A IMPRENSA BRASILEIRA E A GUERRA DO GOLFO (1990-1991)

Sandro Heleno Morais Zarpelão, UEM, Maringá - sandrohmzarpelao@hotmail.com
Resumo: O tema "Golfo em chamas: a visão da imprensa brasileira sobre a Guerra do Golfo (1990-1991)" almeja demonstrar e analisar como a Guerra do Golfo foi coberta por parte da imprensa escrita brasileira. Ocorre que a Guerra do Golfo, ao que tudo indica, possui muitas ligações causais com os acontecimentos hodiernos como o terrorismo internacional, as relações internacionais, os atentados de 11 de Setembro e a Invasão do Iraque, em 2003. Para tanto, será feita uma abordagem das discussões bibliográficas acerca do tema em questão. Depois será feita uma análise de como a imprensa brasileira escrita, no caso os jornais "O Estado de São Paulo" e "Folha de São Paulo" fizeram a cobertura do período sobre o período que engloba as causas da guerra, o conflito e as conseqüências dela. A idéia é demonstrar qual foi a imagem criada pela imprensa internacional e reproduzida pela brasileira sobre tal conflito.