Lançamento

voltar menu revista zero

 

 contribuições derivadas de pesquisas na Iniciação Científica e no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, todas elas realizadas sob a orientação da Prof  Norma

LIVROS, CATÁLOGOS, REVISTAS E SITES PARA O UNIVERSO ESCOLAR
Apresentação de Lilian Lopes Martin da Silva

Em face do crescimento e fortalecimento do mundo eletrônico, têm sido inúmeras e diversificadas as iniciativas e estratégias de ampliação do mercado para os impressos, sobretudo o livro. Há, ainda, um especial cuidado com o público jovem, escolar, leitores a conquistar... São seguidas as campanhas de estímulo à leitura e tentativas de definição de políticas públicas mais agressivas e efetivas nessa área. Tudo isso embalado por um discurso que enfatiza a importância da leitura: para a cidadania, a participação e inclusão social, a superação das desigualdades, a faculdade de imaginar, a existência, enfim.

Esses movimentos do mundo político, cultural, econômico e aquilo que provocam nos impressos destinados a alunos e professores constituem um território cada vez mais desafiador à compreensão dos educadores e pesquisadores. Por isso, ao lado das questões que permanentemente nos colocamos acerca das práticas de ensino e aprendizagem da leitura, suas dificuldades, caminhos e formas neste mundo cada vez mais transformado, surgem outras, instigantes, que se voltam àquilo que nos é dado a ler, às formas de sua produção, circulação e recepção.

Focalizando essas questões, os seis artigos reunidos nesta coletânea procuram interrogar aspectos do mundo impresso, daquilo que é escrito para alunos e professores. Uma produção que se abastece e se apropria da crítica que dela fazemos, que coloca em circulação idéias e modos de significação da leitura, do ser leitor e do ser professor, que recorre à tradição para fazer-se “nova” aos olhos de leitores, também “novos”.

São esforços de leitura: de catálogos de livros infantis, livros didáticos e paradidáticos, capas de revistas, páginas eletrônicas...

São contribuições derivadas de pesquisas desenvolvidas na Iniciação Científica e no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, todas elas realizadas sob a orientação da professora doutora Norma Sandra de Almeida Ferreira, inseridas numa frente de investigação do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE), que tem por objetivo a compreensão da leitura e de seus objetos no contexto das “intrincadas redes que envolvem o processo de produção, circulação, divulgação e recepção dessa produção impressa; as alterações sofridas pelos seus suportes e materiais e em suas relações com aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais”.

A publicação desta coletânea pela Editora Mercado de Letras e ALB vem coroar o persistente e minucioso trabalho da organizadora sobre os materiais analisados, e também demonstra o seu empenho na formação de novos pesquisadores.

OS CAPÍTULOS DA OBRA

Apresentação, Norma Sandra de Almeida Ferreira

Entre as páginas de um livro didático: Cecília Meireles, Yara Máximo de Souza

Um encontro de leitores com catálogos infantis, Íris Filomena Mendes de Oliveira

Representação da professora na revista Nova Escola: um estudo das capas, Fernanda Romanezi da Silveira

Mitos gregos para o público infantil: do impresso à Internet, Maria das Dores Soares Maziero

Estudo de uma coleção paradidática de língua portuguesa, Elisabete Amorim de Almeida Melo

Livros infantis: uma estratégia editorial, Norma Sandra de Almeida Ferreira

 

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. Livros, Catálogos, Revistas e Sites para o Universo Escolar. Campinas, SP: Mercado de Letras & Associação de Leitura do Brasil, 2006. (Coleção Leituras do Brasil) 152 p.

Leia outras resenhas

Copyright ©2006, by ALB/Campinas, SP, Brasil

 

Indique a um amigo:
Remetente:
Email Remetente:
Destinatário:
Email Destinatário: