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| VII
SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS
COORDENAÇÃO:
A biblioteca como possibilidade de uma educação participativa, transformadora e de estímulo à leitura. Uma biblioteca, quase sempre, é representada como um espaço de conservação do patrimônio intelectual, literário e artístico; no entanto, como bem define Baratin, é também “o teatro de uma alquimia complexa em que, sob o efeito da leitura, da escrita e de sua interação, se liberam as forças, os movimentos do pensamento. É um lugar (...) de criação e inovação, e a conservação só tem sentido como fermento dos saberes e motor dos conhecimentos, a serviço da coletividade inteira" (2000: 09). É necessário compreender a biblioteca como um bem cultural que agrega práticas representativas do pensamento humano; das técnicas de escrita; da memória do saber. A partir dessa abordagem, história do livro e das bibliotecas supera a restrita condição de depositária e instrumento de conhecimentos e torna-se mediador na geração de novos conhecimentos, saber e estabelece novos laços com o leitor. Tomando a leitura como um ato construído socialmente cabe à biblioteca orientar suas ações de leitura considerando as mais variadas formas de registro escrito e fundamentalmente garantir o acesso irrestrito aos mais variados suportes de informação. A competência do leitor se forma na constância e diversidade com que ele visita os mais variados tipos de textos. O trabalho na biblioteca deverá estabelecer interlocução direta com o leitor, abrindo caminhos para o interior dos livros e, conseqüentemente, de livros para outros livros estabelecendo um exercício contínuo de práticas de leitura, escrita e interpretação. Baratin afirma que, “uma biblioteca, em última instância, só adquire sentido pelo trabalho de seus leitores”. No entanto, quem são esses leitores? Pensemos nas crianças mudas telepáticas, nas crianças que querem “ler, escrever, contar, dizer-se ao mundo” e no “discurso de uma educação participativa e transformadora e estímulo à leitura”. E para que esse discurso não seja em vão, a leitura não deverá ser apenas a conquista de uma habilidade técnica necessária ao mercado de trabalho, mas apostar na possibilidade de ser do sujeito, de sua inserção social. A garantia do acesso à biblioteca por meio de políticas públicas permanentes levará o leitor a desenvolver estratégias de apropriação e apreensão do saber extraídos dos livros e de outros suportes de informação, que será, posteriormente, mobilizado na apropriação e escrita de novos textos, na reflexão e compreensão do mundo. A eficiência de políticas públicas para as bibliotecas, seja escolar, pública ou comunitária só poderá ser medida se forem contínuas e permanentes uma vez que significam o acesso aos bens culturais produzidos socialmente e garantia de condições concretas para que o indivíduo possa construir estruturas capazes de capacita-lo para um processo de educação não apenas escolar e permanente. VII SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS •
A ATIVIDADE CULTURAL NA BIBLIOTECA DO IESF: A BIBLIOTECA COMO CENTRO IRRADIADOR
DO SABER E DA CULTURA BRASILEIRA. •
A BIBLIOTECA COMUNITÁRIA, A LITERATURA INFANTIL E O LIVRO ARTESANAL
NA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE ÁGUA MINERAL •
A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO MEDIADORA PARA FORMAR LEITORES •
A IMPORTÂNCIA DE UM ACERVO ESPECIALIZADO EM UM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO •
BIBLIOTECA ESCOLAR - ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA •
BIBLIOTECA ESCOLAR: A BUSCA DA DINAMIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO
DESTE ESPAÇO •
BIBLIOTECAS E AÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS
DE INFORMAÇÃO: EXEMPLOS E NÃO EXEMPLOS PARA NOVAS
PRÁTICAS EM ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS •
BIBLIOTECAS POPULARES E A FORMAÇÃO DE LEITORES: OS CAMINHOS
DA PESQUISA •
BRINCANDO DE BIBLIOTECA COM PROGRAMA LITERÁRIO •
CARRINHO DE LEITURA •
CONSTRUINDO HOJE, O AMANHA: ADOLESCENTES PROMOTORES DE LEITURA •
CRIANÇA LEITORA NUMA BIBLIOTECA PÚBLICA DE CUIABÁ/MT:
BUSCAS, ENCONTROS E DESENCONTROS •
CRIANDO ESPAÇOS DE INFORMAÇÃO E LEITURA: IMPLANTAÇÃO
DE BIBLIOTECA COMUNITÁRIA E PROGRAMAS DE LEITURA JUNTO À
COMUNIDADE DE VILA ALIANÇA (RIO DE JANEIRO, RJ) •
DEPÓSITO LEGAL, UM INSTRUMENTO DE DIFUSÃO CULTURAL. •
FLOR DE PAPEL UMA BIBLIOTECA NA CRECHE UFF •
LEITURA: DELEITES E ANGÚSTIA - UM ESTUDO COMPARATIVO DO UNIVERSO
SIMBÓLICO DE JOVENS E ADULTOS LEITORES HABITUAIS E NÃO HABITUAIS •
LEITURAS DO VESTIBULAR NA BIBLIOTECA PÚBLICA •
O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO LEITOR •
PROJETO SALA DE LEITURA •
RODAS DE LEITURA – FORMANDO FUNCIONÁRIOS LEITORES •
UMA BIBLIOTECA PARA SEUS LEITORES |
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