FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA:
PRÁTICAS DE LEITURA DE JORNAL NA SALA DE AULA

            Maria Antonia Granville - IBILCE/UNESP, São José do Rio Preto, SP

Resumo: Neste estudo, expõem-se os resultados de um trabalho realizado junto a oito professoras de língua materna do ciclo II do ensino fundamental(de 5a. a 8a. série),duas coordenadoras pedagógicas e uma supervisora de ensino, vinculadas à Secretaria Municipal de Educação (SEME) de uma cidade da região de São José do Rio Preto,SP. O estudo teve como objetivos principais conhecer as práticas de leitura de jornal desenvolvidas em sala de aula pelas professoras, dar-lhes embasamento teórico para esse trabalho junto aos alunos e sugerir-lhes algumas estratégias de leitura com esse gênero textual. As reuniões com as participantes estenderam-se de março a dezembro de 2005, mensalmente, e foram realizadas no Departamento de Educação da UNESP de São José do Rio Preto, SP. Os resultados apontaram para: 1- uma acentuada falta de embasamento teórico das envolvidas, tanto no que se refere a crenças e práticas obsoletas quanto ao ensino de leitura; 2- insuficiência de conceitos sobre esse processo , principalmente os relacionados a seus aspectos cognitivos; 3- pouco preparo das participantes para um trabalho,em sala de aula, com gêneros textuais, em especial, com o jornalístico, redundando,conseqüentemente,em práticas de leitura desmotivadoras e pouco proveitosas quanto às matérias jornalísticas trabalhadas em aula; 4- sérias e preocupantes lacunas na área de formação específica das participantes, o que enseja criteriosa reflexão sobre o professor de língua materna que as universidades estão formando.