• Você não pode adicionar "As diferentes faces do racismo e suas implicações na escola (e-book)" ao carrinho porque o produto está em falta.

Infâncias e Pós-Colonialismo – pesquisas em busca de Pedagogias descolonizadoras

Infâncias e Pós-Colonialismo – pesquisas em busca de Pedagogias descolonizadoras

R$35,00

ISBN: 64440272
Autores: Ana Lúcia Goulart de Faria, Alex Barreiro, Elina Elias de Macedo, Flávio Santiago e Solange Estanislau dos Santos (orgs.)
Editora: Leitura Crítica/ALB
Número de páginas: 215

Fora de estoque

Product Description

Neste livro tentamos fazer uma intersecção deste campo epistemológico [teoria pós-colonial] com os estudos da infância a fim de proporcionar um olhar de desconstrução de conceitos rígidos, marcados por um cientificismo colonizador sobre a criança e a infância. Trata-se, portanto, de um livro inédito, pois […] “nós precisamos de um outro pensamneto, provavelmente de um outro conhecimento que nos conduza nesse processo, e esse conhecimento é um conhecimento que tem que ser produzido por outra forma” (SANTOS, Boaventura de Sousa, 2001). Ou seja, é preciso abandonar a concepção iluminista da infância e de sua educação como preparação para o futuro, para o adulto que será, o que desapropria a experiência humana das crianças. Torna-se urgente pesquisar pedagogias que se contraponham à educação como forma de colonização e que tragam para infância a perspectiva emancipatória. […] As tessituras que articulam este livro estão intimamente ligadas a um olhar descolonizador das infâncias, permitindo aos leitores pesquisadores e às leitoras pesquisadoras questionarem categorias enrijecidas, muitas vezes entendidas como naturais e neutras ‘conformizando’ os papéis e as atitudes desempenhadas por adultos/as e por crianças. […] Os sete textos aqui apresentados são frutos dos debates ocorridos durante o I Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-Colonialismo: pesquisas em busca de Pedagogias descolonizadoras (FE-Unicamp, 22 a 24 de novembro de 2012). O objetivo do evento foi discutir pesquisas e pedagogias nos campos da Educação, Infâncias e Educação Infantil sob a tensão de abordagens marxistas e em direção ao pensamento pós-colonialista, em busca da construção de aportes teóricos que favorecessem pensar pedagogias descolonizadoras das infâncias circunscritas às diferentes realidades do Brasil. Assumindo uma perspectiva antropofágica, tentamos devorar, reinventar e problematizar pesquisas e pedagogias que procuram dar conta das dimensões artísticas, culturais e educacionais, provocando o público e os/as palestrantes para refletirem sobre a instigante e “impertinente” questão: e quando a ‘inclusão excludente’ é com pessoas de 0 a 12 anos de idade?

Informação adicional

Peso 0.267 kg
Dimensões 1.1 x 13.3 x 21.2 cm
Editora

ALB, Leitura Crítica

Organizador

Alex Barreiro, Ana Lúcia Goulart de Faria, Elina Elias de Macedo, Flávio Santiago, Solange Estanislau dos Santos

Related Products

Cadastrar Nova Conta
Resetar Senha