A PRODUÇÃO DE JORNAL POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO TIPO INTERNATO: CONSTRUINDO CIDADANIA

Renata C Bianchi de Barros - barrosrenata@terra.com.br e Michele Ferreira Modesto  mimimodesto@bol.com.br  , Adriana Delamura, Ana Vilma Moroz, Carolina Spalato, Gisele Abreu, Jenifer Serafim Garcia - Faculdade Adventista Paranaense

Resumo: O presente trabalho pretende apontar reflexões acerca da importância da utilização do jornal como recurso para o trabalho com linguagem, para a aproximação dos participantes do programa das regras e estruturas da língua padrão do país e, em especial, para a construção de cidadãos conscientes de seu papel para a formulação de ações em nível teórico-prático para a promoção e manutenção da qualidade de vida da coletividade. Apresentamos aqui um programa de intervenção fonoaudiológica junto a alunos de ensino médio de uma Instituição de Ensino Particular da cidade de Ivatuba-PR, participantes de um sistema educacional de internato. Da elaboração do programa à execução dos primeiros exemplares, pretendemos dividir com os leitores deste material as angústias vividas e as vitórias obtidas, mostrada através do engajamento de adolescentes para a construção da sua história nas páginas de um jornal.
Palavras-Chave: Língua, Escrita, Cidadania, Linguagem.