PUBLICIDADE SOLIDÁRIA

Laudiene Maria de Lacerda, Curso Pós-Graduação
Leitura e Produção de Texto do UNI-BH

Resumo: Alunos do Colégio Efigênia Vidigal, no bairro Buritis, em Belo Horizonte, decidiram trabalhar para tornar o mundo um lugar melhor. Tudo começou com a proposta da escola de desenvolver, ao longo de 2005, um projeto institucional sobre o programa da Organização das Nações Unidas (ONU) denominado “Oito objetivos de desenvolvimento do milênio”. Em sala de aula, os estudantes foram apresentados ao relatório do órgão internacional e criaram, do seu jeito e com base no que têm visto acontecer, um cartaz que sugere as oito maneiras de você ajudar a mudar o mundo. O foco do nosso trabalho foi o desenvolvimento por meio da comunicação e a utilização da linguagem publicitária e de outros tipos de textos para possibilitar aos alunos uma reflexão sobre a inclusão social, o reconhecimento e estímulo para ações solidárias e, conseqüentemente, contribuir para a formação de leitores cidadãos. Utilizando a linguagem publicitária para sensibilizar e produzir as mudanças sociais pretendidas.