas em favor da
melhoria da qualidade da educação escolarizada brasileira, além de instaurar
mais radicalmente a necessidade de atualização dos professores através da
leitura de jornais e de outras mídias.
Num momento em que o
Brasil, através de várias iniciativas federais, estaduais e municipais, tenta
superar o seu atraso cultural na esfera da alfabetização e leitura, a realização
de um segundo seminário sobre jornal-escola trará, sem dúvida, significativas
contribuições para uma convivência da população com os veículos que se
utilizam da escrita para a circulação de informações em sociedade. No fundo,
é horizonte da superação de mecanismos de exclusão social e da melhoria da
qualidade da educação brasileira que melhor e mais certeiramente justifica a
realização deste evento.