A COLUNA MICRO/MACRO DO JORNAL A FOLHA DE SÃO PAULO:
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA SALA DE AULA

Diamantino Fernandes Trindade - Centro Federal de Educação Tecnológica – SP, Licenciatura em Física   tynus_ciencia@yahoo.com.br

Resumo: O ensino voltado apenas para a transmissão de informações e que visa os bons resultados nos exames vestibulares encontra-se distanciado de uma formação completa, interdisciplinar, multidisciplinar e abrangente que permita uma preparação para o acompanhamento das rápidas transformações de Ciência, da tecnologia e da sociedade em geral. Uma possibilidade interessante para despertar o interesse dos alunos pelas ciências, de modo que percebam a importância do “pensar” em lugar do “memorizar”, é a utilização de textos de divulgação científica na sala de aula. No projeto História da Ciência, desenvolvido com alunos do Ensino Médio do CEFET-SP, utilizamos a coluna dominical de Marcelo Gleiser, Micro/Macro, publicada dominicalmente pelo jornal a Folha de São Paulo, como instrumento pedagógico para uma abordagem de temas polêmicos da Ciência como Aquecimento Global, Projeto Genoma, Clonagem, Buracos Negros, Teoria do Big-Bang, etc. Esta atividade tem se mostrado bastante produtiva e possibilita uma reflexão sobre a construção histórica do conhecimento científico.
Palavras-chave: Ciência, divulgação científica, ensino.