|
A COLUNA MICRO/MACRO DO JORNAL A FOLHA DE SÃO PAULO:
Diamantino Fernandes Trindade - Centro Federal de Educação Tecnológica – SP, Licenciatura em Física tynus_ciencia@yahoo.com.br
Resumo:
O ensino voltado apenas para a transmissão de informações e que visa os
bons resultados nos exames vestibulares encontra-se distanciado de uma
formação completa, interdisciplinar, multidisciplinar e abrangente que
permita uma preparação para o acompanhamento das rápidas transformações de
Ciência, da tecnologia e da sociedade em geral. Uma possibilidade
interessante para despertar o interesse dos alunos pelas ciências, de modo
que percebam a importância do “pensar” em lugar do “memorizar”, é a
utilização de textos de divulgação científica na sala de aula. No projeto
História da Ciência, desenvolvido com alunos do Ensino Médio do CEFET-SP,
utilizamos a coluna dominical de Marcelo Gleiser, Micro/Macro, publicada
dominicalmente pelo jornal a Folha de São Paulo, como instrumento
pedagógico para uma abordagem de temas polêmicos da Ciência como
Aquecimento Global, Projeto Genoma, Clonagem, Buracos Negros, Teoria do Big-Bang, etc. Esta atividade tem se mostrado bastante produtiva e
possibilita uma reflexão sobre a construção histórica do conhecimento
científico. |