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pensadores e professores debateram os prós e os contras da indústria cultural e seus subprodutos, como best sellers, histórias em quadrinhos, novelas televisivas e manifestações populares como cordel, funk, rap, hip-hop.

ESCOLA E LEITURA. VELHA CRISE. NOVAS ALTERNATIVAS.
Regina Zilberman & Tania Rösing (org.)

 

SUMÁRIO

Regina Zilberman & Tania M. K. Rösing – Leitura na escola – Parte II: A missão
Regina Zilberman – A escola e a leitura da literatura
José Luís Fiorin – Leitura e dialogismo
Graça Paulino & Rildo Cosson - Letramento literário – para viver a literatura dentro e fora da escola
Maria Cristina Castilho Costa – A leitura das imagens
Marisa Lajolo - O texto não é pretexto. Será que não é mesmo?
José Luís Jobim - A literatura no ensino médio: um modo de ver e usar
Maria da Glória Bordini - Pensando a poesia infantil de agora
Miguel Rettenmaier - A fogueira de livros e era do computador
Ezequiel Theodoro da Silva - Biblioteca escolar: da gênese à gestão
Tania M. K. Rösing – Promoção da leitura e movimentações culturais

 

MINI-RESENHA

 

Escola e leitura: velha crise, novas perspectivas, organizado por Regina Zilberman e Tânia Rösing, procura rearticular os estudos e a reflexão sobre a leitura em um mundo em constante movimento. Mais de duas décadas depois da publicação de Leitura em crise na escola: as alternativas do professor, obra que alcançou expressivo sucesso editorial e manifestou os anseios por modificações no panorama educacional brasileiro, Escola e leitura: velha crise, novas perspectivas motiva a repensar conceitos e princípios em um universo no qual o livro deixou de ser a exclusiva fonte de conhecimento, coexistindo com inúmeros suportes, nas mais variadas linguagens e códigos. Em conseqüência, Escola e leitura: velha crise, novas perspectivas constitui uma necessária revisão dos conceitos de texto, de leitura e de literatura, mobilizando o leitor dessa coletânea de artigos a ser um sujeito atuante nas reflexões e nas ações que envolvem a formação de leitores. Para tanto, os ensaios apresentam proposições de ações no âmbito da escola, seja em sala de aula, seja nas bibliotecas.

Os artigos de Ezequiel Theodoro da Silva, Graça Paulino, José Luís Fiorin, José Luís Jobim Maria Cristina Castilho Costa, Maria da Glória Bordini, Marisa Lajolo, Miguel Rettenmaier, Regina Zilberman, Rildo Cosson e Tânia Rösing apostam nesse ideal comum a todos, o de fazer da escola um lugar de transformação e aperfeiçoamento da sociedade por meio da ação educacional.

 

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