• Você não pode adicionar "As diferentes faces do racismo e suas implicações na escola" ao carrinho porque o produto está em falta.

A educação do deficiente no Brasil – dos primórdios ao início do século XXI

A educação do deficiente no Brasil – dos primórdios ao início do século XXI
A educação do deficiente no Brasil

R$59,00

Antes os pais ricos enviavam suas crianças para estudar em Portugal ou na França. Somente quando o segmento das classes dominantes sentiu necessidade da educação aqui no Brasil e, principalmente a educação especial, é que começou a mobilização. E havia muito a ser feito.

Todo o percurso histórico, os debates e as sugestões de uma especialista no assunto, é tratado no livro A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI, de Gilberta Jannuzzi. Nas palavras da autora:” Tento descrever e interpretar de forma sintética como se organizou a educação escolar, formal, intencional, com o fim de ministrar alguma instrução que permitisse a este alunado, com limitações físicas, fisiológicas, intelectivas, mas sem doença mental, viver numa organização social como a nossa”.

O livro é formado por três capítulos, nos dois primeiros Gilberta resgata a história das tentativas de institucionalização e de escolarização da educação especial, bem como as vertentes pedagógicas que surgiam para a educação do surdo, do mudo, do deficiente físico de modo geral, além de abordar o deficiente mental.

No último capítulo, a autora dá um panorama geral da educação especial na contemporaneidade, o que possibilita à obra ter o aspecto histórico e também as recentes discussões que devem ser colocadas em pauta para a divulgação dos trabalhos com alunos deficientes.

Além da parte pedagógica, o livro pode interessar o público em geral, pois traz elementos reflexivos sobre o assunto relacionado à política e traz dados interessantes, números que apontam, por exemplo, a quantidade de profissionais capacitados para a educação especial entre outras tabelas. E há de se notar que, apesar da deficiência, as crianças possuem o mesmo potencial cognitivo para aprender e assimilar os conhecimentos ensinados nas escolas.

Fora de estoque

REF: 978-85-7496-102-6 Categorias ,

Product Description

Editora Autores Associados

ISBN 978-85-7496-102-6

Informação adicional

Peso 0.190 kg
Dimensões 0.16 x 1.1 x 0.23 cm
Autor

Gilberta de Martino Januzzi

Editora

Autores Associados

Related Products

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha