|
PERSPECTIVA COM RELAÇÃO AO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UEL
INTITULADO “LINGUAGEM E ENSINO – A LEITURA DO JORNAL: do pré à quarta
série” Lídia Maria Gonçalves – UEL - lidia@uel.br
Resumo: O projeto “Linguagem e Ensino – A leitura do jornal: do pré à quarta
série” visa elaborar atividades com o jornal nas salas de ensino
fundamental menor e na pré-escola, possibilitando aos profissionais das
escolas envolvidas uma prática profissional que contribua para a formação
da consciência social e política de suas crianças. Essas atividades
seguirão as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e enfocarão
a leitura dos temas transversais estabelecidos pelos PCN’s, um dos nossos
maiores objetivos é contribuir para a reflexão crítica e análise das
concepções e práticas curriculares vigentes. Estamos interessados em
demonstrar como usar o jornal em sala de aula, pois sabemos que os alunos
das escolas atendidas obterão melhores resultados quanto mais capacitados
seus professores estiverem para utilizar o máximo desse material em prol
de um ensino de qualidade, o que nos leva a corroborar com essa
qualificação. Prestamos uma colaboração no sentido de articular ensino,
pesquisa e necessidades da sociedade; assessoramos professores que exercem
atividade do pré à quarta série e, simultaneamente, são alunos de
graduação ou pós–graduação em Letras para articularem o ensino da UEL com
as necessidades dos professores de pré-escolas e do ensino fundamental
menor no tocante ao ensino de Língua Portuguesa através do jornal em sala
de aula como meio de interação entre o aluno e a realidade. Através desse
projeto, promovemos ações de apoio e estímulo ao desenvolvimento da
sociedade a partir da formação de leitores mais eficazes. |