APRESENTAÇÃO DOS ANAIS 17º COLE

A realização do 17º Congresso de Leitura do Brasil – COLE, a elaboração de seu Caderno Impresso de Resumos e de Atividades e agora a produção deste CD-Rom com os  ANAIS do congresso são ações que a Associação de Leitura do Brasil – ALB assume, na insistência de propósitos para intensificar o debate sobre leitura e educação.

O 17º COLE, realizado no período de 20 a 24 de julho de 2009, na UNICAMP, ofereceu-se novamente como um espaço agregador de pesquisadores da área da educação, da leitura e do livro, de representantes de diferentes instâncias de organização social (universidades, secretarias de educação, órgãos da administração federal, escolas de ensino básico, organizações não governamentais), de diversos profissionais (professores de todos os níveis, psicólogos, bibliotecários, linguistas, historiadores, graduandos e pós-graduandos), de âmbito nacional e internacional.

Numa perspectiva plural e multidisciplinar, este eventoque trouxe como tema  O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo. 30 anos de COLE, apresentou e divulgou pesquisas, programas de políticas públicas, relatos de experiências com o objetivo de contribuir na produção de novos temas e caminhos nos estudos e ações do campo da leitura. Também proporcionou a reflexão sobre sua própria história - 30 anos de COLE - como evento, homenageando intelectuais que estiveram ligados a sua realização durante esse tempo, divulgando imagens, fragmentos/momentos de COLES anteriores, promovendo a retomada de suas  reivindicações, seus temas de trabalho etc.

Os números apresentados tanto na programação quanto aqueles relativos à acolhida ao evento são de fato significativos e reveladores da consolidação deste congresso como referência nacional. O 17º COLE ofereceu 26 mesas-redondas com a participação de 71 palestrantes, com no mínimo 3 membros na composição de cada uma delas. Foram 9 conferências gerais (4  nacionais e 5 internacionais); 21 mesas ligadas aos eixos temáticos; 3 mesas que trouxeram o tema dos 30 anos de COLE; 1 mesa que homenageou quatro intelectuais ligados ao mundo da leitura, do livro e da literatura. Foram realizadas 33 atividades culturais - oficinas, exposições, filmes, apresentações teatrais e musicais -promovidas pela ALB e espalhadas por diferentes espaços dentro da Unicamp.

De um total de 5.307 inscritos que manifestaram interesse em participar do congresso, 4.361 completaram suas inscrições, 1.917 trabalhos foram aceitos e apresentados em 384 sessões de comunicações, distribuídas em dois horários diferentes durante três dias da semana, por 13 espaços dentro da Unicamp, ocupando 67 salas.

Foram submetidos à avaliação para publicação nos ANAIS 1.412 trabalhos completos, lidos por 82 pareceristas, segundo os seguintes critérios: 1. Adequação ao tema geral do 17° COLE e à área de saber do eixo temático em que a comunicação está inscrita; 2. Apresentação explícita da problemática envolvida na pesquisa, projeto ou experiência; 3. Visão geral sobre a temática, caminhos e procedimentos teórico-metodológicos, resultados esperados ou delineados; 4. Modalidade escrita com correção e com clareza de linguagem; 5. Escrita do ponto de vista formal segundo orientações das normas técnicas para publicação.

Após a avaliação de cada trabalho, no mínimo, por  2 pareceristas, 1.351 trabalhos foram aprovados [1]  e organizados para publicação nos ANAIS, de acordo com os eixos temáticos, conforme opção dos congressistas no momento da inscrição:  Educação de Jovens e Adultos (83); Bibliotecas (38); Práticas de Leitura, Gênero e Exclusão (92); Leitura e Escrita nas Sociedades Indígenas (9); Mídia, Educação e Leitura (109); Leitura e Escrita em Língua Estrangeira (16); Leitura, Escola, História (91); Literatura Infantil e Juvenil (88); Leitura e Educação Matemática (65); Educação, Políticas Públicas e Pessoas com Deficiência; (31) Letramento e Alfabetização (125); Ensino de Língua e Literatura (83); Leitura e Produção na Educação Superior (54); Linguagens em Educação Infantil (83); Escritas, Imagens e Criação: Diferir 60); Produção de Conhecimento, Saberes e Formação Docente (192); Estudos sobre Projetos e ações do PROLER (03); Pesquisas sobre pesquisas em Leitura no Brasil (12); Estudos sobre a ALB e suas produções e/;ou realizações (01); Política Públicas em Leitura; Leitura no currículo escolar e programas (15).

O conteúdo dos ANAIS

O “Caderno de Atividades e Resumos” impresso e entregue aos participantes por ocasião do evento, encontra-se reproduzido integralmente neste CD juntamente com os  textos completos ligados aos trabalhos apresentados nas sessões de comunicações,  nas mesas-redondas e conferências gerais do COLE.

Esses textos são indicadores do debate interdisciplinar necessário que perpassa e constitui o que é característico da leitura e da educação, em suas diferentes formas teórico-metodológicas. São também indicadores de que o COLE, sem ignorar o rigor e a densidade de reflexão no campo de produção da leitura e da educação, tem tido como tradição acolher igualmente trabalhos que articulem: teoria e prática; pesquisas acadêmicas e ações e práticas pedagógicas; trabalhos de pesquisa em andamento ou concluídos; de graduandos, mestrandos e doutorandos; de diferentes gêneros (monografias, pesquisas de iniciação cientifica, dissertações de mestrado, teses de doutorado, pesquisas e programas de pesquisadores individuais ou de grupos). A intenção política do COLE tem se caracterizado como um espaço aglutinador e de divulgação do debate sobre leitura, educação e cultura escrita, mas também de ampliação quantitativa e qualitativa da participação de um público que contribui na produção e socialização de pesquisas em educação diretamente articuladas à ação pedagógica e à formação dos sujeitos nela envolvidos.

Embora os ANAIS não reúnam todos os textos proferidos nas conferências e mesas- redondas, os que apresentamos são significativos da qualidade acadêmica do congresso e  da contribuição no campo de conhecimentos em que esses pesquisadores atuam.

Neste CD-Rom encontra-se uma iconografia com um conjunto de fotos que foram feitas em alguns momentos de preparação do congresso e durante a realização de suas atividades. São fotos que registram momentos mais descontraídos dos participantes, como também as que ilustram as inúmeras atividades acadêmicas e culturais desenvolvidas. O Cd traz ainda uma edição das conferências filmadas, amostra sonora e visual daquilo que foi  apresentado no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp.

Compartilhamos com os leitores deste CD-Rom não só o conteúdo do material apresentado, como também a história que ele agrega e inscreve, além da  importância e o significado que o COLE ocupa  no cenário intelectual e acadêmico brasileiro com a participação de todos nele envolvidos.

COMISSÃO ORGANIZADORA DO 17º COLE

 

[1] (Os autores dos textos aprovados são responsáveis pelas autorizações do uso das imagens (fotos e reproduções)  neles contidos.) [voltar]