|
A LEITURA DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Fabiano Correa da Silva -
FIMI (Fac. Int. Maria Imaculada), Mogi Guaçu-SP
Resumo: A leitura dos diferentes tipos e gêneros textuais na formação de
professores é fundamental para a amplitude da visão de mundo dos
graduandos, pois diversifica e valoriza sua experiência de leitura. A
intertextualidade presente nas obras escritas requer do sujeito-leitor um
“passeio” pelos seus mais variados contatos com diversificados textos,
desde sua infância até o presente momento em que lê determinado texto ou
obra. Essa experiência comprova a valorização do histórico na formação de
vida dos educandos. Dentre esses variados tipos de textos, a mídia
impressa é um dos mais lidos na atualidade e, portanto, pode ocupar um
lugar de destaque no trabalho em sala de aula. O presente trabalho de
pesquisa analisou os processos de leitura na formação de professores de
Letras de uma IES (Instituição de Ensino Superior) privada do interior do
Estado de São Paulo, tentando compreender a relação que os estudantes
mantinham com a leitura na formação acadêmica e profissional. Através de
questionários que visavam compreender qual a prática de leitura dos alunos
em relação a textos da mídia, a presente pesquisa constatou que há muitos
graduandos e professores de Letras que não conseguem estabelecer um
contato diário com a leitura, desacreditando que ela possa contribuir para
a melhoria da vida em sociedade. Portanto, conclui-se que é necessário que
haja políticas públicas de incentivo à leitura no ensino superior, afinal,
formar professores para a leitura é garantia de cidadãos livres e
conscientes.
|