Editorial

voltar índice

 

...os esforços não podem prescindir de políticas objetivas para a sua implementação e muito menos de posições teorico-metodologicas sólidas para a construção das intervenções...

 A IMPORTÂNCIA DE ROGER CHARTIER
Comissão Editorial 

Não resta dúvida de que o francês Roger Chartier impôs uma nova maneira de ver e estudar as práticas de leitura. Com uma produção científica imensa, ele se transformou na principal personagem da leitura no mundo contemporâneo.

Queremos, com este número de LINHA MESTRA, reverenciar os trabalhos desse reconhecido pensador e pesquisador, fazendo uma singela homenagem às contribuições que ele vem dando ao aprofundamento da nossa compreensão sobre aos múltiplos aspectos da leitura.

Um dos artigos deste número situa, com clareza e abrangência, as características fundamentais da chamada "história das mentalidades", assumida por Roger Chartier em suas reflexões. O professor Carlos Humberto Alves Corrêa, da Universidade Federal do Amazonas, vai fundo nas raízes desse modo de pensar e abordar a história das práticas culturais.

A ALB assume o pressuposto de que somente a união de esforços poderá fazer frente ao enfrentamento da problemática da leitura no Brasil. Isto porque a dívida social acumulada nessa esfera é imensa, com muitas camadas de descaso juntadas ao longo do tempo, desde o Período Colonial. Mas os esforços não podem prescindir de políticas objetivas para a sua implementação e muito menos de posições teorico-metodologicas sólidas para a construção das intervenções.

Continuaremos na luta em favor dos professores e de uma escola pública de qualidade. Através pequenas batalhas e somando as contribuições de vários grupos nacionais/internacionais, enfrentaremos corajosamente as injustiças sociais que estão presentes no contexto brasileiro - injustiças estas que dificultam ou até mesmo impedem que grande contingente da nossa população exercite o seu direito de  a palavra escrita.

Copyright ©2007, by ALB/Campinas, SP, Brasil

 

Indique a um amigo:
Remetente:
Email Remetente:
Destinatário:
Email Destinatário: