Ensino de História em EJA: Identidade e imagens
R$25,00 R$10,00
Fora de estoque
Product Description
Apesar de serem poucos os trabalhos voltados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos últimos anos vêm crescendo as preocupações com essa modalidade de ensino. Podemos considerar que o grande marco da questão foi o parecer da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (2000), que sinalizou a premissa básica da EJA como modalidade peculiar de educação.
O presente trabalho propões-se a seguir esse caminho, tratando especificamente do ensino de História para jovens e adultos. Nos capítulos iniciais, retomamos a discussão realizada com professores da rede municipal de São Paulo, enfocando principalmente os pressupostos teórico-metodológicos envolvidos no tema. Primeiro abordamos o conceito de História como disciplina e saber escolar. Em seguida, a partir da ideia de “eicos articuladores”, buscamos compreender o conceito de identidade e sua articulação com o ensino de História.
Depois, fundamentados no conceito de identidade, sugerimos possibilidades de trabalho com os alunos em sala de aula. As orientações didáticas envolvem o uso de músicas e imagens (pinturas históricas) na atividade cotidiana do professor. A última parte traz sugestões de imagens, sítios eletrônicos na internet e bibliografia disponível para os professores complementarem e ampliarem as possibilidades de utilização das imagens no ensino de História para jovens e adultos.
Informação adicional
Peso | 0.150 kg |
---|---|
Dimensões | 0.5 x 17.2 x 24 cm |
Editora | Moderna |