|
A PRODUÇÃO DE JORNAL POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA INSTITUIÇÃO DE
ENSINO DO TIPO INTERNATO: CONSTRUINDO CIDADANIA
Resumo:
O presente trabalho pretende apontar reflexões acerca da importância da
utilização do jornal como recurso para o trabalho com linguagem, para a
aproximação dos participantes do programa das regras e estruturas da
língua padrão do país e, em especial, para a construção de cidadãos
conscientes de seu papel para a formulação de ações em nível
teórico-prático para a promoção e manutenção da qualidade de vida da
coletividade. Apresentamos aqui um programa de intervenção fonoaudiológica
junto a alunos de ensino médio de uma Instituição de Ensino Particular da
cidade de Ivatuba-PR, participantes de um sistema educacional de
internato. Da elaboração do programa à execução dos primeiros exemplares,
pretendemos dividir com os leitores deste material as angústias vividas e
as vitórias obtidas, mostrada através do engajamento de adolescentes para
a construção da sua história nas páginas de um jornal. |