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A LEITURA DO JORNAL NA FORMAÇÃO DO ALUNO-PROFESSOR Natalia Hladun, Centro Universitário de Santo André UNI-A Departamento de Educação
Resumo:
Considerando a importância da utilização da pesquisa, como um dos recursos
didático-pedagógicos possíveis para o ensino superior de pós-graduação
nível lato sensu, o presente trabalho é um recorte de um projeto em
andamento desenvolvido com alunos da pós-graduação. O objetivo é estimular
o hábito da leitura de textos jornalísticos de forma crítica e reflexiva,
notadamente os que circulam socialmente como o jornal, focalizando,
sobretudo, a leitura dos fatos educacionais brasileiros veiculados nos
diversos jornais. A leitura de vários jornais propicia não apenas a
compreensão da linguagem empregada, mas, sobretudo, o confronto das
informações. Possibilita a sensibilização do aluno para não acreditar
deliberadamente em qualquer informação, buscando uma leitura mais
abrangente e madura. Trabalhos nessa direção apontam para uma concepção de
ensino de forma a priorizar as necessidades do aluno, dando-lhe
possibilidade de vivenciar, em seu próprio processo de
ensino-aprendizagem, a experiência da pesquisa. |