|
Depoimento

voltar
menu revista 02 |
|
...
O alcance
do trabalho do Grupo de Pesquisa bem como
dos inúmeros projetos que foram financiados
por órgãos governamentais de fomento, tem
saído das fronteiras do município de
Presidente Prudente
.... |
-
O CELLIJ DE PRESIDENTE PRUDENTE
-
Renata Junqueira de Souza
(*)

Há treze anos, os
projetos que temos desenvolvido dentro da Faculdade
de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual
Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP),
campus de Presidente Prudente (São Paulo) têm
priorizado a formação de leitores críticos, quer no
espaço escolar, quer fora dele. Em 2001, criamos e
consolidamos o Grupo de Pesquisa “Formação de
Professores e as relações entre as práticas
educativas em leitura, literatura e avaliação do
texto literário”, com o objetivo de pesquisar o
ensino do texto literário na educação fundamental e,
conseqüentemente, os desdobramentos no ensino da
leitura, da literatura e as formas de avaliação
dentro deste processo.
O alcance do trabalho do Grupo de Pesquisa bem como
dos inúmeros projetos que foram financiados, ao
longo desse tempo, por órgãos governamentais de
fomento, tem saído das fronteiras do município de
Presidente Prudente (através do intercâmbio entre
nosso Grupo e pesquisadores de outras cidades
brasileiras) e também chegado ao além-mar
(intercâmbio com países como Canadá, EUA, Portugal e
Espanha).
Em 2006, concluímos a construção do prédio do hoje
Centro de Estudos de Leitura e Literatura Infantil e
Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” (CELLIJ), um
espaço próprio, dentro da FCT/UNESP, para a
realização de atividades de leitura e literatura com
as crianças da região, além de servir como centro de
referência para os trabalhos e pesquisas que os
membros do Grupo de Pesquisa têm desenvolvido na
região, além de ser uma iniciativa para congregar
pesquisadores, professores e autores de literatura
infantil e ampliar nosso alcance, uma vez que nossa
região é carente de pesquisas e iniciativas que
priorizem a leitura literária.
Um conjunto de iniciativas e projetos permitiu
construirmos o que somos hoje. Dentre os projetos,
apontamos, então, alguns dos mais significativos
desenvolvidos ao longo dos últimos anos e que
sintetizam nossa preocupação maior: a formação do
leitor crítico.
Brinquedoteca Hospitalar
- O lúdico e a
humanização no hospital Odilo Siqueira – realizado
no Hospital Dr. Odilo Antunes de Siqueira, em
Presidente Prudente, desde o ano de 1999, atendendo,
aproximadamente, 70 crianças por mês. Trata-se de
uma brinquedoteca hospitalar que leva brincadeiras
em forma de histórias para ajudar crianças e
familiares a lidar com o estado hospitalar
(internação) da criança.
Sala de Leitura: formando pequenos leitores
– Em
funcionamento desde 1996, na FCT/UNESP. Acreditando
que é possível despertar o gosto pela leitura,
crianças pré-escolares e de séries iniciais (3 a 12
anos) de escolas municipais, estaduais e
particulares de Presidente Prudente e região são
convidadas a participarem da "Hora do Conto". Dentre
os objetivos deste projeto, temos a formação de
leitores, o envolvimento da comunidade prudentina em
atividades de leitura, a orientação de alunos do
curso de Pedagogia no trabalho com a literatura
infantil, o incentivo pelo gosto da leitura e a
formação de leitores críticos.
Pais e Filhos da Mamãe Gansa -
Melhoria da
qualidade de vida de famílias em risco de exclusão
social do município de Presidente Prudente –
baseia-se na experiência do programa The Parent –
Child Mother Goose Program, desenvolvido em Toronto,
Canadá, desde 1982 com famílias em risco de exclusão
social. Em Presidente Prudente, o projeto foi
realizado entre os anos de 2002-2003. Através do
resgate da literatura oral, enfatizamos o convívio
familiar e o desenvolvimento da fala em bebês e
crianças de 1 a 3 anos a partir da convivência com
textos orais.
Andarilho da Alegria -
Uma proposta de formação
continuada de professores de educação infantil em
literatura infantil, jogo e arte – projeto do
programa Núcleo de Ensino da Universidade Estadual
Paulista (UNESP). É resultante de uma parceria entre
a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP) e a
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de
Álvares Machado (SP), município próximo a Presidente
Prudente. O Andarilho é constituído por um ônibus
equipado e adequado para o desenvolvimento de
atividades nas áreas de Literatura Infantil, do Jogo
e da Arte e parte do pressuposto que tais áreas são
essenciais para o desenvolvimento das faculdades
humanas das crianças.
Programa de Leitura fundamentado na
Literatura - Possibilidades do ensino de leitura através da
literatura – durante pesquisas empreendidas no
Canadá e Estadas Unidos, pudemos perceber que esses
países propõem um “Programa de leitura fundamentado
na literatura” (Literature based reading program)
que, através de formação docente e material de
leitura, incentiva o uso da literatura para a
formação de leitores. Realizamos esta pesquisa por
meio da concepção sócio-cognitiva de leitura, na
Escola de Ensino e Aprendizagem (School of Teaching
and Learning), da Ohio State University, que será
validada através de pesquisas bibliográficas sobre o
Programa de leitura fundamentado na literatura e
entrevistas com docentes de séries iniciais do
Ensino Fundamental brasileiras.
Muitas foram às pessoas envolvidas nos treze anos de
iniciativas aqui descritas. Além dos alunos dos
cursos de graduação e pós-graduação da FCT/UNESP,
que trabalharam nos projetos com auxílio de bolsa de
pesquisa ou voluntariamente, contamos, ainda, com a
participação de professores do campus de Presidente
Prudente, de outros campi e outras universidades,
parceiros de instituições não-governamentais,
professores das redes pública e particular de ensino
e seus alunos que abriram o espaço de suas salas de
aula para que pudéssemos entrar e com eles, ao
menos, acender fagulhas de mudança em nossa
realidade educacional.

(*) Renata Junqueira de Souza
- Professora
da Graduação e Pós-Graduação em Educação da
Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP -
Presidente Prudente. Coordenadora do Centro de
Estudos em Leitura, Literatura Infantil e Juvenil -
Maria Betty Coelho Silva - CELLIJ. Professora
convidada de Literatura Infantil Brasileira do
programa de pós-graduação do Instituto de Estudos da
Criança -IEC - da Universidade do Minho Portugal e
Coordenadora brasileira da pesquisa - Reading,
comprehension and writting: strategies that work
through literature - com a Plymouth State University.
|