PERSPECTIVA COM RELAÇÃO AO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UEL INTITULADO “LINGUAGEM E ENSINO – A LEITURA DO JORNAL: do pré à quarta série”

Lídia Maria Gonçalves – UEL - lidia@uel.br

Resumo: O projeto “Linguagem e Ensino – A leitura do jornal: do pré à quarta série” visa elaborar atividades com o jornal nas salas de ensino fundamental menor e na pré-escola, possibilitando aos profissionais das escolas envolvidas uma prática profissional que contribua para a formação da consciência social e política de suas crianças. Essas atividades seguirão as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e enfocarão a leitura dos temas transversais estabelecidos pelos PCN’s, um dos nossos maiores objetivos é contribuir para a reflexão crítica e análise das concepções e práticas curriculares vigentes. Estamos interessados em demonstrar como usar o jornal em sala de aula, pois sabemos que os alunos das escolas atendidas obterão melhores resultados quanto mais capacitados seus professores estiverem para utilizar o máximo desse material em prol de um ensino de qualidade, o que nos leva a corroborar com essa qualificação. Prestamos uma colaboração no sentido de articular ensino, pesquisa e necessidades da sociedade; assessoramos professores que exercem atividade do pré à quarta série e, simultaneamente, são alunos de graduação ou pós–graduação em Letras para articularem o ensino da UEL com as necessidades dos professores de pré-escolas e do ensino fundamental menor no tocante ao ensino de Língua Portuguesa através do jornal em sala de aula como meio de interação entre o aluno e a realidade. Através desse projeto, promovemos ações de apoio e estímulo ao desenvolvimento da sociedade a partir da formação de leitores mais eficazes.
Palavras-chave: Leitura, Jornal, Ensino de Língua Portuguesa.