Ezequiel Theodoro da Silva - organizador
Esta coletânea
coloca próximo e soma um significativo conjunto
de reflexões e estudos acerca do processo de
alfabetização – uma densa teia de idéias
voltadas para uma compreensão da complexidade
desse processo. Para um enfrentamento crítico da
dificuldade desse processo. Para uma visada mais
abrangente da natureza multifacetada desse
processo. Para uma atitude menos ingênua ante as
causas que determinam o fracasso do ensino da
alfabetização e o arrefecimento ou mesmo o
congelamento das práticas de letramento dentro
das escolas brasileiras. Para, enfim, a
construção de propostas objetivas e conseqüentes
que tornem a passagem da oralidade para a
escrita menos traumática, frustrante e, por
vezes, calamitosa.
Os autores desta obra são estudiosos que vêm, há
bastante tempo, se dedicando ao estudo sério e
rigoroso da alfabetização e do letramento. Todos
eles, indistintamente, sabem muito bem que
conduzir pedagogicamente uma criança para o
mundo da escrita nos dias de hoje não é tarefa
das mais fáceis e que, por isso mesmo, o
condutor (professor) necessita de uma síntese
permanente de conhecimentos provindos de
diferentes áreas, além de uma sensibilidade – ou
aconchego – muito grande quando das interações
com as crianças nos passos da alfabetização.