Professora do curso de Jornalismo participa de Congresso
15/08/2006
 
A professora Ana Cristina Salviato, de Língua Portuguesa, participou do 3º Seminário Nacional - O Professor e a Leitura do Jornal

Ana Cristina definiu o evento como uma forma de aprendizado e atualização em Comunicação, de modo geral. O evento ocorreu em Campinas, no Ginásio de Múltiplo Uso da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e foi promovido através de parceria entre aquela universidade, Rede Anhanguera de Comunicação (Correio Escola) e ACORDE (Cooperativa Educacional de Campinas). A periodicidade é bi-anual, que tem o objetivo de discutir o papel do jornal impresso na formação de professores e, conseqüentemente, seu uso na escola. Ana Cristina fala sobre o Seminário e a dinâmica de três dias de estudo (de 18 a 20 de julho passado).

Promovendo a leitura
“Os participantes do seminário entendem que o acesso a jornais, com o usufruto de seus conteúdos, é um componente imprescindível nos processos de formação básica e continuada de todos os professores. No Brasil, são muitos os desafios rumo à consolidação de uma sociedade leitora. Tendo em vista que o ensino e o conhecimento são impulsionados por processos de leitura e escrita, cabe ao professor, no exercício de suas responsabilidades, ter intimidade com todos os veículos que se utilizam da escrita como meio de circulação de idéias em sociedade. Daí a importância do jornal na vida do professor e no universo da escola”, escreveu a professora.

Conferencistas ilustres
Os conferencistas eram professores das áreas de Educação, Letras e Jornalismo. Dentre eles, destacaram-se os jornalistas e também professores Dirceu Fernandes Lopes, que trabalhou em grandes jornais de São Paulo e hoje leciona nos cursos de Comunicação da USP e Nilson Lage, que há 40 anos é jornalista e pesquisador da linguagem jornalística na Universidade Federal de Santa Catarina.
Aliás, várias obras de Nilson Lage fazem parte do acervo da biblioteca do UNIFAE e integram a bibliografia utilizada na grade curricular do curso de Jornalismo.

Comunicar com responsabilidade
O professor Dirceu Fernandes enfatizou que com a utilização do jornal na escola, aumenta a responsabilidade dos jornalistas que, indiretamente, atuam na educação de crianças e jovens no país. Ele criticou a “editorialização” das notícias e a falta de responsabilidade com que muitas revistas têm divulgado suas opiniões como verdades absolutas, não deixando ao leitor o espaço para reflexão. “Quem lê Folha, deve ler também o Estadão; quem lê Veja, precisa ler também Época”, afirmava o jornalista. Segundo ele, o professor deve manejar e conhecer muito bem o material que levará para a sala de aula.

O jornalista deve ler
Nilson Lage apresentou um panorama dos diversos tipos de texto jornalístico, mas o ápice de sua conferência foi quando, com muita emoção, enfatizou a necessidade do jornalista “duvidar mais” das fontes, “ler” os fatos.
Segundo ele, tanto o professor quanto o jornalista têm as condições mais favoráveis para a construção de uma sociedade leitora e mais crítica: “eles têm a palavra como ferramenta de trabalho”.

Além das conferências, foram apresentadas mais de 40 pesquisas que envolvem o uso do jornal na escola. Muitas delas já resultaram em teses de doutorado. “Para nós, do curso de Jornalismo do UNIFAE, fica a responsabilidade de se promover a idéia de uma linha editorial digna de participar do processo de Educação de crianças e jovens brasileiros. Além disso, quando o jornal passar a fazer parte da vida desses alunos-leitores, criaremos adultos-leitores e, conseqüentemente, o futuro do jornalismo impresso estará garantido”, comentou Ana Cristina, com base nesse novo conteúdo.

Agência Experimental de Jornalismo
Projeto de Extensão em Assessoria de Imprensa
Fátima Ribeiro -Professora Orientadora

 
LINK - http://www.fae.br/Noticias/n498.html (acesso em 30/10/2006)