A LEITURA DO JORNAL NA FORMAÇÃO DO ALUNO-PROFESSOR

Natalia Hladun, Centro Universitário de Santo André UNI-A

Departamento de Educação
nataliahladun@unia.br

Resumo: Considerando a importância da utilização da pesquisa, como um dos recursos didático-pedagógicos possíveis para o ensino superior de pós-graduação nível lato sensu, o presente trabalho é um recorte de um projeto em andamento desenvolvido com alunos da pós-graduação. O objetivo é estimular o hábito da leitura de textos jornalísticos de forma crítica e reflexiva, notadamente os que circulam socialmente como o jornal, focalizando, sobretudo, a leitura dos fatos educacionais brasileiros veiculados nos diversos jornais. A leitura de vários jornais propicia não apenas a compreensão da linguagem empregada, mas, sobretudo, o confronto das informações. Possibilita a sensibilização do aluno para não acreditar deliberadamente em qualquer informação, buscando uma leitura mais abrangente e madura. Trabalhos nessa direção apontam para uma concepção de ensino de forma a priorizar as necessidades do aluno, dando-lhe possibilidade de vivenciar, em seu próprio processo de ensino-aprendizagem, a experiência da pesquisa.
Palavras-chave: formação do aluno-professor, pesquisa; Educação, leitura, jornal.