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... O alcance do trabalho do Grupo de Pesquisa bem como dos inúmeros projetos que foram financiados por órgãos governamentais de fomento, tem saído das fronteiras do município de Presidente Prudente ....

   O CELLIJ DE PRESIDENTE PRUDENTE
                                                         Renata Junqueira de Souza (*)

Há treze anos, os projetos que temos desenvolvido dentro da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente (São Paulo) têm priorizado a formação de leitores críticos, quer no espaço escolar, quer fora dele. Em 2001, criamos e consolidamos o Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário”, com o objetivo de pesquisar o ensino do texto literário na educação fundamental e, conseqüentemente, os desdobramentos no ensino da leitura, da literatura e as formas de avaliação dentro deste processo.

O alcance do trabalho do Grupo de Pesquisa bem como dos inúmeros projetos que foram financiados, ao longo desse tempo, por órgãos governamentais de fomento, tem saído das fronteiras do município de Presidente Prudente (através do intercâmbio entre nosso Grupo e pesquisadores de outras cidades brasileiras) e também chegado ao além-mar (intercâmbio com países como Canadá, EUA, Portugal e Espanha).

Em 2006, concluímos a construção do prédio do hoje Centro de Estudos de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” (CELLIJ), um espaço próprio, dentro da FCT/UNESP, para a realização de atividades de leitura e literatura com as crianças da região, além de servir como centro de referência para os trabalhos e pesquisas que os membros do Grupo de Pesquisa têm desenvolvido na região, além de ser uma iniciativa para congregar pesquisadores, professores e autores de literatura infantil e ampliar nosso alcance, uma vez que nossa região é carente de pesquisas e iniciativas que priorizem a leitura literária.

Um conjunto de iniciativas e projetos permitiu construirmos o que somos hoje. Dentre os projetos, apontamos, então, alguns dos mais significativos desenvolvidos ao longo dos últimos anos e que sintetizam nossa preocupação maior: a formação do leitor crítico.

Brinquedoteca Hospitalar - O lúdico e a humanização no hospital Odilo Siqueira – realizado no Hospital Dr. Odilo Antunes de Siqueira, em Presidente Prudente, desde o ano de 1999, atendendo, aproximadamente, 70 crianças por mês. Trata-se de uma brinquedoteca hospitalar que leva brincadeiras em forma de histórias para ajudar crianças e familiares a lidar com o estado hospitalar (internação) da criança.

Sala de Leitura: formando pequenos leitores – Em funcionamento desde 1996, na FCT/UNESP. Acreditando que é possível despertar o gosto pela leitura, crianças pré-escolares e de séries iniciais (3 a 12 anos) de escolas municipais, estaduais e particulares de Presidente Prudente e região são convidadas a participarem da "Hora do Conto". Dentre os objetivos deste projeto, temos a formação de leitores, o envolvimento da comunidade prudentina em atividades de leitura, a orientação de alunos do curso de Pedagogia no trabalho com a literatura infantil, o incentivo pelo gosto da leitura e a formação de leitores críticos.

Pais e Filhos da Mamãe Gansa - Melhoria da qualidade de vida de famílias em risco de exclusão social do município de Presidente Prudente – baseia-se na experiência do programa The Parent – Child Mother Goose Program, desenvolvido em Toronto, Canadá, desde 1982 com famílias em risco de exclusão social. Em Presidente Prudente, o projeto foi realizado entre os anos de 2002-2003. Através do resgate da literatura oral, enfatizamos o convívio familiar e o desenvolvimento da fala em bebês e crianças de 1 a 3 anos a partir da convivência com textos orais.

Andarilho da Alegria - Uma proposta de formação continuada de professores de educação infantil em literatura infantil, jogo e arte – projeto do programa Núcleo de Ensino da Universidade Estadual Paulista (UNESP). É resultante de uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Álvares Machado (SP), município próximo a Presidente Prudente. O Andarilho é constituído por um ônibus equipado e adequado para o desenvolvimento de atividades nas áreas de Literatura Infantil, do Jogo e da Arte e parte do pressuposto que tais áreas são essenciais para o desenvolvimento das faculdades humanas das crianças.

Programa de Leitura fundamentado na Literatura - Possibilidades do ensino de leitura através da literatura – durante pesquisas empreendidas no Canadá e Estadas Unidos, pudemos perceber que esses países propõem um “Programa de leitura fundamentado na literatura” (Literature based reading program) que, através de formação docente e material de leitura, incentiva o uso da literatura para a formação de leitores. Realizamos esta pesquisa por meio da concepção sócio-cognitiva de leitura, na Escola de Ensino e Aprendizagem (School of Teaching and Learning), da Ohio State University, que será validada através de pesquisas bibliográficas sobre o Programa de leitura fundamentado na literatura e entrevistas com docentes de séries iniciais do Ensino Fundamental brasileiras.

Muitas foram às pessoas envolvidas nos treze anos de iniciativas aqui descritas. Além dos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da FCT/UNESP, que trabalharam nos projetos com auxílio de bolsa de pesquisa ou voluntariamente, contamos, ainda, com a participação de professores do campus de Presidente Prudente, de outros campi e outras universidades, parceiros de instituições não-governamentais, professores das redes pública e particular de ensino e seus alunos que abriram o espaço de suas salas de aula para que pudéssemos entrar e com eles, ao menos, acender fagulhas de mudança em nossa realidade educacional.

(*)  Renata Junqueira de Souza - Professora da Graduação e Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP - Presidente Prudente. Coordenadora do Centro de Estudos em Leitura, Literatura Infantil e Juvenil - Maria Betty Coelho Silva - CELLIJ. Professora convidada de Literatura Infantil Brasileira do programa de pós-graduação do Instituto de Estudos da Criança -IEC - da Universidade do Minho Portugal e Coordenadora brasileira da pesquisa - Reading, comprehension and writting: strategies that work through literature - com a Plymouth State University.

Copyright ©2007, by ALB/Campinas, SP, Brasil

 

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