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  VII SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS

COORDENAÇÃO:
Gláucia Maria Mollo (SMCC); Maria das Graças M. Castro (UFG)

A biblioteca como possibilidade de uma educação participativa, transformadora e de estímulo à leitura.

Uma biblioteca, quase sempre, é representada como um espaço de conservação do patrimônio intelectual, literário e artístico; no entanto, como bem define Baratin, é também “o teatro de uma alquimia complexa em que, sob o efeito da leitura, da escrita e de sua interação, se liberam as forças, os movimentos do pensamento. É um lugar (...) de criação e inovação, e a conservação só tem sentido como fermento dos saberes e motor dos conhecimentos, a serviço da coletividade inteira" (2000: 09).

É necessário compreender a biblioteca como um bem cultural que agrega práticas representativas do pensamento humano; das técnicas de escrita; da memória do saber. A partir dessa abordagem, história do livro e das bibliotecas supera a restrita condição de depositária e instrumento de conhecimentos e torna-se mediador na geração de novos conhecimentos, saber e estabelece novos laços com o leitor.

Tomando a leitura como um ato construído socialmente cabe à biblioteca orientar suas ações de leitura considerando as mais variadas formas de registro escrito e fundamentalmente garantir o acesso irrestrito aos mais variados suportes de informação. A competência do leitor se forma na constância e diversidade com que ele visita os mais variados tipos de textos.

O trabalho na biblioteca deverá estabelecer interlocução direta com o leitor, abrindo caminhos para o interior dos livros e, conseqüentemente, de livros para outros livros estabelecendo um exercício contínuo de práticas de leitura, escrita e interpretação. Baratin afirma que, “uma biblioteca, em última instância, só adquire sentido pelo trabalho de seus leitores”. No entanto, quem são esses leitores?

Pensemos nas crianças mudas telepáticas, nas crianças que querem “ler, escrever, contar, dizer-se ao mundo” e no “discurso de uma educação participativa e transformadora e estímulo à leitura”. E para que esse discurso não seja em vão, a leitura não deverá ser apenas a conquista de uma habilidade técnica necessária ao mercado de trabalho, mas apostar na possibilidade de ser do sujeito, de sua inserção social.

A garantia do acesso à biblioteca por meio de políticas públicas permanentes levará o leitor a desenvolver estratégias de apropriação e apreensão do saber extraídos dos livros e de outros suportes de informação, que será, posteriormente, mobilizado na apropriação e escrita de novos textos, na reflexão e compreensão do mundo.

A eficiência de políticas públicas para as bibliotecas, seja escolar, pública ou comunitária só poderá ser medida se forem contínuas e permanentes uma vez que significam o acesso aos bens culturais produzidos socialmente e garantia de condições concretas para que o indivíduo possa construir estruturas capazes de capacita-lo para um processo de educação não apenas escolar e permanente.

VII SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS

• A ATIVIDADE CULTURAL NA BIBLIOTECA DO IESF: A BIBLIOTECA COMO CENTRO IRRADIADOR DO SABER E DA CULTURA BRASILEIRA.
Cléa Fátima de Camargo Pereira - Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF/ UNIGRAN
Solange Cristine Barbosa - Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF/ UNIGRAN
Valéria Camargo Mota - Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF/ UNIGRAN
Virgínia Ávila Ornellas - Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF/ UNIGRAN

• A BIBLIOTECA COMUNITÁRIA, A LITERATURA INFANTIL E O LIVRO ARTESANAL NA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE ÁGUA MINERAL
Cíntia Moreira
Isabella Massa

• A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO MEDIADORA PARA FORMAR LEITORES
Ana Arlinda de Oliveira– UFMT-PPGE-GEPLL

• A IMPORTÂNCIA DE UM ACERVO ESPECIALIZADO EM UM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO
Tatyanne Christina Gonçalves Ferreira - PROALFA – UERJ

• BIBLIOTECA ESCOLAR - ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Claudia Maria Rodrigues Alonso - FE-USP

• BIBLIOTECA ESCOLAR: A BUSCA DA DINAMIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DESTE ESPAÇO
Gláucia Maindra da Silva
Patrícia Constâncio Werner

• BIBLIOTECAS E AÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INFORMAÇÃO: EXEMPLOS E NÃO EXEMPLOS PARA NOVAS PRÁTICAS EM ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS
Sandra Cristina da Silva
Bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller/Blumenau-SC - Mestre em Educação pela UFSC.

• BIBLIOTECAS POPULARES E A FORMAÇÃO DE LEITORES: OS CAMINHOS DA PESQUISA
Márcia Cabral da Silva – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Educação

• BRINCANDO DE BIBLIOTECA COM PROGRAMA LITERÁRIO
Dinorá Couto Cançado - FAC/Secretaria de Cultura do DF

• CARRINHO DE LEITURA
Helena Baltar de Oliveira - Prefeitura do Recife / Secretaria de Educação

• CONSTRUINDO HOJE, O AMANHA: ADOLESCENTES PROMOTORES DE LEITURA
Fabiola Macedo de Paula1 - PLAN INTERNATIONAL BRASIL
Tereza Roberta Rodrigues - PLAN INTERNATIONAL BRASIL

• CRIANÇA LEITORA NUMA BIBLIOTECA PÚBLICA DE CUIABÁ/MT: BUSCAS, ENCONTROS E DESENCONTROS
Leila Aparecida de Souza - Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/ PPGE/ GPLL
Profª Drª Ana Arlinda de Oliveira - Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/ PPGE/ GPLL

• CRIANDO ESPAÇOS DE INFORMAÇÃO E LEITURA: IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECA COMUNITÁRIA E PROGRAMAS DE LEITURA JUNTO À COMUNIDADE DE VILA ALIANÇA (RIO DE JANEIRO, RJ)
Elisabete Gonçalves de Souza - (Bibliotecária do NDC/UFF)

• DEPÓSITO LEGAL, UM INSTRUMENTO DE DIFUSÃO CULTURAL.
Augusto Moreno Maia - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Profa Dra. Dayse Martins Hora - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

• FLOR DE PAPEL UMA BIBLIOTECA NA CRECHE UFF
Maria Conceição da Silva - UFF- Universidade Federal Fluminense/ NDC/creche UFF

• LEITURA: DELEITES E ANGÚSTIA - UM ESTUDO COMPARATIVO DO UNIVERSO SIMBÓLICO DE JOVENS E ADULTOS LEITORES HABITUAIS E NÃO HABITUAIS
Edleuza Ferreira da Silva – USP/FE - Mestranda em Cultura, Organização e Educação

• LEITURAS DO VESTIBULAR NA BIBLIOTECA PÚBLICA
Osmar Arouck

• O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO LEITOR
Severino Farias de Santana Filho - UFRN

• PROJETO SALA DE LEITURA
Marlene Scheller Boos - Secretaria Municipal de Educação - E.B.M. WILHEM THEODOR SCHURMANN

• RODAS DE LEITURA – FORMANDO FUNCIONÁRIOS LEITORES
Célia Regina Pereira do Nascimento - Escola da Vila – São Paulo

• UMA BIBLIOTECA PARA SEUS LEITORES
Silvana Dias Cardoso Pereira - Unicamp/FE - Grupo ALLE – Alfabetização, Leitura e Escrita

 
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