O TEXTO RADIOJORNALÍSTICO EM SALA DA AULA

    Marcelo Luiz Ferreira - Fadisc/Letras, marcelo@fmjovempan.com.br 
Maria Angélica S.R. Martins (or.) - Unesp-FAAC/Ciências Humanas, masrm@uol.com.br

Resumo: A utilização do gênero jornalístico em sala de aula surge como uma proposta para desenvolver as potencialidades do aluno de ensino médio, no tocante à produção textual, e de integrá-lo ao universo em que vive. O uso do radiojornal deve-se à necessidade de trabalhar a precisão, a objetividade e a clareza como elementos essenciais à obtenção de um texto conciso, uma vez que há a impossibilidade de o ouvinte retomar a notícia e refletir sobre ela, como ocorre no texto impresso.
O objetivo deste trabalho, com base em experimentos realizados entre alunos do ensino médio (1º colegial), é o de apontar ao professor mais uma opção de utilizar a produção textual de forma lúdica, criativa, incentivando no aluno a ampliação do léxico e a escolha adequada dos vocábulos; a construção de frases claras e concisas; além de enfatizar a pontuação e a entonação adequadas, com o objetivo de causar diferentes efeitos de sentido no público-alvo.
Palavras-chave: produção textual, rádio, objetividade, concisão.